Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Livro do Itá

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

LIVRO DA SUA CAMINHADA

Quando falo deste tema a muitos religiosos da religião yorubá, ainda verifico estranheza no assunto. Falar do livro do Itá, é claramente mostrar a evolução do religioso na religião, como ainda as obrigações, quais são os orichas da sua consagração, os padrinhos e madrinhas da sua coroação e os seus oddus que saíram na cerimónia.

santeria ou santaria cubana em Portugal

Qualquer iniciado deve ter um livro do itá consigo, e deve ler de tempos a tempos para se recordar do que deve fazer, e quais as obrigações que terá de cumprir. Essa informação deve ser passada pelo seu pai de santo no dia da cerimónia ou consagração do oricha. Depois deve ser explicado, que não deve mostrar isso a qualquer pessoa, pois, é onde está marcado o seu nascimento como religioso, o seu nome de santo na religião e os oddus (caminhos) que estão traçados. Só dessa forma é que o iniciado sabe o que se depara na vida, e como deve proceder.

Se não temos o livro de itá na nossa posse, e nem sabemos o oddu da consagração, então estamos “condenados” a ficar nas mãos do seu padrinho, e caso mude por alguma divergência grave, nada sabe sobre a sua iniciação. Agora devo lembrar, que é responsabilidade do padrinho de ocha a entrega do seu livro do itá, de forma que o iniciado cumpra o que lhe foi dito na coroação. Se não tem o livro na sua posse, aconselho vivamente que peça ao seu padrinho e que seja indicado o seu oddu de “nascimento” de ocha. Se houver algum problema na sua vida, o seu oddu de nascimento ajuda a entender o porquê de isso estar a acontecer.

Senão, caro iniciado está e estará nesta vida a percorrer sem que saiba o que deve fazer em relação aos seus santos. Este é o momento de começar a preparar-se para a responsabilidade de cuidar da sua eleri (cabeça) e dos seus orichas.

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: