Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Não faltam vagas

  • Categoria: Textos
  • Publicado em sexta, 22 maio 2009 09:58
  • Escrito por Sérgio Silveira
  • Visualizações: 7901

Caminho onde não faltam vagas

Sérgio Silveira e Conceição Pereira sempre estiveram ligados ao mundo esotérico e místico, e frequentaram cursos e aulas de Reiki, Tarot e Astrologia.

Hoje, ensinam a prática tanto para quem quer se especializar, como para quem deseja apenas relaxar.  O começo, assim como o de quase todos os profissionais de outros ramos, foi difícil e árduo. Mas depois de anos de trabalho eles conseguiram abrir o seu próprio espaço alternativo na cidade da Maia, e agora são responsáveis por empregar alguns profissionais da área. "Foi em 2001 que conhecemos uma pessoa do ramo e começamos a nos interessar por esse trabalho. A partir daí fomos atrás de uma formação", conta Sérgio Silveira, lembrando que o curso feito na época não foi tão bom assim.  

"Achamos essas pessoas um pouco fracas, não ensinavam o que precisávamos saber, talvez por medo que pudéssemos evoluir mais do que eles. Então decidimos juntar um grupo de amigos e fazer uma viagem até Tavira para que conseguissemos aprender mais", afirma.  

Depois de várias formações - ainda hoje procuramos um bom curso para se aperfeiçoar - Conceição começou a aplicar os conhecimentos adquiridos num pequeno espaço que possuímos. "Com o tempo vimos a necessidade de ter um maior espaço e em 2003, inauguramos o primeiro, que entretanto ficou pequeno e hoje temos a Anastácia Centro de Terapias Alternativas, que é um dos maiores centros da Maia, com 250 m2", garante Sérgio. No novo negócio Conceição ficou responsável pelas aulas e Sérgio pela parte mística e espiritual.

 

Qual deve ser o perfil de uma pessoa que deseja trabalhar com terapias holísticas?

Têm que ser alguém que tenha disciplina, vontade de aprender, identificação com a cultura oriental e que transmita paz e tranquilidade na sua abordagem. 

 

Como é o mercado de trabalho?

É um mercado que vem crescendo dia a dia em Portugal. Lembro que quando começamos existiam muito poucos espaços abertos ao publico, e hoje em dia há cada vez mais quem deseje ter o seu próprio espaço.

 

Então é um mercado aberto para quem está começando?

É uma profissão garantida para os bons profissionais, onde sempre vão ter onde trabalhar. Agora o profissional precisa de se capacitar para estar nele.

 

E como seria essa capacitação?

Têm que fazer cursos, dedicarem-se e estudar sempre. A medicina alternativa têm mais de cinco mil anos de história, por mais que a pessoa estude sempre vai ter algo de novo para aprender. O importante é nunca parar.

 

Os cursos são importantes para essa preparação?

Muito. Apesar de não ser uma profissão regulamentada – para já - o mercado têm algumas "exigências" e a principal é ter alguns cursos. Os profissionais que empregam sabem quais são os cursos e locais bons, se a pessoa não os fez corre o risco de não conseguir entrar. 

 

Como é a remuneração nessa área?

É uma profissão autónoma, não tem um salário fixo. Tem pessoas que tiram 2 mil ou 3 mil euros por mês. Claro quem têm o seu próprio espaço ganha mais.

 

Quais são os tipos de terapias complementares que existem hoje?

São muitas. As mais conhecidas são o Reiki, Acupunctura, Massagens, Consultas de Tarot e de Búzios e Yoga. Têm também a Reflexologia, que trabalha com os pés, tem a Arteterapia, que é o trabalho com argila, que é um atendimento mais individualizado, acontece dentro de consultório com um foco específico.

 

E qual dessas atividades dá mais oportunidades de trabalho?

Com certeza é a Massagem de Relaxamento. Nesta fase, o mercado está muito débil de bons profissionais que façam esse tipo de trabalho. É um caminho onde não faltam vagas.

Para quem quer trabalhar com essas terapias é importante uma visita a Índia, Japão, etc…?

Sim, é onde tudo nasceu e começou. Em Portugal já existem muitos e bons professores, mas lá a pessoa vê como funcionam no dia a dia, mesmo. 

 

Fonte: Entrevista feita por Paulo Granja da revista “Despertar”

 

Comentários   
#1 Rafael Sousa 24-11-2013 20:26
Realmente esta é uma das profissões mais recomendadas para o próximo século.
Citar
Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter