Oricha Oba Nani

Oricha Oba Nani

Oba Nani é Obini, que significa mulher de Alafi, legitima esposa de Changó. Mulher nobre e boa filha de Oduá e Yembó, o seu significado na religião ioruba tem a ver com tudo o que existe neste mundo. É ela que ensinou a todos os orichas a arte da guerra, e ensinou a manusear o machado a Changó, e a Oyá a espada e ao Oggun a bigorna e todas as suas ferramentas.

Como Yemanjá é navegante e está relacionada com todos os orichas, já que nas suas ferramentas relata todas as coisas com muito significado no mundo. Ela é Omoregun de Oyá, ou seja, amigas inseparáveis, mas Oyá a traiu com o amor de Changó. Oyá disse-lhe que se cortar a sua orelha e desse com a comida de Changó, que este nunca sairia de perto si, e Oba Nani fez o que Oyá recomendou, e está contou a Changó.

Foi então que Changó sabendo disso, separou-se de Oba Nani, e criou uma inimizade entre Oyá e Oba Nani até ao extremo que não puderam viver juntas no mesmo espaço. Como foi dito anteriormente Oba nani é tudo o que existe nesta vida, por isso, representa um papel muito importante. Tem nas suas mãos a chave que abre e fecha as portas de tudo o que está relacionado com os humanos, e a sua chave que leva as ferramentas essenciais à vida na terra.

Por exemplo, para uma casa que tenha sempre dinheiro, deve ter o Iguaro de Oba Nani, uma espécie de colar, pois o coração é Ocanini de Ochún. Yalorde, onde Ochún reina é a única oricha que Oba Nani confia. Oba Nani nunca fala na esteira, comunica sim pelo seu búzio através de Ochún, come o mesmo que Ochún e como esta oricha é de Ilé Ocu, ou seja, a casa dos mortos e vive no cemitério, onde tem a ver com tudo o que é espiritual.

Ela destaca-se no oddun em 8-5 que é Ochun onde ela se queixou de Olofi da traição de Oyá e onde pediu que fosse enviada num lugar onde ninguém a conseguiria magoar e que ainda não tenha de falar com ninguém nesta terra. Dessa forma Olofi a enviou para Ilé Ocun e este é o motivo porque fala pela palavra de Ochún.

 

Dia da semana: sábado.

Cores dos colares: verde.

Saudação: Agó Oba Nani que significa “Licença, a minha mãe Oba Nani”.

Comidas e frutas: mel, rebuçados, milho, manga e papaia.

 

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 965 763 788
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

Livro de Reclamações