Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@centroanastacia.com

Astrologia Cigana

|
Escrito por Anastácia

 

Astrologia Cigana

Tal como outras práticas de adivinhação ciganas, a astrologia cigana foi proibida durante o período de perseguições movidas a este povo. Nesse período, e por alegadas questões de segurança, muitos dos registos escritos existentes foram destruídos, perdendo-se assim grande parte de um conhecimento antigo e precioso. Amedrontados com as perseguições, os ciganos foram gradualmente deixando de lado os seus estudos e práticas, e as suas artes divinatórias ficaram praticamente reduzidas à quiromancia e cartomancia. Só em meados do século XX esses estudos foram retomados e hoje em dia ninguém ousa contestar os conhecimentos por eles reunidos. As ciências antigas voltaram a ser analisadas, e a tradição cigana foi alvo de um renascimento que se manteve até aos nossos dias. Tal como na astrologia ocidental, os ciganos dividem a roda zodiacal em doze signos, tendo cada um deles uma personalidade muito característica, um santo padroeiro, um cigano protetor, uma flor, uma vela, um perfume e um dia de sorte.

 

 

Na astrologia cigana é Punhal

(nascidos a 21 de março a 20 de abril)

O punhal é símbolo de luta e poder, representa honra, êxitos e vitória. Os ciganos utilizavam este objeto para abrir matas, sendo por isso sinónimo de pioneirismo e superação. As pessoas nascidas sob este signo são de temperamento instintivo, coléricos e não controlam os sentimentos. São guerreiros por natureza, têm um elevado sentido de responsabilidade e gosto pela aventura. A sua inquietação natural encontra-se aliada a um espírito dinâmico e ativo. Estão permanentemente com os olhos voltados para o futuro, tentando descobrir o que está para lá de cada montanha e de cada colina. Para estes nativos de Punhal o impossível é algo que não existe, pois vivem movida pela crença inabalável nas suas próprias capacidades. São indivíduos protetores, muito populares em sociedade, e a sua presença é sempre disputada, suscitando grande admiração pela forma corajosa como enfrentam os desafios. O santo padroeiro é São Nicolau, o cigano protetor é o Wladimir do Oriente, a flor o lótus, a vela a vermelha, o perfume a lavanda e o dia de sorte a terça-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Coroa

(nascidos a 21 de abril a 20 de maio)

A coroa está relacionada com o ouro e a nobreza. Simboliza poder, amor puro, força e elegância. Para quem nasceu sob este signo, a estabilidade financeira é fundamental. São pessoas melancólicas por natureza, calmas e obstinadas. Perseverante e refletidas, inspiram confiança, mas revelam por vezes uma certa ingenuidade. A sua sensualidade está em permanente ebulição, valoriza a sinceridade e tem um modo carinhoso de lidar com as outras pessoas. Por outro lado, quando desconfiam de alguém, estão sempre atentas às intenções ocultas e às possíveis traições. A sua capacidade para o trabalho é admirável e aplica-se diligentemente de forma a atingir todos os seus objetivos, mesmo quando todos os outros já desistiram. A sua teimosia pode ser interpretada como orgulho próprio, pois caminhará sempre de cabeça erguida, ostentando a sua “coroa” de glória. Oscilando entre as ideias conservadoras e o vanguardismo, estes nativos não suportam que brinquem com os seus sentimentos. O santo padroeiro é São Jorge, o cigano protetor é Ramiro, a flor o cardo, a vela a amarela, o perfume a rosa e o dia de sorte a sexta-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Candeia

(nascidos a 21 de maio a 20 de junho)

A candeia representa a luz e a verdade, a clareza de ideias e a sabedoria. Nos acampamentos ciganos, as candeias eram usadas para iluminar a noite, para que pudessem dedicar-se à música e às suas artes de adivinhação. Por isso estas pessoas que nascem sob esta influência são atribuídas uma inteligência brilhante, poder de comunicação e gosto pelos estudos e pela pesquisa. São pessoas românticas que nunca desistem de uma conquista. No entanto, não se dão bem com as grandes responsabilidades, porque abominam a rotina e o tédio. São versáteis, imprevisíveis, mas também altamente independentes. Estão sempre à vontade em ambientes estranhos, que aguçam a sua curiosidade e os incentivam a obter novos conhecimentos. Estas pessoas nascidas nesta época são consideradas volúveis, misteriosos e de carácter indecifrável. Em tudo o que fazem os que nascem iluminados pela Candeia, colocam a sua marca. Procuram no dia-a-dia os prazeres subtis, e os seus sentidos são excitados por todo o tipo de fantasias. O santo padroeiro é a Santa Catarina, a cigana protetora é a Clarita, flor a rosa vermelha, a vela de cor cinza, o perfume o floral, o dia de sorte a quarta-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Roda

(nascidos a 21 de junho a 21 de julho)

Estando relacionada com a Lua, devido à sua forma arredondada, este signo cigano está muito ligado às emoções e à sensibilidade. Estas pessoas são pessoas dóceis, inseguras e com uma certa tendência para a nostalgia. Sonhadores incorrigíveis, facilmente se desiludem com os outros e por isso se tornam um pouco pessimistas. São bondosos e estão sempre disponíveis para dar a mão aos amigos e familiares. Têm uma capacidade incrível para acalmar os ânimos em tempo de conflitos ou de crise. Isso atrai as pessoas e faz com que muitas vezes sejam obrigadas a esquecer os seus próprios problemas. Têm uma memória espantosa e nunca esquecem os erros e as alegrias do passado, gravando-os a ferro e fogo e trazendo-os ao presente sempre que podem. Normalmente atraem grandes simpatias, mas também invejas e ciúmes. O seu apego à família é muito forte e procuram muitas vezes refúgio nos seus sonhos e fantasias. Exigem amor e dedicação nas relações a dois, que são geralmente sólidos e duradouros. O santo padroeiro é São Luís Gonzaga, a cigana protetora a Esmeralda, a flor o lírio, a vela a prateada, o perfume a rosa e o dia de sorte a segunda-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Estrela

(nascidos a 22 de julho a 22 de agosto)

A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais que indicam igualdade. Este símbolo é representativo do sucesso e evolução interior. Quem nasce sob este signo é alguém com alto astral, que nasceu para brilhar no firmamento a vida inteira. Vive intensamente cada momento e tem uma apetência muito especial para atrair as outras pessoas com o seu magnetismo. Consegue sempre ótimas oportunidades para chegar onde quer. A sua natureza é enérgica e ambiciosa, cheia de iniciativa e poder de decisão. A simpatia constante, aliada a uma forte intuição, a justiça e a honradez, fazem destas pessoas uma figura bem conhecida. Pelo lado negativo, são demasiados impulsivas e podem tornar-se violenta em situações de conflito verbal, ou quando provocada. Sendo generosos, perdoam facilmente desde que não tentem dominá-los ou humilhá-los. Deixam-se guiar mais pelas emoções do que pela razão, e a sua popularidade faz com que todas as portas lhe sejam abertas com facilidade. O santo padroeiro é São Tiago, a cigana protetora é Yordana dos Ventos, a flor o cravo vermelho, a vela a laranja, o perfume o sândalo e o dia de sorte o domingo.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Sino

(nascidos a 23 de agosto a 22 de setembro)

Nos tempos passados, o sino era usado como relógio, e por isso os ciganos o associaram sempre à exatidão, à pontualidade e à disciplina. As pessoas que nascem sob esta influência são extremamente organizadas e dão-se muito bem com qualquer atividade que exija habilidade e atenção aos detalhes. Move-as um desejo compulsivo de atingir a perfeição em tudo o que fazem, mesmo no plano da espiritualidade. Estão sempre atentos às necessidades e carências do seu próximo e são bastante carinhosos. Tendo um espírito analítico e observador, são capazes de dar bons conselhos, mas dificilmente exprimem os seus sentimentos. Quando por qualquer motivo se sentem rejeitados, tornam-se agressivos e isolam-se do mundo. As suas críticas e opiniões são mordazes e usam a ironia como arma de defesa. Não guardam ressentimentos e depressa esquecem os acontecimentos menos agradáveis. Na vida profissional, traçam metas e objetivos realistas, que estejam ao seu alcance, preferindo não arriscar em altos voos. Embora seja independente, estas pessoas de Sino gostam de interferir na liberdade alheia, o que lhe causam muitos problemas na vivência em família. O santo padroeiro é São Bartolomeu, a cigana protetora é Letícia Dei Oro, a flor a verbena, a vela a violeta, o perfume a gardénia e o dia de sorte a quarta-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Moeda

(nascidos a 23 de setembro a 22 de outubro)

Ao longo dos tempos, a moeda sempre esteve associada ao equilíbrio e à justiça, bem como à riqueza material e espiritual (respetivamente representadas pela cara e pela coroa). Na cultura cigana, quem nasce sob este signo é alguém que vive de amores e sentimentos, com grandes talentos artísticos. É uma pessoa cordial, afetuosa, conciliadora, mas também um pouco indecisa. Os maiores artistas ciganos, conhecidos no mundo pertencem a este signo. É através da arte que realizam os seus sonhos, sendo dotadas de uma criatividade sem limites. Facilmente conquistam e seduzem o sexo oposto, vivendo em permanente alerta amoroso, à procura da paixão ideal. Sentem-se estimuladas quando têm de enfrentar desafios, são fiéis e dedicadas e, quando se apegam a uma pessoa, criam uma dependência quase mórbida. Espalham à sua volta otimismo e bondade, o que os torna muito populares. Procuram nas outras pessoas a beleza e a harmonia, tentando abstrair dos aspetos negativos. Quem nasce com o signo de Moeda é alguém que, mais dia, menos dia, se tornará reconhecida e será valorizada pelos seus dons naturais. O santo padroeiro é São Cosme e São Damião, o cigano protetor é Rugero Malvasquez, a flor a dália, a vela de cor amarela, o perfume a alfazema o dia de sorte a sexta-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Adaga

(nascidos a 23 de outubro a 21 de novembro)

Na tradição cigana, a adaga é entregue ao jovem quando ele sai da adolescência e entra na idade adulta. Por isso este signo é associado às grandes mudanças, e estas pessoas são atribuídos temperamentos forte e enigmático. Procuram aprofundar constantemente o que se passa à sua volta, são misteriosos, de emoções e sentimentos fortes e arrebatados. Os seus instintos são muito vincados, predominando sobre os aspetos da racional idade e da lógica. O orgulho, são excelentes observadores que por vezes tem dificuldade em comunicar as suas ideias. As suas personalidades impõem-se, e quando emitem opiniões fá-lo-ão com a maior segurança e conhecimento de causa, suscitando respeito e admiração. Apresentam-se sempre cercados por uma aura de mistério que os tornam diferentes dos outros nativos. Tentam não revelar a sua vida íntima, evitando expor-se à curiosidade alheia. O seu ciúme e possessividade ofuscam muitas vezes o seu poder de atração e a sua sensualidade. Apaixonam-se com a mesma facilidade que odeiam, são exigentes com os outros, mas não perdoam nada, nem as suas próprias falhas, que jamais consegue esquecer. O santo padroeiro é o santo António, a cigana protetora a Urdela, a flor o crisântemo, a vela de cor vermelha, o perfume a almíscar e o dia de sorte a terça-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Machado

(nascidos a 22 de novembro a 21 de dezembro)

Este objeto é considerado pelos ciganos como o grande destruidor de barreiras e obstáculos criados pela própria natureza. Quem nasce sob esta influência usa a liberdade pessoal como arma de arremesso e de proteção em simultâneo. É uma pessoa aventureira, que não gosta de estar muito tempo no mesmo lugar. O seu pensamento é ágil como o vento e intenso como as tempestades. Tudo para estas pessoas são sinais de alegria e entusiasmo. Apaixonam-se e esquecem com facilidade, são otimistas e independentes e fazem da vida um jogo permanente no qual gosta de arriscar e ganhar. Mas mesmo quando perdem, encaram as suas derrotas como meios de aprendizagem. Precisam de estar em constante movimento para se sentirem felizes. Os seus defeitos mais evidentes são a inconstância e a atração pelos riscos. Sempre envolvidos em novas experiências, estes nativos são demasiados francos e facilmente magoam os outros através das suas acusações diretas. Sendo extrovertidos e inquietos, depressa se tornam populares, até porque a sua curiosidade os leva de encontro a pessoas que não pertencem ao seu meio social ou cultural. O seu modo de pensar e de agir nem sempre é bem compreendido pelos outros, estando por isso sujeita a críticas constantes às quais geralmente não gostam de dar ouvidos e que nem sequer afetam o seu comportamento. O santo padroeiro é Santa Cecília, a cigana protetora é Zoraia, a flor a orquídea, a vela de cor púrpura, o perfume o jasmim e o dia de sorte a quinta-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Ferradura

