O tratamento dado ao corpo, esfregando ou acariciando a parte afetada é uma prática encontrada em quase todas as sociedades desde o princípio da humanidade. Por volta de 1800 Per Henrick Ling, utilizando a observação que fez de técnicas que se usavam na China e em outros lugares do mundo, desenvolveu a massagem sueca. Essa técnica foi divulgada muito depressa por toda a parte e principalmente em institutos e estâncias termais na Europa.
A massagem holística é uma variante da técnica de Ling, que se adaptou às necessidades da moderna vida stressante, inspirada também em outras técnicas de massagem do oriente e ocidente. Tratando a pessoa por inteiro, isto é, corpo, mente e espírito, ajuda a relaxar os músculos, acalmar as emoções, melhorar a circulação, fortalecer o sistema imunológico do corpo, refrescar o espírito, dinamizar a energia vital e, assim, equilibrar o organismo por inteiro.
Isto é alcançado pelo uso de técnicas de consciência corporal e descontração, músicas de relaxamento, e o emprego onde necessário, de óleos essenciais, e, o mais importante, escutando o cliente cuidadosamente e ouvindo as suas necessidades de uma maneira holística. Portanto, a massagem holística é a própria massoterapia, porém com uma visão holística.
Esboço histórico da massagem
Não se pode precisar ao certo quando e onde a massagem teria começado oficialmente, porém é de se supor que desde tempos primitivos o ser humano utiliza as suas mãos em contacto com o corpo para aliviar dores, reconfortar os aflitos, enfim. Os mais antigos relatos escritos datam de aproximadamente 3.000 a.C. Kong-Fou (Kung-Fu), escrito em 2.700 a.C. pelos bonzos, discípulos de Lao-Tse, onde estão as primeiras recomendações empíricas conhecidas e indicações da massagem e da ginástica respiratória com fins terapêuticos.
Nei-King, escrito por volta de 2.697-2.596 a.C. tratado de Medicina Interna, escrito por Houng-Ti o “Imperador Amarelo”, a segunda parte chamada Ling-Chou trata dos meridianos, acupuntura, moxas, sangrias e massagens. Yajur-Veda, escrito em 1.800-1.500 a.C. , na Índia, contém diversos conselhos higiénicos e de massagens, como fricções com fins curativos, num amplo contexto de normas dedicadas a medicina. Em alguns túmulos do Egito, pertencentes a famosos médicos faraónicos, se encontram desenhos representando diversas cenas terapêuticas e entre elas manobras de massagem.
Tivemos no decorrer da idade média e do renascimento vários sábios e médicos que estudaram e indicaram a massagem como forma de tratamento. Chegamos aos princípios do século XIX com a figura mais destacada e que definitivamente consegue o reconhecimento científico da massagem e da cinesioterapia, se trata do sueco Per Henrik Ling (1776-1839). Se bem que Ling não tenha sido muito prolífero escrevendo as suas observações e avanços, mas sim os seus discípulos. É conveniente destacar que os trabalhos e anotações de Ling foram realizados por este depois de uma longa viagem a China, país em que conheceu e contactou com diversos métodos corporais.
Etimologia
A palavra massagem não tem uma origem muito clara, de maneira que se atribuem diversas raízes; assim, se acredita que pode derivar de qualquer um destes vocábulos:
- "Mass", do árabe que significa tocar com suavidade.
- "Massien", do grego que significa amassar ou toque.
- "Mashech", do hebreu, com o significado de apalpar ou tatear.
- "Masser", do francês, que significa amassar, dar massagem.
No princípio a palavra associou-se ao exercício físico, posteriormente “Le Gentil” a usou pela primeira vez no sec. XVIII (ano 1799) na sua obra médica na França.
Conceitos e definições da massagem
Em primeiro lugar vamos nos referir a denominada “massagem clássica” “massagem ocidental” ou “massagem sueca”.
- Manobras manuais que uma pessoa, conhecida como terapeuta, exerce sobre outra conhecida como paciente.
- Trata-se de uma série de atuações e movimentos das mãos do terapeuta sobre a superfície corporal do paciente, com fins salutares e calmantes.
- Movimentos mais ou menos intensos, rítmicos e profundos, com fins fundamentalmente analgésicos, relaxantes e sedativos.
- Expressado em termos mais científicos, a ação de suprimir ou diminuir a sensibilidade dolorosa por meio de atuações manuais sobre a sensibilidade superficial (corpúsculos de Meissner) e a sensibilidade profunda (corpúsculos de Golgi e Paccini).
- Massagem é uma técnica terapêutica manual consistindo na aplicação de uma série de movimentos que, no fundo, proporcionam um intercâmbio entre emissor (terapeuta) e recetor (paciente) cujo objetivo final é a eliminação das tensões.
- É a linguagem do tato, ou linguagem estabelecida através da pele.
- É uma transmissão e uma forma de estabelecer uma comunicação ou conexão sem palavras.
- É um conjunto de toques exercidos sobre o corpo de forma a eliminar a fadiga, criar sensações agradáveis e diminuir as tensões.
- São manobras exercidas sobre o corpo, de preferência com as mãos, com fins terapêuticos, lúdicos ou eróticos.
Em resumo, se utiliza a massagem por quatro princípios básicos:
a) Para acalmar a dor, relaxar e sedar.
b) Para libertar tensões e aliviar a fadiga mental e física.
c) Para estimular os músculos e consequentemente o aparelho locomotor.
d) Para evitar lesões e prevenção das mesmas.
e) Com fins psicológicos.
- Dividimos as escolas de massagem em dois grandes grupos segundo a sua origem, as ocidentais que se originaram da massagem hipocrática, e as orientais que seguem os princípios da antiga massagem oriental.
- Segundo a época em que foram codificadas ou estabelecidas, primitiva, (antiga ou pré-clássica), clássica (massagem sueca) e modernas ou contemporâneas.
- Segundo a sua forma de atuação e característica predominante, massagem superficial, média ou profunda ou massagem global (no corpo todo), massagem local ou específica, massagem eclética.
Massagens ocidentais
- Massagem sueca.
- Técnica de Sambucy.
- Massagem de Beard.
- Massagem transversal de Cyriax.
- Massagem fisioterapeutica.
- Massagem de Waterwald.
- Drenagem linfática.
- Massagem desportiva.
- Massagem estética.
- Massagem erógena.
- Massagem bioenergética.
- Massagem psíquica.
- Massagem aromaterapica.
- Massagem rítmica.
- Massagem holística.
- Técnica de biointegração.
- Massagem biodinâmica,
- Deep tissue.
- Rolfing.
- Massagem de polaridade.
- Reflexologia.
- Reflexoterapia podal.
- Touch for health.
- Massagem californiana.
- Massagem reconstituinte.
- Massagem descentralizante.
- Massagem de restauração.
- Osteopatia.
- Quiropraxia.
- Técnicas de Lucinda Lidell.
- Técnica de Gilaberte.
Massagens orientais
- Tui na.
- Shiatsu.
- Do in.
- Seitai.
- Amma.
- Kuatsu.
- Yajur vedica.
- Tantrica.
- Shantala.
- Wushi.
- Tsubo.
- Reiki.
- Shin shi jitsu.