Abiku

Significado de Abiku

O povo iorubá acredita que existe um certo tipo de espíritos, que entram nas crianças recém-nascidas, causando-lhes a morte na infância, de acordo com um plano pré-concebido. A estes espíritos são considerados como membros de uma fraternidade, que vivem nas florestas, em árvores grandes e sombreadas, cujo chefe é “Iroko”.

Se algum destes espíritos entrasse numa criança recém-nascida ou no útero, a criança morreria na sua infância. Daí a palavra “abiku” que significa nascido para morrer. A explicação para esta crença é que o espírito foi instruído pelos espíritos da fraternidade, a regressar para eles numa determinada data. Se uma mulher perder vários filhos diz-se que ela foi afetada pelos espíritos Abikus. Estes espíritos devem, portanto, ser afastados e também devem ser encontrados meios para anular as suas influências sobre a criança. A mãe de uma criança Abiku oferece continuamente sacrifícios alimentares aos espíritos Abikus.

A crença oculta deste sacrifício é que os outros espíritos Abikus que não têm o privilégio de entrar nas crianças, geralmente exigem uma porção da comida da criança para eles, e forçam a criança a juntar-se a eles. A mãe da criança é assim obrigada a alimentar os espíritos para não se alimentarem dos órgãos internos da criança. Outro método para proteger a criança é fornecendo-lhe proteções e amuletos, tais como anéis, pulseiras de tornozelo, pulseiras com contas, sinos, etc.

Acredita-se que o som dos guizos afugentará os espíritos malignos, e os maus espíritos, e que o amuleto protetor os impedirá de forcarem de entrar no corpo da criança. A criança também pode ser salva, e pode ser protegido para além da data marcada para a sua morte, com estas proteções. Infelizmente, essa data é sempre desconhecida.

Se, apesar de todos os esforços, a criança morre, o seu corpo deve ser queimado de forma que o espírito morra definitivamente e não volte para os espíritos da fraternidade. Por vezes o corpo é desfeito em pedaços, e atirados para o mato. A ideia por detrás de tais maus-tratos é para que o espírito Abiku sofra, e depois não seja capaz de reentrar num corpo humano. Essas são as crenças do povo iorubá.

 

Saudações irmãos

Okanbi

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 965 763 788
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

Livro de Reclamações