Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Alimentação correta

  • Categoria: Textos
  • Publicado em quinta, 01 agosto 2019 10:49
  • Escrito por Sérgio Silveira
  • Visualizações: 2555

Alimentação correta no Reiki

Adotar um estilo de vida saudável tem os seus benefícios óbvios: fomenta a saúde física e melhora o bem-estar mental e espiritual. É também, possível alcançar uma maior consciência de si mesmo.

E dos outros através dum programa de vitalidade e relaxamento. Comer os alimentos adequados, fazer refeições regulares e beber água em quantidade suficiente são alguns dos aspetos mais relevantes que o Reiki aconselha numa vida saudável. As sugestões que apresentamos neste blogue podem ser levadas em conta todos os dias. Deve-se, contudo, consultar um médico antes de se proceder a grandes mudanças no estilo de vida, particularmente se houver um problema de saúde.

 

COMIDA QUE LIMPA

Em geral, deve-se tentar comer tanta comida fresca quanto possível e evitar comida congelada. Há que tentar reduzir, ou eliminar mesmo o consumo de doces ou salgados, de café, chá, Coca-Cola, bebidas açucaradas, fritos, refeições pronto-a-comer e carne vermelha (uma vez por semana é suficiente). Uma dieta variada deve incluir diferentes variedades de fruta e legumes frescos, além de nutrientes importantes como:

Um complexo de hidratos de carbono, fibras de legumes e cereais, tais como, cevada e farelo (a fruta também contem fibras e hidratos de carbono, ainda que em menor quantidade).

Proteínas provenientes frutos secos, ervilhas, lentilhas e legumes. Alguma percentagem de proteínas provenientes de alimentos como ovos, queijo, leite e outros lacticínios..

Para quem come carne: proteínas de carne (incluindo aves de criação e peixe), e devem ser em pequenas quantidades.

Deve-se ingerir um destes produtos, pelo menos uma vez por dia, para uma limpeza e desintoxicação perfeitas: flocos de trigo, pão de trigo ou outros alimentos à base de cereais como milho-miúdo. Devem comer-se tantas saladas e legumes quanto possível.

 

O PODER DE CURA DA ÁGUA

Começar o dia com um copo de água, na qual se deitou o sumo dum limão fresco, ajuda a limpar o organismo. Devem-se beber oito copos de água por dia para uma eliminação eficaz das toxinas acumuladas. Há também que beber pelo menos um copo de água antes e depois dum tratamento de Reiki.

 

PROGRAMA DE VITALIDADE

Adotar um programa para a vitalidade implica vários aspetos: seguir uma dieta saudável e beber muita água, fazer exercício, dormir bem e escovar a pele áspera. Há também quem goste de jejuar um dia por semana ou por mês. Neste caso, não se esqueça de fazer um tratamento diário de Reiki, já que o Reiki fomenta a eliminação de toxinas e ajuda a dormir melhor, a ter um sono mais profundo. Inserir todos estes elementos na nossa vida, mesmo que apenas por uma semana ou duas, trará benefícios.

Quando se pretende começar um programa de vitalidade, particularmente envolve-se uma conduta de profunda alteração em relação ao estilo de vida atual, deve-se escolher uma época do ano que não se tenham de cumprir muitos compromissos sociais ou profissionais. E, claro há que consultar o médico.

 

EXCERCÍCIO E SONO

Deve escolher-se uma forma de exercício apropriada, pratica-la tanto quanto possível ao ar livre e pelo menos durante 20 minutos, três vezes por semana. O Yoga, a meditação e exercícios de relaxamento podem acalmar a mente e reduzir o stress. Convêm ir para a cama à mesma hora e dormir se possível o mesmo numero de horas. Uma auto aplicação de Reiki à noite irá contribuir bastante para um boa noite de sono mais profundo.

 

ESCOVAR A PELE

Deve-se passar uma escova de cerdas (ou um pano ligeiramente áspero) pela pele durante cinco minutos antes do banho, fazendo movimentos longos de baixo para cima, por todo o corpo, em direção ao coração. Escovar a pele estimula a circulação e rejuvenesce o sistema nervoso, já que a pele alberga centenas de terminais nervosos. Removem-se também as células mortas e várias impurezas, mantendo-se os poros abertos e desobstruídos, além de se aumentar a capacidade de eliminação da própria pele. É importante, que cada um tenha a sua proporia escova, não a emprestando a ninguém.

