Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Ébos

Sobre os Ébos e Oferendas

Os ebós são oferendas feitas para Orixás, Odú, Eguns e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas para apaziguar algum problema, sejam feitas em forma de agradecimento de alguma graça atingida.

O princípio da Santeria se baseia no ebó, nas oferendas propiciatórias obtendo a redistribuição do Axé e mantendo seu equilíbrio vital. Através da hierárquica, todo o ebó a ser oferecido para que o Oricha tome conhecimento, devemos invocar a energia de outros Oricha, que tem o papel específico de servirem de interligação entre nós e as divindades, sendo que sem a aceitação desses, os Orixá os quais estamos ofertando os ebós não saberão de sua existência. Gostaríamos de salientar que ao fazer tais oferendas ou Ebós, se faz necessária a presença ou orientação de um Santeiro (ou zelador de Santo como se diz no Brasil) para que seja colocado o Axé necessário para cada acto. Existem porém alguns ebós que eles não são necessário. Aqui apresento alguns ebós para os curiosos verem e saberem, mas deixo desde já o aviso que nenhum deles funciona sem a correta intervenção de um Santeiro experiente.

 

EBÓ PARA OGÚN 

Para abrir caminhos, trazer dinheiro e prosperidade.

 

Material: 1 inhame do norte assado, 1 alguidar médio, 21 moedas correntes, 21 taliscas de mariwô (folha de palmeira), 1 acaçá branco (bolinho de milho branco misturado com água, envolto em folha de bananeira), 1 acaçá vermelha (igual acaçá branco, porém com farinha de milho amarela), azeite de dendê e mel.

 

Como preparar: Asse o inhame na brasa. Se necessário, raspe um pouco para eliminar o excesso de negrume. Colocar dentro do alguidar. Vai enterrar os talos de mariwô e chamando por Ogún. Faça o mesmo com as moedas. Coloque os acaçás, um em cada ponta do inhame. Regue com um pouco de dendê e mel, 1 pitada de sal. Acenda uma vela e faça os seus pedidos a Ogún. Deve-se colocar no muro, ao lado do portão, ou no chão, na entrada do portão. Se morar num apartamento, coloque dentro da sua casa, atrás da porta de entrada. Deixe durante sete dias e após, despachar aos pés de uma árvore bonita.

 

PARA ACALMAR A PESSOA AMADA

Material: 5 batatas inglesas, mel, azeite doce, açúcar mascavo e 2 velas.

 

Como preparar: Cozinhe as 5 batatas inglesas sem casca, e deixe esfriarem. Coloque um pouco de mel, azeite doce e açúcar mascavo em um prato de louça, vai amassando as batatas com as mãos e misturando tudo. Faça isso pensando na pessoa amada. Dê um formato de coração à massa. Acenda 2 velas amarelas de 30 cm ao lado. Ofereça a Òsún Àpáàrà.

 

OFERENDAS A OGÚN 

Material: 1 inhame, azeite de dendê, mel de abelhas, 1 palma de dendezeiro (mariwo), pode ser de coqueiro caso não ache o dendezeiro e 1 vela branca.

 

Como preparar: Asse o inhame e retire os talinhos das folhinhas da palma do dendezeiro. Depois que o inhame ficar frio, monte-o enfiando os talinhos em todo o corpo do inhame, escreva o nome da pessoa que se deseja ajudar num prato branco e coloque o inhame em pé sobre o nome, coloque o mel e um pouco de dendê sobre o inhame e os talinhos. Pede-se o desejado à Ogum. Coloque próximo ao portão da casa que se fez a oferenda.

 

EBÓ PARA ÈSHÙ LONAN

Abrir os seus caminhos, para tirar um feitiço, olho-grande ou inveja.

Material: 1 metro de morim vermelho, 1 alguidar médio, 7 velas brancas, 1 bife de boi cru, 7 moedas atuais, 7 búzios abertos, 1 farofa de dendê, com uma pitada de sal, 7 limões, 7 acaçás vermelhos, 7 ovos vermelhos e 1 obi.

 

Como preparar: Abra o morim na sua frente. Acenda as velas. Passe o alguidar pelo seu corpo e coloque-o em cima do pano. Passe os ingredientes no corpo, pela ordem acima. Por último, abra o obi, e leve-o até a sua boca, fazendo os seus pedidos. Deixe-o em cima do ebó, e feche o morim. Este ebó tem que ser despachado na rua de muito movimento, onde tenha muitas casas comerciais.

 

OFERENDAS A EXÚ 

Material: Farinha, azeite de dendê, mel de abelhas, farinha de milho branco, fígado, coração de boi, cebola, camarão seco socado e um alguidar.

 

Modo de preparar: Faça uma farofa com dendê, uma com mel e uma com água, separadamente. Faça o acaçá branco cozinhando a farinha de milho em água, deixe a massa bem consistente, depois coloque num pedaço de folha de bananeira e enrole. Deixe arrefecer. Corte os miúdos de boi em pedaços pequenos e coloque para refogar com dendê, cebola, um pouco de sal, o camarão e rodelas de cebolas. Coloque as farofas no alguidar sem misturar muito, ponha o refogado de miúdos sobre a farofa e coloque o acaçá no centro. Oferece-se para Exú pedindo o que se quer. Coloque numa praça bem movimentada.

 

EBÓ PARA CASO DE PRISÃO 

Escrever o nome do preso em 21 ovos. Quebrar ao redor da posto da guarda ou da prisão, chamando por Exú Tiriri e pedindo o que quer. Fazer um caruru para sete crianças. Limpar as mãos na roupa da pessoa e despachar numa queda de água. Se a pessoa ainda não tiver sido presa, limpe as mãos das crianças na roupa e no corpo da pessoa. Depois, despachar a roupa numa queda de água e dar um banho com a água do rio na pessoa.

 

EBÓ PARA YANSÃ - OYÁ ONIRÁ 

Material necessário: 1 Abóbora moranga, 4 Búzios abertos, 4 Noz moscada, 4 Moedas, 4 Acarajés, 4 Metros de fitas vermelha e branca e um saco de morim.

 

Maneira de preparar: Fazer um buraco na abóbora, colocar o resto das coisas, depois de passadas no corpo. Tapar a abóbora, amarrar com fitas. Entregar a OYÁ ONIRA no alto de um monte, às 18:00 ou 24:00 horas, acender e pedir tudo de bom.

 

EBÓ PARA RESOLVER PROBLEMAS DIFÍCEIS 

Material necessário: 2 Acaçás Brancos, 2 Ovos Brancos, 2 Quiabos, 2 Moedas, 2 Conchas e um Oberó.

 

Maneira de preparar: Passa-se tudo no corpo e coloca-se num Oberó, colocar bastante mel e colocar numa praça e pedir a MEGE ou MEGIOKO que traga tudo de bom e em dobro. Este Ebó tem que ser feito com duas pessoas, acompanhadas de duas crianças.

Nota: Este Ebó só pode ser feito nas terças-feiras.

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá.

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentários   
#2 Maria das Dores Arau 11-11-2017 09:21
Venho agradecer uma graça alcançada, nesta madrugada, onde esta linda e generosa santa atendeu as minhas preces. Mas tenho mais um pedido de ajuda para a minha vida financeira, pois ha anos tento pagar as minhas dividas, mas depois de cuidar de meu marido muito doente, a situação se agravou e estou muito aflita. Santa Anastácia Valei-me e me conceda mais esta graça urgente. Já estou idosa e muito cançada desta luta. Prometo, enquanto vida Deus me der, me dedicarei à caridade, mandarei fazer mil santinhos com suatodos os santos escravos e escravas que deram a vida nesta terra Brasil.ção e doarei o dízimo do meu salário às entidades e ONGs que cuidam e ajudam as crianças doentes e famintas da África. Valei-me Santa Anastácia! Salve os pretos velhos
Citar
#1 João Paulo 06-07-2017 05:59
como fasso o curso de ebos com vocês
Citar
Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter