Oricha Oggun

Orichá Oggún: O Guerreiro do Ferro, do Sacrifício e da Maldição Eterna.

Oggún é o Orichá do ferro, da guerra, da tecnologia e da força. Ele é uma figura central na religião Iorubá, com uma missão de luta e sacrifício. A sua natureza é de força bruta, mas também está profundamente ligada aos mistérios da feitiçaria e do mundo espiritual.

 

I. Função e Natureza

  • Ochogun (Sacrificador): A sua missão mais importante é ser o Ochogun (sacrificador) de todos os Orichás. É ele quem, com a sua faca, sacrifica os animais e derrama o sangue (aché) que alimenta e vitaliza as outras divindades. Todo o sangue derramado primeiro cruza por Oggún.

  • Guerra e Destruição: A sua palavra significa "guerra e destruição". É um guerreiro agressivo, comparável a Changó (Xangô).

  • Domínio do Ferro: Nasce das entranhas da terra, pois é o ferro e os metais.

  • Dualidade: Representa tanto a tecnologia e o trabalho (metais, ferramentas, medicina) quanto o espírito bom ou mau (feitiçaria e mistérios).

  • Mundo Espiritual: É um Orichá de Ilé Ocu (Casa dos Mortos) e tem grande afinidade com os Egguns (espíritos).

 

II. Mitologia: A Maldição de Oggún

A história de Oggún é marcada por um profundo conflito com a sua família:

  • Ofensa à Mãe: Oggún cometeu graves ofensas à sua mãe, Yembó (um caminho de Yemanjá).

  • A Maldição Autoimposta: Antecipando a maldição de Obatalá, Oggún amaldiçoou-se a si próprio, jurando não dormir nem de dia, nem de noite até que o mundo acabe com as injustiças.

  • Visão das Mulheres: A sua experiência fez com que ele considerasse todas as mulheres iguais (incluindo a sua própria mãe).

 

III. Relações Amorosas e Coabitação

  • Yemanjá: Teve amores com Yemanjá, que o ensinou a arte do amor. O motivo para ele considerar todas as mulheres iguais é o facto de Yemanjá ser a sua mãe no caminho de Yembó.

  • Oyá Iansá: A sua esposa é Oyá Iansá, cujo amor ele ganhou ao lutar contra Changó.

  • Coabitação Ritual: Por ordem de Obatalá, Oggún vive na Terra com Ochosi (Oxóssi), ao lado da porta de entrada da casa. O objetivo é afastar o mal, daí a saudação "Mafarefun Oggún" (Glória a Oggún).

 

IV. Rituais e Oferendas

Categoria Detalhe
Dia da Semana Quinta-feira
Cores dos Colares (Eleke) Verde e Preto
Saudação Ago Inle Achaba Oggun ("Peço permissão casa e corrente de Oggún")
Comidas e Frutas (Addimú) Batata-doce, melancia, uvas pretas e aguardente.

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 913 089 277 (Chamada para rede móvel nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

ANASTÁCIA nas redes sociais