Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Limpeza do lar

  • Categoria: Textos
  • Publicado em sábado, 07 fevereiro 2009 09:58
  • Escrito por SGS Portal Nacional
  • Visualizações: 7094

Energias da casa

Consultora Heloisa Sundfeld e o psicoterapeuta Chris Allmeida dão dicas de como harmonizar os ambientes da casa, se desfazendo de objetos que não se utiliza mais.

O início do ano é sempre um bom momento para organizar a casa, fazer uma grande limpeza em todas as cómodas e ainda jogar fora tudo o que não é mais utilizado. “Ter uma casa bonita, bem arrumada, organizada, limpa e totalmente funcional é o que a maioria das pessoas almeja, mas, para isso, devemos aprender a fazer a limpeza dos ambientes, deixando apenas o necessário” conta Heloisa Sundfeld, consultora pessoal da Help Personal Assistant, empresa de consultoria doméstica especializada em resolver questões diárias e rotineiras.

Limpar e organizar a casa é muito importante. Bagunça, sujeira, coisas amontoadas ou objetos quebrados indicam restrição ao fluxo de energia. E excesso de objetos gera sensação de opressão.

O mesmo garante o psicoterapeuta Chris Allmeida, também especialista em Feng Shui, uma arte de harmonização energética chinesa que busca organizar os espaços de um ambiente considerando-o como o corpo humano, em que cada órgão, ou espaço, tem a sua função. 

“Muitas vezes temos objetos em casa que não usamos, como brinquedos, altifalantes de um sistema de som que não temos mais, equipamentos físicos, roupas que não servem, óculos com graduações ultrapassadas, equipamentos de jardim e até acessórios para carro. Tudo isto pode ser doado ou descartado, dependendo do estado de conservação”, conta a consultora pessoal. Já o psicoterapeuta dá uma dica importante para pessoas que têm apegos particularmente afetuosos a esses objetos: 

“Costumo indicar a estas pessoas que fotografem os objetos aos quais elas se apegaram para que, então, se desfaçam deles. As fotos reterão para sempre essas imagens cheias de calor e sentimento e poderão ser armazenadas numa fração do espaço que os próprios objetos ocupavam”, explica Chris Allmeida.

Ao organizar a casa, deve-se dar atenção também às coisas quebradas, já que, segundo Chris Allmeida, as coisas que precisam de conserto drenam a energia dos donos. “Isso se deve ao facto de que, energeticamente falando, tudo o que possui fica sob o manto dos seus cuidados e da sua proteção. Poderá, como lhe parecer conveniente, tentar esquecê-las, mas a sua mente subconsciente mantém-se informada sobre essas coisas, e cada vez que vê um desses objetos, ou um outro que o faça lembrar dele, a sua energia cai”, conta o psicoterapeuta. 

Já para Heloisa Sundfeld, é necessário analisar se é mais interessante consertar ou adquirir um produto novo, levando em consideração a questão económica. “Pense no facto de que consertar as coisas e melhorar a sua casa é um investimento em si mesmo e, se existe alguma coisa que não justifica o aborrecimento de consertar, então livre-se dela e, se for algo realmente necessário, adquira um produto novo”, afirma a consultora.

Um dos principais itens que devem passar por uma limpeza e pelo descarte são os armários da casa, que são os alvos principais da bagunça, já que neles escondem-se o que estava jogado e guarda-se o que não se usa há muito tempo. Heloisa Sundfeld conta o que é importante lembrar na hora de organizar este ambiente: 

“Os armários da sua casa devem estar arrumados de maneira que tudo fique fácil de ser encontrado. O que não é mais usado deve ser descartado para dar lugar a coisas novas. Este é um dos principais serviços que exerço na casa das pessoas, pois apesar de muitos clientes meus não gostarem de bagunça e desorganização, não se conseguem livrar de objetos que não são usados há anos”, finaliza Heloisa.

