
O mundo dos Orichas
CONHEÇA E PERCEBA ESTA RELIGIÃO AFRICANA
Este “blog” foi criado com o objetivo de clarificar o que é a Santeria Cubana ao público Português. Muito se fala de Santeria, mas poucos realmente sabem do que se trata. Neste “website” mostro as diversas linhagens que existem nesta religião, sem, no entanto, entrar em muitos pormenores. Como sabe, esta religião foi passada de pai para filho, sempre de forma oral, e desta forma perdeu-se muita informação durante os últimos séculos. Sendo assim, os textos que aqui coloco serão só um ponto de vista, e da minha ilé de Ocha (casa de santo) que pertenço. Sabemos nós que alguns estudiosos e Oriatés desejam sempre mostrar serem eles os sabedores desta religião, mas lembro que nenhum Oloricha, Santero, Oriaté ou Babalawo possui a sabedoria total e sendo assim não devemos falar em verdades “absolutas”.
Aqui neste espaço vamos debater temas e falar abertamente sobre o que é a Santeria, as suas crenças, os seus Orichas e a sua forma de pensar, que passa por desmistificar tabus e crenças que o público, em geral, tem sobre esta religião Yorubá. Desta forma vamos esclarecer aos estudiosos e crentes que a Santeria não passa de uma evolução espiritual real e assenta em princípios históricos, com bases religiosas muito fortes, sobre a caminhada do ser humano na terra. Quando falamos da Santeria, queremos saber do que se trata, se acreditamos em DEUS, e de que forma fazemos essa devoção. Conhecida como “Regra de Ocha”, a esta foi atribuída uma imagem quase sempre negativa, por parte de certas pessoas, talvez por pertencerem a outras religiões, grupos religiosos ou seitas, que se sentiram com autoridade moral para fazer certos comentários, afirmações, criticas e ataques com a maior maldade, sem saber absolutamente nada desta bela religião. Acredito, que esses crentes sentem-se defraudados, enganados ou confundidos pela sua religião porque chegaram à conclusão de que aquela à qual eles dedicaram toda a sua vida, está cheia de erros, enganos e maldade. Por isso, se quer aprender mais sobre esta bela religião, então consulte os textos colocados aqui neste blogue, e desfrute do conhecimento adquirido durante muitos séculos por este povo.
Desde já o meu obrigado,
Okanbi / Omo Algallú.
ODDUS DE OCHA
Quando falamos dos Oddus de Ocha na Santeria, dizemos principalmente que é uma das formas de comunicação entre os Orichas e o ser humano. Acredita-se que Olorun, o Omnipotente, Deus no dialeto africano, criou os quatros elementos: a terra, a água, o fogo e o ar. Destes, foram gerados os elementos da natureza, que geraram todas as coisas vivas sobre o planeta. Foram atribuídos a cada um destes elementos quatro Oddus, ou seja, quatro signos interligados dos destinos.