(nascidos a 22 de dezembro a 20 de janeiro)

Para os ciganos, a ferradura representa o esforço e o trabalho. E ainda um poderoso talismã que atrai a fortuna, a sorte, afastando tudo o que é negativo. Quem nasce sob esta influência é alguém que procura levar uma vida estável, que abdica das fantasias estabelecendo objetivos concretos que tem a certeza de poder atingir. São geralmente pessoas algo melancólicos, introvertidos e muito prudentes. Possuem um forte sentido das responsabilidades e grande dedicação ao trabalho. Não revelam as suas emoções e por isso parecem um ser frio e distante. A sua meta principal é a segurança. Gostam de se movimentar em espaços abertos, desertos, mas cheios de luz. A sua preocupação com o futuro por vezes impede que vivam, tranquilamente o presente. São pessoas que desafiam constantemente os seus próprios limites, na esperança que os outros reconheçam as suas múltiplas capacidades. Guardam dentro de si um potencial de emoções muito forte, e dificilmente conseguem verbalizar os seus sentimentos, que transmitem através de ações e da sua generosidade. O santo padroeiro é São João, a cigana protetora é Rochele de Bréscia, a flor a violeta, a vela de cor azul-claro, o perfume limão e o dia de sorte é sábado.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Taça

(nascidos 21 de janeiro a 19 de fevereiro)

A taça é, entre os ciganos, símbolo de união e recetividade. No casamento cigano, os noivos bebem vinho numa única taça, gesto que representa comunhão eterna. Quem nasce sob esta influência é inteligente, humano, inquieto, original e inovador. Aprecia a sinceridade e vive em função dos outros, acha que todos os seres humanos merecem a sua atenção e dedicação. São pessoas que possuem um temperamento audacioso e humanitário, preocupando-se no seu dia-a-dia com os interesses coletivos. Sabem como se impor e sobressair em sociedade, é anticonvencional e detestam a rotina e o conservadorismo. Estão constantemente à procura de novos ideais, reformulando e renovando, impondo-se pela sua originalidade e criatividade. As novidades fascinam estes nativos, e por isso entram frequentemente em conflito com a família, que por vezes descuram ou abandonam em prol de causas que considera prioritárias. Assume-se como pessoas preocupadas com o futuro da humanidade e tem uma forte vocação humanitária que se manifesta desde a infância. Apenas testando os seus limites, conseguem encontrar a paz e a sua realização pessoal. O santo padroeiro é São Vicente, a cigana protetora é Yajuri, a flor a papoila, a vela de cor azul-marinho, o perfume a canela e o dia de sorte o sábado.

 

 SAIBA MAIS

 

Na astrologia cigana é Capela

(nascidos a 20 de fevereiro a 20 de março)

Para o povo cigano, a capela é, símbolo de fé e da religiosidade. É a casa habitada por Deus, o local onde despertam a força e o amor. As pessoas que nascem nesta data são pessoas sensíveis, leais, justas, sonhadoras e viradas para a espiritualidade. São-lhe atribuídos dons de clarividência e grande intuição para prever os acontecimentos futuros. Naturalmente inclinados para o misticismo, estas pessoas têm grande capacidade de renúncia e espírito de sacrifício. Talvez por ser dotados de muita energia, são exigentes consigo mesmos e vão até aos limites da sua resistência física. A sua saúde passa por altos e baixos, pois quando esgota as suas capacidades entra num estado de apatia total. Por vezes sentem-se perdidos num mundo que consideram excessivamente materialista e cruel, sentindo-se perdidos, e ansiando ter vivido numa outra época. Sonham com os séculos em que o romantismo predominava e anseiam encontrar um amor à moda antiga, arrebatado e estável ao mesmo tempo. Dedicando-se a uma atividade que lhes agradam, mostram empenho e dedicação, jamais deixando de fantasiar, e tentando fazer da sua vida um filme em que possa ser os protagonistas, de preferência a pessoa heroína, romântica e com o dom de tornar os outros mais felizes. O santo padroeiro é São Sérgio, o cigano protetor é Tiziano, a flor o nenúfar, a vela verde, o perfume a glicínia e o dia da sorte a quinta-feira.

 

 SAIBA MAIS

 

 

 
 
 
 
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: