Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Reiki-Wave um projeto em movimento

|
Escrito por Anastácia
reiki wave um projeto em movimento
 

Reiki na água

UMA TÉCNICA DE APOIO AO REIKI

Esta terapia, Reiki-Wave, foi criada em Portugal pelos mestres de Reiki Essencial Sérgio Silveira e Conceição Pereira. Juntamente com a APRE Associação Portuguesa de Reiki Essencial no ano de 2010, demos início a esta nova terapêutica inovadora. Começamos a praticar este novo complemento terapêutico em 2009, e vamos este dia 30 de outubro de 2010 demonstrar publicamente a eficácia desta técnica no Ginásio Body Space na Maia.
 
“A educação do nosso corpo e mente exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Antes de começares a utilizar a energia, aprende a conservá-la.”

 

O que é o Reiki?

O Reiki é um sistema de cura pelas mãos extremamente simples e eficaz. A sua origem é muito antiga e a sua história começou com a origem da humanidade. Reiki significa energia universal da vida e de facto pertence a todos nós. O mentor desta terapia é o sensei Mikao Usui, mestre Japonês que demonstrou a eficácia desta terapia ao mundo. O Reiki equilibra e harmoniza a energia e estimula o nosso sistema imunitário. Trabalha não só ao nível físico, mas também ao nível mental, emocional e espiritual.

O Reiki do ponto de vista do processo corporal energético, determina que a personalidade humana está diretamente ligada à energia. Sendo assim, uma pessoa depressiva está, por exemplo sem alento, enquanto uma pessoa impulsiva dispõe de energia a mais, e quase não se consegue travar. No Reiki a pessoa aprende a controlar a sua energia, a expressar-se através de si mesmo e a deixar a energia fluir pelo seu corpo. É uma terapia orientada para a mente, corpo e o espírito. Uma verdade primordial do Reiki é que o corpo, a mente e o espírito representam um todo. Altera-se uma das três partes, trará inevitavelmente repercussões nas outras partes.

 

Qual é a função da água na nossa vida?

O “H2O”, ou simplesmente água, é um dos principais elementos da natureza humana e da própria terra. As suas características físicas e químicas a tornam um dos elementos naturais mais fascinantes para os estudos científicos, e aplicações empíricas pelas mais diversas formas de vida. Não há dúvidas quanto ao fascínio humano pela água. Várias teorias podem explicá-lo, entre as quais a ideia de que a água é o nosso habitat ancestral, tanto pela ótica da teoria da evolução das espécies (Darwin), quanto pela conceção de que fomos gerados num ambiente líquido, no interior do ventre materno, além do facto da água ser também o nosso elemento constituinte essencial.

O uso da água para revitalizar, manter e restaurar a saúde vêm desde o século XIX através do monge Sebastian Kneipp. Ele acreditava que a doença pode ser curada com a água, para eliminar resíduos do corpo. A água quente é relaxante, faz com que os vasos sanguíneos se dilatam, e remove os resíduos do tecido do corpo. Melhora a eliminação, diminui a inflamação e estimula a circulação sanguínea. Atualmente as atividades aquáticas com fins terapêuticos são utilizadas pelas mais diversas áreas. Educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas reikianos, terapeutas ocupacionais, fisiatras, ortopedistas, reumatologistas, neurologistas, cardiologistas, geriatras, pediatras, endocrinologistas, nutricionistas, psiquiatras e psicólogos já indicam aos seus alunos e pacientes os banhos de imersão e atividades aquáticas como a natação, hidroginástica e hidroterapia. As atividades realizadas no meio líquido podem ter carácter preventivo ou terapêutico.

 

Em que consiste o Reiki na água?

Existem muitas formas de curar as mazelas do corpo humano. O Reiki dispõe de diversas formas de cura, na qual a aplicação do Reiki na água funciona como elemento terapêutico. Sendo assim os muitos efeitos terapêuticos benéficos obtidos com o contacto com a água aquecida (como o relaxamento, analgésico, energético, redução do impacto e da agressão sobre as articulações) são as indicadas para estas doenças patológicas. Reiki-Wave é um modelo de terapia complementar ao Reiki que têm uma abordagem simples e eficiente que consiste essencialmente em orientar e estimular o ser humano, como individuo a relativizar a sua ótica de vida e, especialmente, a visão que têm de si mesmo, de maneira a produzir um estado mais abrangente de consciência. Entre os imensos resultados obtidos pelo Reiki, esta terapia com a água tem como efeitos terapêuticos já comprovados, o aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, aumento energético, relaxamento, atenuação de dores, melhoria na circulação, aumento da memória, bem como incremento na força e resistência muscular da pessoa. Os autores desta terapêutica sustentam ainda que a imersão na água provoca claramente uma redução da carga muscular, permitindo que dessa diminuição resulte uma melhoria no fluxo sanguíneo que em sequência provoca um aumento de estímulos de energia Ki pelo corpo da pessoa. Além disso, a imersão na água facilita a mobilidade articular, relacionada à redução do peso corporal e uma descontração de todo o nosso corpo.

 

Quais são as metas desta Terapia?