 

SUGESTÕES DE DESINTOXICAÇÃO

Quando se começa a limpar e revitalizar o nosso sistema, a pele pode criar erupções à medida que as toxinas vão sendo expulsas do corpo. Em breve, porém, começará a tornar-se mais lisa e os olhos mais brilhantes. Consegue-se uma desintoxicação rápida se, durante um ou dois dias consecutivos, comer uma peça de fruta ou só legumes, isto claro, sem esquecer os oito copos de água por dia. Só se deve fazer jejum sob supervisão médica.

 

EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO

A maior parte das pessoas não respira em condições ou respira pouco profundamente, a partir do peito ou até só a garganta. Deve-se respirar a partir do abdômen e do diafragma. Se observar um bebé ou uma criança pequena a respirarem, ver-se-á que o fazem naturalmente. A barriga sobe à medida que inspiram e desce quando expiram. É só mais ao longo da vida que adquirimos hábitos errados, uma respiração apressada, como que ansiosa.

 

APRENDER A RESPIRAR

Os cantores aprendem a respirar a partir do abdômen. Respirar a do abdômen proporciona uma sensação de calma, de descontração e pode ser uma excelente forma para recuperar após uns dias de stress. Basta estar de pé com os ombros descontraídos e sentir a respiração subir lentamente a partir do abdômen, ao mesmo tempo sente-se o diafragma e as costelas a ampliarem. Sustém-se a respiração por uns momentos e depois expira-se gradualmente.

 

AROMATERAPIA E MASSAGENS

Aplicar Reiki nos óleos usados na Aromaterapia (antes de iniciar uma sessão desta forma de terapia) ajuda a energia curativa a penetrar neles. Remédios à base de plantas ou flores podem também ser objeto de aplicação de Reiki para intensificar os seus efeitos. No caso da massagem ou do Shiatsu, pode-se aplicar Reiki nas partes do corpo onde se verifica tensão. Alguns Osteopatas e Quiropraticantes também aplicam Reiki as áreas problemáticas.

 

CRISTALOTERAPIA

Crê-se que os cristais são uma fonte de alimentação da energia que se dirige às partes do corpo onde há bloqueios. O Reiki é, por vezes, usado no início dum tratamento de cura pelos cristais para corrigir a causa do problema.

 

MEDITAÇÃO

A meditação visa sobretudo a concentração e a calma. A prática de Reiki é, só por si, uma forma de meditação, sendo muitas as semelhanças entre ambas as formas de descontração. A meditação traz a calma à nossa mente, alivia o corpo e revigora o espírito. Mesmo uma sessão de apenas cinco minutos de manhã, pode ajudar a começar o dia de forma tranquila. Muitas pessoas dizem que, uma vez iniciadas no Reiki, obtêm mais profundidade e mais calma da prática de meditação, sem que para tal tenham de dispensar maior esforço. Um transmissor ou um recetor familiarizado com a meditação, acham perfeitamente natural o período de calma que uma sessão de Reiki proporciona.

 

CONCENTRAÇÃO

Durante a meditação podemos concentrar a nossa atenção num objeto que esteja à nossa frente, como uma vela acesa ou uma flor, ou pura e simplesmente na nossa inspiração e expiração. É melhor escolher algo para nos concentramos, e dedicar a nossa atenção durante o tempo que estiver destinado à nossa meditação. Muitas pessoas acham bom programar um despertador, para poderem concentrar na meditação propriamente dita e não terem de estar preocupadas a pensar no tempo que já passou ou em quanto tempo ainda falta.

 

ELIMINAR OS BLOQUEIOS DE ENERGIA

Fazer meditação durante uma sessão de Reiki pode ajudar a eliminar os bloqueios de energia. Fechar os olhos e concentrar a atenção em determinadas áreas, enquanto se aplica ou recebe Reiki, ajuda a energia do universo a fluir e a canaliza-a para os lugares onde é mais necessária. Pode acontecer que algumas áreas do nosso corpo estejam a absorver pouca energia em comparação com outras. Por vezes, o transmissor ou o recetor sentem calor nas mãos ou numa outra parte do corpo, o que significa que há muita energia a penetrar no recetor. Podem também sentir um formigueiro ou podem até nem sentir nada. Quando se sentem bloqueios, pode imaginar-se que se agarra essa energia bloqueada e consegue-se fazê-la circular por todo o corpo. Isto ajuda a desbloquear essa área e permite a energia voltar a fluir tranquilamente.

 

LIMPAR A MENTE

Antes da meditação pode tentar-se um exercício simples para afastar a mente de pensamentos negativos. Devem pronunciar as palavras que ocorrem à mente e, ao mesmo tempo, rodar a cabeça lentamente para um lado e o outro e sacudir as nossas mãos.

 

 

Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter