Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Ebbo Meta

Ebbo Meta

Kelly ou Ebbo Meta é uma etapa dos três meses, e é uma das cerimónias muito importantes, que se estabelece na tradição Yorubá. Todo o iniciado deve realizá-la depois dos três meses de ter feito a coroação do seu Oricha tutelar.

Esta parte de uma tradição milenar é muito importante que nenhum Iyawo (iniciado nesta religião) deve adiar. Para se fazer o Ebbo Meta, os orixás devem estar no chão e logo quando já se tenha cumprido com o Ebbo Meta, podes colocar no seu espaço, por norma, um móvel previamente selecionado para os seus Orichas.

Após isso também poder ser apresentado ao quarto de santo e também pode fazer já variadas coisas que antes não estavam autorizados para fazer, e isto vêm como uma confirmação de que cumpriste com os três meses. Muitas vezes muitos Iyawos não o fazem exatamente aos três meses porque é um pouco custoso, ou melhor, dito não é tão económico, já que se tem que dar animais de penas a todos os santos, como também omiero para refrescar e isso leva um direto (dinheiro) que se dá a madrinha ou padrinho que é a que organiza tudo e leva os Santeiros para a dita cerimónia a incluir um Oriate, e Santeiros maiores que sabem fazer desta cerimónia.

Fazer esta cerimónia deve incluir também um local apropriado para todos os convidados, em que se inclui o pequeno-almoço e todo isto estará incluído dentro dos direitos que se dá a madrinha ou padrinho. Também se coloca frutas depois de os Orichas terem comido e haver sido lavado os búzios dos santos e os colares onde se pode dizer que foram refrescados. Os santos depois de terem recebido os seus respetivos sacrifícios dirão-te se os receberam bem por intermédio de Obi (coco).


Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá.
Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter