Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Atender a Elleguá

Como atender a Eleguá, Oggún, Oshosi e Osun

Todos os dias pela amanhã antes de sair para a rua saúda a Elleguá, pondo as mãos no chão e peça a sua bênção, saúde, tranquilidade, e que o livre de todo o mal, morte, tragédia e das doenças, para todos os que vivem em sua casa.

Eleguá tem que comer pelo menos uma vez ao ano um animal ou quando se regista e ele o peça. Geralmente, dá-se de comer um galo e uma pomba, no entanto pode pedir um carneiro jovem e nessa ocasião também se dá uma galo e uma pomba. Quando se oferece a Eleguá, dá-se sempre de comer a Oggún, a Oshosi e a Osun, se a pessoa os possui. Nenhum Orishá pode comer antes que Eleguá, ele come sempre primeiro. Nunca se coloca nada cozinhado com azeite a Eleguá.

A Eleguá oferece-se de tudo; coloca-se peixe fumado, jutía fumada, milho tostado, batata (ñame), bolas de arroz, peixe fresco, bolas de farinha, pão, aguardente, ovos, mel, doces, caramelos, frutas; tudo o que comer e pode acender uma vela. As oferendas colocam-se diante de Elleguá por três dias e depois levam-se para os cruzamentos ou monte, lugar que tenha sido indicado. Os Orishas às vezes comem através dos animais. Não se assuste se dão de comer formigas, baratas, cão e outros animais. Há obras onde se põem coisas a Eleguá e depois convida-se a comer outras pessoas, especialmente as crianças. 

Nessas oferendas, presentea-se com bolos e rebuçados. A estes Orichás não se pede nada de mal para os inimigos. Quando se tem problemas com uma ou várias pessoas damos-lhe uma erva daninha, colocando debaixo do Orishá os nomes deles, pedindo que se encarregue da situação. Eleguá pode viver em distintos lugares dentro da casa, mas sempre vai junto com Oggún e Oshosi. De preferência vive perto da porta da entrada da casa.

Pode-se tirar de casa Eleguá e passear por diversos e distintos lugares e também se pode levar a lugares como o trabalho, a reuniões e outros, onde nós possamos ir. Quando se leva Eleguá a passear, não se deve deixar ninguém colocar a mão. A Eleguá pede-se ou fala-se sentado, parado, agachado ou em qualquer outra posição menos de joelhos, pois de joelhos é como se recebe.

Deve-se evitar por todos os meios ter dúvidas com Eleguá para que não tranque o caminho, não dê muitos problemas e para que se afaste da morte, da tragédia e de todo o mal. Oggún, Oshosi e Osun comem sempre acompanhando Eleguá e coloca-se quase sempre o mesmo que a este. Os guerreiros Oggún e Oshosi vivem juntos. Se há algum problema de justiça tira-se Oshosi de dentro de Oggún, e faz-se a obra nos dias que estão marcados e depois de resolver o problema volta-se a colocar dentro de Oggún. Muitas vezes recebe-se Oggún e depois você trata de reforça-lo em sua casa, mas é preciso averiguar com o seu padrinho as cerimónias que este necessita.

Osun não se pode deixar cair. Coloca-se num lugar seguro onde não possa ser derrubado, pois se por qualquer motivo chegar a cair deve imediatamente ir a casa do seu padrinho e comunicar o sucedido, registando para averiguar qual é a causa, pois é ele que avisa de algum problema que vai ter e além disso há que dar de comer uma pomba. Osun, se a pessoa tem Awofakán ou Ikofafún, deve viver ao lado desta. A estes Orishás atende-se a qualquer dia da semana, de preferência à segunda-feira ou quarta, deita-se um pouco de mel de abelhas, sopra-se aguardente e deita-se fumo de tabaco, também de vez em quando se unta com manteiga de óleo de palma, exceto a Osun que se unta com manteiga de cacau. Não se deve andar com os Orishás se no dia anterior teve relações sexuais. No caso das mulheres, não devem andar com nenhum Orishá quando tenham a menstruação.

