A oferenda de nove pedaços de coco com manteiga de corojo e pimenta-da-índia aos Egguns é um ritual carregado de simbolismo que invoca o poder e a autoridade do mundo espiritual (Ará Onú).
I. A Marca de Oyá Iansã
A combinação destes elementos é considerada a "marca" de Oyá Iansã, a rainha feminina do mundo espiritual.
II. Funções Mágicas e de Comunicação
-
Regente de Ará Onú: Oyá Iansã é a regente feminina de Ará Onú (o mundo espiritual) e rege o número nove (Osá) – um número pelo qual a própria Orichá Obá (Obá Naní) fala nos oddus.
-
Afastar Entidades: A manteiga de corojo também é conhecida na Guiné Equatorial por ser usada em magias de corte ou feitiçarias, pois as suas propriedades mágicas ajudam a distanciar entidades éggun burukú (entidades obscuras que perturbam os seres humanos).
-
Comparação com a Cascarilla: A pimenta-da-índia (ataré) tem uma função semelhante à cascarilha (pemba), que também é um elemento catalisador usado em rituais.
