Biodanza

Biodanza

Biodanza é um sistema no qual os movimentos e as suas sequências, acompanhados de música e canto, induzem “vivências” capazes de modificar o organismo e a existência humana em diversos níveis, como, por exemplo, o imunológico, homeostático, afetivo-motor e existencial. O primeiro conhecimento do mundo anterior a palavra é o conhecimento pelo movimento. A dança é, portanto, um modo de ser no mundo, a expressão da unidade orgânica do ser humano com o Universo.

Biodanza, a dança da vida

A dança é um movimento profundo que surge das entranhas do ser humano. É o movimento de vida, é ritmo biológico, ritmo do coração, ritmo da respiração, impulso de vinculação com a espécie, é movimento de intimidade, natural e pleno de sentido. Acontece em grupo, sendo este essencial no processo de mudança, porque estabelece novas formas de comunicação e vínculo afetivo. O grupo é uma matriz de renascimento na qual cada participante encontra continente afetivo e permissão para o contacto e expressão da sua Identidade.

A música é o instrumento de mediação entre a emoção e o movimento corporal. A música é a linguagem universal acessível a todas as pessoas de qualquer época ou região, e assim utiliza a música “orgânica”, a sua influência vai diretamente à emoção, sem passar pelos filtros analíticos do pensamento. A música estimula a dança expressiva, a comunicação afetiva e a vivência de si mesmo. A Biodanza não é apenas uma forma saudável de libertação e saúde, pois cada ação constitui uma forma de ecologia humana baseada numa perceção da vida como experiência suprema.

Histórico

O sistema Biodanza foi criado por Rolando Toro, psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno. Foi no ano de 1965, quando trabalhava como membro docente do centro de estudos de antropologia médica da escola de medicina da universidade de Santiago, no Chile, que iniciou os seus primeiros trabalhos de dança, nessa oportunidade com pacientes do hospital psiquiátrico da dita universidade. Em 1971, viajou a Buenos Aires, onde continuou a aprofundar o seu trabalho. Em 1976 começava a trabalhar em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, radicando-se neste último a partir de 1978, onde permaneceu até 1989. Em 1984 os professores Raul Terren e Verónica Toro levavam a Biodanza pela primeira vez para a Europa, e a partir daí começa a crescer também no velho continente e Rolando Toro decide viajar e instalar-se em Milão, Itália, de onde promove a expansão do movimento por toda a Europa, abrindo escolas de formação na Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Suíça e diversas cidades da própria Itália.

Cria a Fundação Biocêntrica Internacional, com sede na Inglaterra, da qual é o Presidente, registando o nome Biodanza® e o seu logótipo em todo o mundo. É em 1997, que volta ao Chile, e desde ali coordena as atividades do movimento em todo o mundo, e cria a escola modelo e ministra diversos cursos entre os quais se encontra o “curso de atualização e formação de didatas de Biodanza”. O professor Rolando Toro continua as suas investigações e aportes da ciência, e um dos seus últimos aportes se refere ao conceito de “Inconsciente Vital” estendendo-se desde a consideração do princípio Biocêntrico proposto por ele como principal paradigma do sistema Biodanza.

Para quem?

O sistema Biodanza é aberto à comunidade, e a noção de "sistema aberto" implica formas de ligação com o mundo externo que se caracterizam pela tolerância frente à diversidade, o que inclui a humanidade como tal, sem discriminação de raça, sexo, estado de saúde ou cultura. A Biodanza é indicada para todas as pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos, e o modelo teórico permite adequar os trabalhos às diferentes necessidades e características dos grupos. Por meio de vivências integradoras, a Biodanza estimula o processo de autorregulação, isto é, retomamos a caminhada para a saúde. As limitações físicas não impedem que qualquer um o faça.

 

Bases conceituais

Biodanza se trata de um sistema no qual, os movimentos e cerimónias de encontro, acompanhados de música e canto, deflagram vivências capazes de modificar o organismo e a existência humana em diversos níveis, como orgânico, afetivo-motor e existencial, e a sua vivência é a via de acesso ao inconsciente vital.

  • Biodanza é um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida.
  • Integração afetiva, e trata de restabelecer a unidade perdida entre o ser humano e a natureza. O núcleo integrador é a afetividade que influi sobre os centros reguladores límbico-hipotalâmicos, que por sua vez, influem sobre os instintos, vivências e emoções.
  • Renovação orgânica, é a ação sobre a autorregulação orgânica. É alcançada principalmente mediante estados especiais de transe, que ativam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e stress.
  • Reaprendizagem das funções originárias da vida, é aprender a viver a partir dos instintos. O estilo de vida deve ter coerência com os impulsos primordiais de vida. Os instintos têm por objetivo conservar a vida e permitir a sua evolução, tendo as manifestações instintivas sob uma perspetiva poética de exaltação da vida e da graça natural.

 

Os exercícios de Biodanza estão organizados a partir de um modelo teórico baseado nas ciências da vida, como a Biologia, Antropologia, Psicologia e Sociologia. A prática da Biodanza possibilita a expressão genética das imensas capacidades afetivas e intelectuais através da coerência e unidade entre as diferentes funções orgânicas e psíquicas, ou seja, a nível motor, emocional e orgânico. Este processo de mudança envolve o corpo nos seus diversos níveis, como o neurológico, endócrino, imunológico e emocional, considerando cada ser humano como uma expressão singular e genuína de vida, valorizando e fortalecendo a Identidade de cada um. O paradigma filosófico fundamental da Biodanza é o Princípio Biocêntrico, que se inspira nas leis universais que conservam os sistemas vivos e permite a sua evolução. É classifico em cinco grandes conjuntos expressivos do potencial humano, e essas linhas de vivência relacionam-se entre si e potencializam-se reciprocamente.

 

  1. Vitalidade, está relacionada ao sistema neuro vegetativo, como ação e repouso, ao equilíbrio interno, como apetite e saciedade, a energia para a ação, a resistência imunológica, o humor e estados de ânimo.
  2. Sexualidade, é a capacidade de sentir prazer nas ações do dia-a-dia, despertando as fontes de desejo, e desfrutar das coisas simples e boas da vida.
  3. Criatividade, estimula os impulsos expressivos e de inovação, a capacidade de renovação, de busca de soluções existenciais e artísticas.
  4. Afetividade, permite a reeducação afetiva, os encontros autênticos, o acesso às relações saudáveis de amizade e amor, a vinculação com o nosso semelhante.
  5. Transcendência, é a nossa capacidade de harmonia universal, de ir além do que pensamos.

 

 

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 913 089 277 (Chamada para rede móvel nacional)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

Livro de Reclamações