Obatalá é a divindade mais reverenciada do panteão Iorubá, o verdadeiro representante de Olodumaré (Deus) na Ara (Terra). A sua palavra é Lei e o Seu poder abrange o início da vida, a pureza e a justiça final.
O nome Obatalá em Iorubá é uma junção de Obba (poderoso, expansão e criação) e o nome Obatalá, que significa Rei de todos os Orichás.
I. Funções Universais e Criativas
-
Criador e Modelo: Obatalá é o criador dos demais Orichás e da vida humana, fazendo a humanidade à Sua semelhança (equivalente a Adão).
-
Representante de Olodumaré: Foi-Lhe dada a missão de ensinar todos os Ochas. Ele comanda o mundo, cuidando para que tudo corra bem e que a paz reine.
-
Dualidade: Nasce da luz e da escuridão, da vida e da morte, do bom e do mau, e até mesmo do sangue, representando a totalidade da existência.
-
Apaziguador Supremo: Detém o poder sobre todos os Orichás. Quando há guerra entre eles, Obatalá é o apaziguador que impõe respeito, como fez ao acalmar a ira de Olokun.
II. Justiça e Pureza (Paz na Ilé)
Obatalá é a essência do puro e do espiritual na religião:
-
O Único Juiz: É o único juiz desta religião. Ele encarrega-se de julgar tudo o que acontece na Terra, garantindo que quem faz o mal "irá pagar em breve com lágrimas de sangue".
-
Advogado da Habitação: É a divindade das nossas casas e a Ele se recorre para obter uma habitação.
-
Guia para a Morte: Obatalá encarrega-se de julgar na Terra para que, ao chegarmos a Olodumaré, estejamos "limpos" e aptos a conviver com Deus.
-
Incompatibilidade: Uma vez que se tenha Obatalá consagrado, tudo o que é Palo, Bruxaria ou Feitiçaria deve ser deixado de lado, pois o devoto passa a depender exclusivamente de Obatalá e Olodumaré.
III. Os Caminhos e Aspetos de Obatalá
Obatalá possui 16 nomes e caminhos que indicam as diferentes etapas da Sua vida e os Seus aspetos:
-
Nota: Quando um iniciado tem Obatalá com características femininas, deve receber Orichás adicionais numa cerimónia posterior.