Você deve saber e anotar todos os dados correspondentes ao seu padrinho, e estes são os seguintes: Nome e apelidos, a sua direção, o seu Anjo da Guarda, aniversário de Ocha. E você também deve saber o nome do seu Eleguá, o nome do seu Oggún e a data em que se fez a sua consagração.

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentários   
#13 Omo Okanbi 11-07-2018 15:03
Os Eschus tem diversos nome que acabam por confundir com as diversas religiões. Eschú Elegbara é um Oricha, o primeiro da religião yorubá, no entanto em algumas ilés de ocha (casas de santo) são dados como entidades de rua com exu tranca ruas, etc. Desta forma cria-se a confusão dos nomes. Pode colocar a comida sem problemas em casa se tiver espaço ou então coloca a porta de entrada. Ele recebe sem questionar o local. Obrigado pelo seu comentário.
Citar
#12 Ana paula Dias 10-07-2018 14:55
Boa Tarde.parabéns pela página.tive um problemão que me desesperou,aí me veio
de dar oferenda a Bará fiz no alguidar farofa de dende,bife cru,azeite dende em cima,cebola rodelas,mel,agu ardante cigarros e velas 7.Nossa,A verdade veio a tona.agora tenho outra questão séria e preciso da ajuda DELE,Esses dias li Elegbá e outro tipo de comidas.li que bará não é exu..Daí fiquei confusa..amaria ofertar a Elegbá...Ele comeria isso tbm?Bará no ketu é o mesmo de Elegbá na santeria?Descul pa minha ignorancia,,ten ho 43 e frequento candomblé desde menina.´qdo li sobre Elegbá a noite conversei com ele..pedi proteção,força, saude..senti uma energia que me senti flutuar..nossa. .que sensação boa..,Como me senti em paz..por isso a vontade de ofertar a ele.pode me instruir como fazer?posso por em casa?ponha na encruza.. .muito axé.
Citar
#11 Omo Okanbi 11-04-2018 08:13
Bom dia Sr. César.
Pode sem problemas colocar a Eschu a comida na entrada, pois ele aceita com muito agrado. Obrigado pelo seu comentário.
Citar
#10 Cesar Mello 09-04-2018 23:55
Boa noite a minha dúvida é a seguinte: sou feito de Bara sou axogun e dentro dos meus estudos encontrei a matéria sobre esú ( ELEGUÁ ) as características batem com a da minha pessoa.
A minha dúvida é seu posso colocar uma comida simples na parte interna do meu portão de casa.pois eu não tenho assentamento em casa,fica no meu barracão.
Citar
#9 Omo Okanbi 15-03-2018 09:05
Bom dia Rogério.
Desde já agradeço o seu comentário, mas não faço iniciação em IFA. Obrigado.
Citar
#8 ROGERIO CRISTIANO 12-03-2018 21:12
VOCÊ FAZ INICIAÇÃO PARA IFÁ? QUANTO CUSTA?
Citar
#7 Omo Okanbi 14-11-2016 06:16
Olá Ricardo.
Sem problemas, podes colocar.
Citar
#6 Ricardo 09-11-2016 20:16
Olá minha pergunta é pode colocar dendê epô
Citar
#5 Okanbi 08-05-2015 08:41
Bom dia Carlos.
Desconheço porque não devemos dar cebola a Elleguá. Este Oricha praticamente aceita toda a comida que lhe é entregue, e a cebola como outras comidas são bem aceites. Agora existem muitos Santeiros que dizem, não podes isto, não podes aquilo, etc...mas falam porque ouviram alguém falar, mas não sabem o porque. Sendo assim entrega o que sentires pois os Orichas são simples, complicados são os seres humanos.
Citar
#4 Carlos 13-04-2015 04:42
Por que não devemos dar nada com cebola para Eleguá?
Citar
Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter