Oricha Asowuano

Oricha Asowuano

Uma vez Olusi, que é o Diabo, disse a Olofi que não havia na terra homem ou mulher que não caiu na tentação. Olofi disse haver um homem na terra, que jamais cairia em tentação de renegar a sua fé. Então Olusi perguntou quem era esse homem, e Olofi disse que era Asowuano. Então o Diabo disse que estava seguro conseguir fazer cair em tentação, e Olofi acreditou que não seria possível.

Assim Olusi disse que iria provar, e para tal efeito fez com que o corpo de Asowuano ficasse com lepra. Entretanto, o Diabo apareceu a Asowuano e disse que podia curar dessa doença, mas teria de renunciar a Deus. Asowuano zangado disse preferir continuar doente, mas nunca renunciaria ao seu Pai Celestial. Olusi se deu conta que não podia fazer mais nada, mas disse a Olofi que, todavia, Asowuano podia cair em tentação. Decidiu provar mais uma vez e Olofi cheio de confiança disse estar bem, mas seria a última vez.

Desta ocasião fez que por onde andava Asowuano todas as pessoas sentiriam mal e afastavam-se dele, e atiravam água para o afastar. Olosi voltou novamente aparecer a Asowuano e disse que podia curar dessa doença, e fazer com que as pessoas voltassem a aceitar como antes, mas teria de renunciar a Olofi caso aceitasse, e ainda daria um reino onde ele seria rei absoluto.

Asowuano respondeu mais uma vez que nunca renunciaria ao seu Pai e acataria sempre os seus mandamentos. Olusi muito aborrecido, queria tentar mais uma vez a conquista da sua alma, já que esta valia por cem almas, mas Olofi disse que já teve as suas oportunidades e que não havia tido sucesso. Como Asowuano provou ser uma boa pessoa e com confiança em Olofi, este devolveu a sua saúde e deu um reino onde é o senhor e dono.

Também o fez a divindade das doenças e do sangue, e este é motivo que São Lazaro pediu a Deus quando existem problemas de sangue e doenças malignas. Desse esse tempo Asowuano nunca mais tomou banho com água, e os seus lavatórios e limpezas fazem-se com água de coco e vinho branco. A terra onde é rei absoluto é Arana, e assim rege graças a sua boa cabeça.

O seu coração é Ocanini , ou seja, o mesmo coração que Jabioso (Changó), pois é um dos orichas que Asowuano respeita e venera, pois foi quem tirou os cães a Oggun, e deu a Asowuano que os levou a terra Yefa, de onde fez o Rei. Assim quando se recebe Asowuano, Changó tem que comer primeiro.

 

Dia da semana: quarta-feira.

Cores dos colares: vermelho, branco, azul e amarelo.

Saudação: Agó Asowuano que significa “Licença, meu Pai”.

Comidas e frutas: água de coco, mel e diversas frutas.

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 965 763 788
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

Livro de Reclamações