Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Reiki e a Liderança

  • Categoria: Textos
  • Publicado em quinta, 01 agosto 2019 13:03
  • Escrito por Sérgio Silveira
  • Visualizações: 2855

Reiki e a Liderança

Sempre que alguém diz que eu sou um dos líderes da Comunidade de Reiki, vejo instantaneamente a imagem de um rebanho de ovelhas a empurrar todas na mesma direção.

A seguir um objetivo, seguindo uma ovelha particularmente grande e sábia. E essa ovelha tão grande e sábia sou supostamente eu? Não! Eu quero ouvir os leões a rugir! Penso que chegámos a um ponto de mudança na evolução do Reiki. Cada vez mais Reikianos estão prontos para tomar as suas vidas nas suas próprias mãos e criar os seus próprios caminhos, à medida que caminham. Apesar disso, a liderança tem o seu lugar. Eu gostava de falar sobre dois destes aspetos. Neste caso particular, acho importante distinguir entre um líder/professor/mestre em questões espirituais e alguém que nos vai ajudar nas mudanças mundiais.

 

O LÍDER MUNDIAL

O líder mundial é alguém que nos ajuda, com as suas capacidades de liderança, a atingir um objetivo. No nosso caso, um líder da Comunidade de Reiki deveria ajudar a unir todos os praticantes. Infelizmente, os nossos líderes até agora têm o hábito de dividir a Comunidade. Os nossos líderes deveriam também ter a capacidade de ter ideias novas e desenvolver as que já existem.

É claro que alguns de nós têm mais capacidades de liderança que outros. Alguns de nós, sabem como falar em público e sabem como obter a atenção dos outros. Outros são ótimos administradores e são ótimos para o negócio. E estas capacidades podem e devem ser colocadas em uso. De certa forma, o Reiki é um organismo vivo que precisa de orientação. Há ideias para se formar uma associação internacional de Reiki, mas nesta altura seria prematuro falar disto.

 

SÊ O TEU PRÓPRIO CONSELHEIRO

Na maior parte das vezes, tu és o teu próprio conselheiro. Muitas vezes, o que esperas dos teus líderes é que eles apoiem a tua verdade. A verdade que tu próprio conheces. Então, mergulha dentro de ti próprio, procura no teu coração e descobre o que precisas de fazer. Mas caminhar pelo teu próprio caminho não significa que tenhas de o percorrer sozinho. De facto, muitos de nós estamos a descobrir que é divertido caminhar e trabalhar juntos. Walter Lübeck, William Lee Rand e eu próprio escrevemos um livro juntos, provámos que é possível trabalhar juntos… e que é divertido!

Na melhor das hipóteses, a tua “individualidade” separada não é mais do que uma ilusão. Não estamos sozinhos, não estamos separados do todo. A consciência é uma, como o oceano é um, apesar de ser feito de inúmeras e incontáveis gotas…

O LÍDER ESPIRITUAL

Todos nós precisamos de ser guiados no caminho espiritual, o caminho que nos leva a nós próprios. E esta forma de sermos guiados pode ser dada por um amigo que já esteve num local para onde nós nos dirigimos. No Budismo, há uma grande tradição, a tradição do chamado Dharma, a transmissão dos conhecimentos de um ser iluminado para os seus alunos. E é por causa da sua iluminação que os ensinamentos continuam. Infelizmente, não temos a tradição da iluminação no Reiki. É algo que teremos de cuidar para as gerações futuras: vamos trabalhar em nós próprios.

Olhar para os nossos corações, questionar os nossos próprios motivos e aprender a confiar cada vez mais na nossa sabedoria inerente. O caminho para mais claridade é claro: o Sensei Usui, que ensinou-nos a meditar diariamente e a focar a nossa atenção no divino, em vez dos nossos pequenos objetivos e desejos. Diz-se que ele afirmava que nós deveríamos permitir que o Reiki nos conduzisse, e tudo o resto acontece por si próprio…

 

É importante que escolhas os teus professores e conselheiros também. Só porque alguém é conhecido ou mais confiante que tu, isso não torna essa pessoa um bom professor para ti. O primeiro pré-requisito para aceitar alguém como o teu líder espiritual deverá ser um sentimento de confiança absoluta quando estás na sua presença. Só nessa altura é que se pode desenvolver algo transcendente. E é o transcendente que nós procuramos, a ligação entre os opostos. O derreter do “outro”. Quando o professor e tu tiverem desaparecido, descobre-se o diamante…

Frank Arjava Petter (www.reikidharma.com)

Tradução de Paula Pinto : www.oficina-natural.com

 

Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita “online”, aguardamos a sua visita presencial.

 

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter