Oricha Algallu

Oricha Algallú

Algallú

A palavra Algallu significa olhar, ou seja, ver até onde a vista alcança e também o poder de outro mundo. Este oricha nasce das entranhas da terra, por isso a sua mãe Orina, que representa as entranhas da terra, manifesta-se através do vulcão e do sol, e daí o poder deste oricha que é forte no seu aché. Ouvimos sempre dizer que Algallu é o pai de Changó, mas isso não é correto, pois ele é o irmão maior de Changó como consta através da seguinte história.

Muitas Olorichas afirmam que Algallu nasce em 9-9, mas na realidade nasce em Ocana, que é Ile de Olofi e não ilé de Ocu. Neste Ocana nasce a vida e a morte, e é de onde ele se destaca, e o seu signo é Osa Meyi 9-9 na qual reina. Nasce em Oyá por isso estes orichas são Ocanini, ou sejam, partilham o mesmo coração, já que ambos são Ochas que tem que ver com os elementos mais importantes da vida, o fogo, o ar, o sol, a vida e a morte.

Isto não quer dizer que nasça no referido odu Osa Meyi 9-9, fala em 4-4 porque na caminhada de Olodumare na terra criou vulcões. Isso criou os grandes oceanos, de onde reina a respeitável Agana Ocun (Olokun) e Algallú andou por ali antes que ela, pois é o vulcão. Em Havana não se fazia Algallú direto por contradição e superstição, mas em Mantanzas fazia.

De todas as formas dão ao crente o método de fazer dos dois modos, e sustendo que presentemente Algallu deve ser feito diretamente. Um dos motivos porque não o fazem, é por falta de conhecimentos, porque é igual que Oyá que leva vários Aldimuces que não são do conhecimento do mundo, como, por exemplo, dar de comer a um poço, um muro velho, uma casa em ruínas, um cemitério ou uma seiva.

Uma das razões de não se fazer Algallú diretamente na cabeça do iniciado, é que o vulcão não se pode colocar na cabeça de ninguém, sem quer embaraçar ninguém, se assim fosse não se poderia iniciar ninguém nesta religião. Então, como iniciar Yemanjá se não se pode colocar o oceano nela, ou o fogo como se faz Changó, e o furação como se faz Oya e assim sucessivamente.

Estudem bem a religião que irão dar conta que não existem contradições, somente ignorância. Assim mesmo se pode fazer Oro para Changó, pois este é um dos orichas mais temidos e respeitados da religião, porque se em Ocana nasce o bom e o mau, a vida e a morte, a função de Algallú é muito grande, pois tem a ver com os elementos da vida e da morte.

Há pessoas que colocam ferramentas, no entanto, o principal para o oricha são os elementos da natureza que são as pedras e os búzios. Se conhece uma pessoa que é filha de Algallú, quando num registo de búzios, onde fala Elegwuá, saia nos oddus 11-1 Ocana Meyi ou 4-4 Iroso Meyi, então o padrinho terá de fazer Algallú direto sem colocar Changó ou Oyá em primeiro lugar. Devo aclarar que as informações de Algallú que apresento, são uma descrição do oricha, pois ele está desde o começo deste mundo até ao final do ser humano no planeta terra.

 

Dia da semana: quarta-feira.

Cores dos colares: preto, azul, vermelho, castanho, amarelo, verde, roxo, laranja e branco.

Saudação: Abukuun Abusi Baba Algallú que significa “Bênção, o meu Pai Algallú”.

 

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 965 763 788
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

Livro de Reclamações