Outro Item, segundo ela, que precisa de atenção são as caixas, porque, ao mesmo tempo em que elas ajudam na organização, podem atrapalhar, pois muitas vezes ocupam um espaço muito grande e guardam objetos desnecessários. “As caixas devem organizar os objetos e papéis, para facilitar no momento de encontrar alguma coisa, poupando tempo e trazendo melhoria na qualidade de vida. Elas não devem ser usadas para esconder coisas que não sabemos onde guardar, sendo que o melhor, nesse caso, é nos desfazermos da caixa e principalmente do que está dentro”, explica a personal assistant.

Outro erro comum é ter caixas grandes com objetos pequenos ou com uma quantidade reduzida de objetos. O psicoterapeuta explica que elas consomem muito espaço e, na linguagem do baguá do Feng Shui, não é bom ter uma energia de "caixa vazia" concentrada em qualquer lugar da casa. É importante limitar o número de caixas e se certificar de que elas estão sendo usadas de maneira correta e não estão sendo usadas como arquivo morto.

Depois de separar tudo que vai ser mantido na casa e nos armários, vem a segunda parte, que é caracterizada pela opção do que fazer com o que não vai ficar. O melhor, segundo Heloisa, é separar tudo em quatro segmentos: para reciclar, consertar, doar e jogar fora. Depois de tudo separado, é só encaminhar cada segmento para o local mais adequado e sua casa estará arrumada e limpa, com energia e boas vibrações fluindo por toda a casa. “Trate a sua residência da maneira como você quer ser tratado, com muito amor, carinho e cuidados, pois o lar reflete sempre o seu mundo interior, e vice-versa”, conclui Chris Allmeida. 

 

SOBRE OS PROFISSIONAIS  

Heloísa Sundfeld é diretora da Help Personal Assistant, empresa de consultoria doméstica especializada em resolver questões essenciais e rotineiras, como fazer compras no supermercado, arrumar armários, orientar empregados, planejar mudanças e até mesmo organizar jantares. A empresa presta assistência a pessoas da família de executivos que se mudam para determinada cidade a trabalho, acompanhando-as a shoppings, compras, eventos culturais, restaurantes, museus ou, simplesmente, para conhecer a cidade, como também na localização de escolas e local para moradia. Entre os serviços mais procurados, estão o treinamento de empregados; a organização de mudanças, armários e malas para viagens e a realização de pequenos eventos, como jantares especiais, festas de aniversário e outras comemorações, de forma criativa e elegante.

A Help é especializada em serviços de organização na cidade de São Paulo e já registou mais de 10 consultas semanais para a execução dos serviços que oferece. Desde 2003, quando foi oficialmente constituída, a Help tem registado um crescimento anual de 70% no número de solicitações. A expectativa para 2009 é de crescimento ainda maior, com a entrada em novos mercados, como a Região Metropolitana de Campinas, na qual já conta com consultoras exclusivas, além dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

Chris Allmeida é psicoterapeuta, filósofo e escritor. Por mais de uma década, vem atuando exclusivamente como um agente de transformação humana. Após ter passado por formação de seminário católico, prosseguiu seus estudos em psicologia e filosofia na Unesp e Unicamp. Buscou com afinco ferramentas e técnicas que promovessem mudanças efetivas na vida das pessoas, elaborando seu próprio sistema de trabalho. Em 1999, fundou na cidade de Campinas o Instituto Darma, uma entidade holística de aconselhamento e desenvolvimento pessoal. Em 2007, inaugurou a Unidarma, Universidade Livre do Instituto Darma, uma escola voltada para a formação de consultores e terapeutas. Também é o fundador presidente da Fundação Mundo Novo, uma entidade sem fins lucrativos voltada para o despertar da consciência ecológica.

Jovem escritor, conferencista, produtor de diversas mídias de motivação e desenvolvimento pessoal, Chris Allmeida tem tocado no coração das pessoas com sua mensagem de otimismo e paixão pela vida. Entre as técnicas que utiliza em seu trabalho estão a psicoterapia, regressão, relaxamento, reiki, Feng Shui, yoga, numerologia cabalística e tarô, além da coordenação de grupos de motivação e cursos específicos como a Escola da Prosperidade, Curso de Afetividade, grupos de meditação e motivação on-line.

 

 

Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter