Olofi é tão poderoso que fez o mundo. Mas uma coisa é fazer algo e outra é que tudo funcione bem. Entre os seus filhos, ele descobriu que os homens estavam sempre em disputa por algo, e teve de fazer o oricha Obatalá Ayaguna, para fazer a paz. No entanto, não conseguia entender por que Ayaguna estava sempre criando tantas brigas. Então, um dia, ele disse: "Por favor, meu filho!". Mas Obatalá Ayaguna respondeu: "Se não houver discórdia entre os humanos, nenhum progresso acontecerá entre os homens, porque assim o mundo está a evoluir." Passados tempos, percebeu que a sua criação deixou muito a desejar e ficou desiludido, e desde então não está mais diretamente envolvido nas coisas do mundo.
Olofi é a personificação da Divindade, a causa e a razão de ser de todas as coisas. Ele não nasceu de nenhum oricha. Vive nos céus e raramente desce à terra. Não negocia diretamente com ninguém, mas sem a sua ajuda nada pode ser alcançado. Enquanto todos addimus são processadas através de um determinado oricha, temos de deixar claro que, em última análise, será Olofi a resolver. É por isso que se diz: "O ebbo atingiu Olofi" que pode ser de um addimú, uma oferenda aos Egguns. Olofi fez o mundo, santos, animais e homens. Foi ele quem entregou o poder aos orichas, criou todas as coisas e, portanto, detêm todos os segredos da criação. Olofi fez, Orula lançar os segredos da adivinhação e foi por isso que eles poderiam alcançar os caminhos do futuro. Todos os orichas são usados como mensageiros, mas para prever a morte, entregou Osun.
Olofi é adorado diretamente, ele é recebido, é a fundação do mundo, e quando se sacrifica, pombas e os animais de quatro patas, na sua honra. Muitas vezes ele é considerado como velho e cansado.
Saudações irmãos
Okanbi