Reiki-Wave como terapia pretende libertar-nos das amarras físicas e psíquicas presentes, associadas ao desgaste diário. Também grande parte desta terapêutica, assume como desenvolvimento holístico, que cada uma desta experiência vivenciada é armazenada no corpo energético, e influência a expressão corporal e sensação psíquica. Desta forma diversas sensações, sentimentos antigos, tensões da nossa mente e corpo que nos consomem e criam resistência no nosso corpo, desaparecem em contacto com a água e com o Reiki. Esta resistência, que equivale às experiências negativas armazenadas, dificulta o ser humano na sua evolução. Através do Reiki-Wave a fluidez natural da energia deve voltar a ser incitada e assim solucionar os diversos bloqueios. Com estas técnicas procura resolver determinadas doenças, e estabelecer o conceito de sermos iguais aos outros levando o complexo universo interior a deformar-se, partindo de relações de igualdade com o mundo exterior. A desintegração da nossa consciência interna gera um terreno propício para a vivência de inúmeros distúrbios psicossomáticos, e a doença, ou qualquer outro distúrbio, é apenas o “retrato” da deformação que cada um mantém com o mundo interior.

 

Quais são as doenças que esta terapia resolve?

Nesta terapia, a água serve de mediadora entre a pessoa e o terapeuta, podendo ser utilizada como meio de ligação física e energética. A terapia da água torna-se indicada na medida em que é um meio que permite a libertação das emoções, auxiliando a recuperação de uma grande variedade de doenças. Podemos atenuar dores reumáticas, neurológicas como sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), além de lesões periféricas de nervos, síndromes neurológicas, e pós-operatórios, em geral. Respiratórias como a asma e nas psíquicas como a depressão e neuroses. Esta terapia pode não resolver totalmente a doença, mas pode aumentar a mobilidade e energia no corpo humano, bem como o poder nos músculos, permitindo circulação nos músculos normalmente incapaz de se mover. Tudo isto devido aos movimentos que são exercidos na água com a aplicação do Reiki na pessoa, ajuda a harmonizar o nosso sistema interno energético, e assim restabelecer a função primordial dos músculos danificados pela doença.

 

Contraindicações

Há algumas contraindicações nesta terapia, como feridas infetadas, infeções de pele e gastrointestinais. Alguns processos micóticos e fúngicos severos também requerem afastamento do paciente de ambientes húmidos. Processos infeciosos e inflamatórios agudos da região da face e pescoço, tais como inflamações dentárias, amigdalites, faringites, otites, sinusites e rinites costumam apresentar um quadro complicado após o contacto com a água, por isso devem representar contraindicação. Pacientes com fobia à água devem ter um acompanhamento criterioso, enquanto pacientes com aparelhos de surdez não devem utilizá-lo na piscina.

 

Como é que o tratamento funciona?

Todo o tratamento é supervisionado e orientado por um mestre de Reiki qualificado, e têm lugar numa piscina coberta e aquecida e calma. Além disso, é essencial que a água deva ser à temperatura corporal para um tratamento eficaz. Existem três objetivos principais a realizar com esta terapia e que são:

 

1. Suprime a gravidade, permitindo que o corpo flutue e diminuí a tensão e compressão nos músculos. Isto permite uma maior circulação sanguínea e energética pelo corpo e um relaxamento a todos os músculos;

2. A água serve como canalizador natural para a aplicação do Reiki, em que permite o fluir desta energia tanto pelo corpo como pela mente da pessoa, sem resistências e desconfortos;

3. A resistência ao movimento na água é útil para um suave exercício muscular, que ajuda a libertar toxinas e fazer com que a nossa pele respire.

As pessoas que decidem fazer este tratamento somente precisa de meia hora de tratamento na água quente de uma só vez. Os tratamentos devem ser aplicados com mais frequência, geralmente duas vezes por semana. Não há vestuário especial necessário para o tratamento do Reiki-Wave numa piscina. As pessoas normalmente vão vestidas com uma t-shirt, touca e calções de banho de cor clara. Existe um conjunto de equipamento auxiliar para apoio desta terapêutica que vai ajudar quem deseje ser tratado.

 

Como surgiu esta terapia complementar ao REIKI?

O Reiki-Wave foi desenvolvido e criado pelos mestres de Reiki Essencial Sérgio Silveira e Conceição Pereira que, ao tratar inúmeros pacientes com depressão, ansiedades e stress crónico iniciaram uma série de pesquisas e estudos para conseguirem alcançar uma nova metodologia terapêutica complementar ao Reiki. Sendo o nosso corpo constituído por uma grande percentagem de água nada melhor do que aproveitá-la como meio de otimizar a aplicação de algumas das mais recentes e inovadoras terapias bioenergéticas conhecidas cujo objetivo principal é a manutenção e garantia de uma maior e melhor qualidade de vida promovendo um estado de saúde mais equilibrado. Falamos neste caso da aplicação da terapia Reiki na água. São reconhecidos os benefícios da aplicação regular do Reiki em variadíssimas situações e casos crónicos responsáveis pela instabilidade da saúde do indivíduo. São exemplos disso, diversos casos cientificamente documentados de doenças do foro do sistema nervoso (stress), sistema motor (paralisia) e sistema respiratório (alergias).

Mais recentemente e da responsabilidade destes terapeutas o Reiki foi experimentado na água, sobretudo quando aplicado em pessoas com algumas fobias que revelaram resultados extraordinariamente surpreendentes. Sendo a água um condutor por excelência de energias, os resultados desta terapia são potenciados quando induzida nesse meio.

 

Caso seja Reikiano e deseje progredir mais na sua terapêutica, o Reiki-Wave como técnica complementar vai ajudar a melhorar a sua mente e corpo. Experimenta….
Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição
Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição
Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição Foto sobre o Reiki Wave pelos mestres de reiki Sérgio e Conceição
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários   

#2 Sérgio 20-04-2017 13:00
Boa tarde Sr. Robertson.
Para já não temos nada agendado para o Brasil, no entanto é um assunto a ponderar em breve.
Citar
#1 Robertson Wilson 20-04-2017 08:53
Uma técnica muito boa que eu preciso de aprender. Vocês podem ensinar isso aqui no Brasil?
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: