Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Karuna Reiki

  • Categoria: Textos
  • Publicado em quinta, 01 agosto 2019 11:09
  • Escrito por Sérgio Silveira
  • Visualizações: 2505

Karuna Reiki

Karuna é uma palavra sânscrita muito usada no hinduísmo e no budismo. Significa, em sentido lato, compaixão, e, num sentido mais abrangente, "ação compassiva".

Tendo em conta toda e qualquer ação realizada no sentido de amenizar o sofrimento dos outros seres. Assim, na medida em que ajudamos os outros e facilitamos o seu processo de cura e transformação, todos nós beneficiamos, em virtude da unicidade de todos os seres. A energia Karuna fortalece a nossa consciência e conexão com a orientação espiritual mais pura, tal como a que vem de Jesus, de Mãe Maria, Kwan Yin, Saint Germain e outros Seres Ascensos. O sistema energético Karuna atua de uma forma mais intensa e diferente do sistema Usui de REIKI, embora este seja a base. O Karuna tal como o REIKI, não é uma religião, embora muitos praticantes recebam orientação e cura de seres espirituais ao usar/aplicar esta energia.

Se cada um de nós procura curar as suas próprias feridas, também queremos que as feridas alheias sejam curadas. Na literatura budista diz-se que a ação "Karuna" deve ser acompanhada por "Parjna", ou sabedoria, para produzir o efeito correto. Karuna é, pois, a qualidade motivadora de todos os seres (encarnados ou ascensos) que trabalham para extinguir o sofrimento na face da Terra. Os Mestres Ascensos, como Kwan Yin, a qual preside ao sistema Karuna, enviam continuamente para nós um ilimitado fluxo de energia de cura e orientação, mas nem todos estamos recetivos a esse fluxo. À medida que desenvolvemos a compaixão em nós mesmos, não só ajudamos os outros, mas também nos tornamos recetivos à karuna que é enviada por todos os seres iluminados. Assim o nosso próprio processo de cura acelera-se também. Na literatura budista, o sentimento de 'karuna' é uma qualidade determinada que move os seres iluminados a amenizarem o sofrimento na Terra.

Esses seres, na tentativa de auxiliarem o processo de reencarnação individual, enviam uma quantidade ilimitada de energia curativa aos seres encarnados de forma a ajudar os ciclos de vida e limitação kármica. Sogyal Rinpoche, conhecido escritor tibetano, autor do "Livro Tibetano da Vida e da Morte", define o sentimento de compaixão da seguinte forma:  "Não é apenas um sentimento de simpatia ou de cuidados pela pessoa que sofre, não se trata apenas de um calor do coração para com uma pessoa que se vos depara, ou de um reconhecimento, nítido e claro, das suas necessidades e sofrimentos, mas também uma determinação, prática e sustida, de fazer tudo o que for possível e necessário para aliviar o sofrimento dos outros".

 

O SISTEMA ENERGÉTICO KARUNA INCLUI:

- um método de remoção de bloqueios energéticos condensados na aura;

- sintonização com 14 símbolos (chaves energéticas);

- tratamentos com as mãos e com entoações dos mantras dos símbolos;

- cura através de imposição de mãos;

- técnicas de análise do campo energético (locais e à distância);

- diversas técnicas de respiração;

- meditações diversas para fortalecer e expandir a energia;

- "cirurgia" psíquica; etc.;

 

PODEMOS EXPANDIR A CHAMA TRINA?

Podemos expandir essa chama que habita no nosso coração, irradiando os atributos dos três primeiros Raios de Deus - da fé, do amor e da sabedoria. Há no coração uma chama sagrada, designada por Chama Trina, que é a Força Divina ardendo em cada ser. Essa chama contém os atributos dos três primeiros Raios Cósmicos, os básicos, a partir dos quais todos os outros derivam. A Chama da Fé e da Vontade de Deus: em azul; a Chama do Amor-Sabedoria: em rosa.

A Chama do Cristo, da iluminação, do discernimento: a dourada. A Chama Trina no coração de cada homem é a força que o anima, que faz o seu coração bater, e a energia básica da vida. É no centro do coração que se faz a conexão com Deus, o nosso Pai, a conexão com toda a Vida. Deixando-nos levar pelos sentimentos puros, de compaixão, de alegria, de devoção e fé, não há erro, estaremos conectados com Deus.

Expandindo essa Chama no coração, estaremos sem dúvida a expandir as qualidades divinas na nossa vida, vivenciando-as plenamente. A Chama é pequenina na maioria dos seres. Não passa de uns poucos milímetros, um centímetro de altura. Mas, ao expandi-la, podemos torná-la tão grande quanto a nossa própria altura. Quando a Chama atinge a plena estatura, o Amor manifesta-se incondicionalmente a todas as criaturas, a Vontade de Deus faz-se cumprir integralmente na nossa vida e no nosso mundo, e a iluminação, a Consciência do Cristo, guia-nos pela vida. Então somos abençoados, iluminados como Filhos de Deus realmente empossados como tal no nosso mundo e na vida.

 

SABEMOS AINDA QUE:

Karuna é a palavra sânscrita que significa compaixão. Compaixão em que todos somos um, e partes de uma mesma existência. O Karuna Reiki® é um método muito idêntico ao Reiki Usui Tradicional, sendo muitas vezes utilizado em conjunto com este último, para um tratamento mais eficaz e poderoso. Na década de 90, alguns Mestres de Reiki, durante um retiro de meditação, receberam vários símbolos, abrindo assim os horizontes do Reiki Tradicional, para a possibilidade de haver muitas mais informações e técnicas para serem aplicadas na Terra. De entre esses Mestres presentes no retiro, destaca-se William Lee Rand, que após meditar longamente sobre os símbolos, de os ter utilizado, e estudado as suas características e possibilidades, recebeu a orientação adequada, o que originou por volta de 94/95, o desenvolvimento do Karuna Reiki®, sistema que mais tarde foi registado pelo International Center For Reiki Training.

Durante os primeiros anos, este conhecimento era apenas passado a Mestres/Sensei de Reiki. Nos dias de hoje, o Karuna Reiki ® é transmitido a quem tenha, pelo menos o segundo nível de Reiki e tenha vontade de saber mais sobre técnicas de Cura, que todos os dias o Universo nos presenteia. Dada a vibração de Karuna Reiki®, ser já a de contacto com símbolos de Cura, para fazer o primeiro nível deste sistema de Reiki, é necessário ter, pelo menos, o segundo nível de Reiki - Pode ser Reiki Usui Shiki Ryoho, Reiki Essencial, Reiki Usui/Tibetano, etc. 

 

 "Aceita todo e qualquer aluno. Independentemente da sua Linhagem de Reiki ou Escola de Reiki... Aceita-o pelo Ser que ele é..."

William Lee Rand - Fundador do International Center for Reiki Training, USA

 

NOTA DOS AUTORES:

Muitos têm perguntado se devemos após o grau 2 ou 3 de Reiki fazermos o Karuna?

Na nossa opinião NÃO DEVEMOS SEGUIR ESSA LINHA, pois todos os terapeutas de Reiki e Mestres de Reiki sabem que com o tempo os símbolos de Reiki são descartados, pois a nossa mente irá atingir um nível de consciência tal que já não iremos precisar deles. Então porque vamos aprender mais 14 símbolos (dizem outros 18 ou mais). Não vejo para que queremos tantos símbolos na nossa vida, se com cinco já conseguimos fazer tudo isso.

Outro motivo prende-se em misturamos ideias e conceitos iguais e criar uma confusão na nossa vida, com tantos nomes e guias espirituais, sabendo nós que no Reiki Essencial falamos somente em guias de Reiki e não lhe damos nome. O karuna tem as suas “Divindades” e isto me parece uma mistura clara de outros ensinamentos espirituais. Não quero dizer que, se sente que o Reiki Essencial não a completou, pois então deve continuar a evoluir (agora têm é de pensar primeiro se essa evolução não passou por não ter praticado o suficiente e não ter sabido esperar pelas coisas da vida, ou se está a querer correr mais depressa que as suas pernas), e se acha que a Karuna ou outro ensinamento espiritual seja o seu caminho, então força.

Agora pela nossa experiência de Mestres Reikianos o Reiki dá-nos todas as respostas que precisamos, mas leva tempo, por isso saber esperar será uma das virtudes que tu como praticante ou Mestre deverás saber. Deixo bem claro que está é a nossa forma de ver o Reiki e se formos misturar símbolos diferentes, origens diferentes, conceitos diferentes só vai dar mais confusão à nossa vida, só por ela confusa, por isso o Karuna apesar de ter ideias e conceitos semelhantes não vejo que seja por aí o caminho de um Mestre Reikiano ou Terapeuta de Reiki evoluir.

 

 

Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter