Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Energias Internas

  • Categoria: Textos
  • Publicado em quinta, 01 agosto 2019 17:29
  • Escrito por Sérgio Silveira
  • Visualizações: 2193

Energias Internas

A Força Vital é a Força fundamental que se encontra em todo lugar, permeando todas as coisas, é a energia que conecta e anima tudo.

A Força Vital engloba todas as Energias de Vida assim como as suas diferentes qualidades e funções. Ela é conhecida e estudada por várias culturas e civilizações, sendo vários nomes utilizados para identificá-la. Mas, de uma forma geral, ela é a energia da vida, sendo o seu cultivo, fortalecimento e equilíbrio a base de várias Artes e Ciências Esotéricas.

"A mesma corrente de vida que corre dia e noite em minhas veias, corre através do mundo e dança num pulso ritmado."

Rabindranath Tagore

 

No Japão a palavra Ki identifica todo tipo de energia. O estudo sobre as Energias Vitais no Japão, possui em sua maior parte raízes na Tradicional Medicina Chinesa, sendo depois desenvolvidas as artes e técnicas japonesas. Dentro das Artes e técnicas de fortalecimento e equilíbrio da energia para a manutenção da saúde, encontramos o Shiatsu, o Reiki, o Jin Shin Jitsu, entre outros.

A utilização do Ki, é também encontrada em Artes como o Kendo, Karate e o Aikido. Na China essa energia é chamada de Chi. Na Medicina Taoísta ou Chinesa, o estudo e o equilíbrio do Chi é fundamental para a saúde, sendo desenvolvidas artes e técnicas como a Acupuntura, o Tuina, entre outros. Existem também Artes que auxiliam no equilíbrio e fortalecimento do Chi como o Tai Chi Chuan, Chi Gong, o Kung-Fu, entre outros. Na Índia a Energia Vital é chamada de Prana.

No Ayurveda ou Medicina Indiana, o estudo e o equilíbrio das Correntes de Energia da Vida e das Energias são fundamentais para a saúde e a longevidade, sendo desenvolvidas várias artes e técnicas como a Massagem Ayurvédica, a Marma terapia, entre outros. Existem, também Artes que funcionam no fortalecimento e harmonização dos Pranas como o Yoga, os Pranayamas, entre outros. Em várias das Artes que trabalham a Harmonização da Força da Vida, o trabalho vai além de apenas trabalhar o físico-energético, elas também trabalham para o despertar da consciência e para a integração da pessoa com as forças da natureza e do universo.

 

CULTIVANDO A ENERGIA VITAL

A Energia Vital é absorvida pela pessoa através da respiração, da alimentação e da integração com a natureza. Ao absorvermos essa energia, ela irá circular através de nosso Sistema Energético Subtil, energizando e fortalecendo os Centros Energéticos. Se por algum motivo, a pessoa “perde” a energia vital, o seu sistema enfraquece ou se desequilibra, dando margem para a doença se instalar.

Isso pode também ocorrer se o fluxo de Energia for bloqueado ou estiver em um ritmo irregular. Portanto, para estarmos sempre harmonizados, devemos sempre cultivar a Energia Vital de uma forma saudável, cuidando sempre da manutenção da nossa saúde.

ABAIXO TEMOS ALGUMAS MANEIRAS PARA CUIDARMOS

Alimentação: Através de uma alimentação saudável, balanceada e com alimentos mais ‘in natura', é possível fortalecer e aumentar a Energia Vital, favorecendo os processos de vida. Atividades Físico-Energéticas: É fundamental a prática de atividades físicas e principalmente de Artes e Caminhos que favoreçam a postura, a respiração correta e o fluxo de energia, como o Tai Chi Chuan, o Chi Gong e o Yoga. Respiração e Meditação: Ao praticarmos técnicas de respiração, podemos trabalhar a Energia Vital de uma forma plena. Quando unimos a respiração com a concentração e a meditação, dependendo do objetivo, podemos alcançar um estado de relaxamento profundo, uma limpeza, energização e equilíbrio do sistema energético e o desenvolvimento da Consciência.

Terapias Energéticas: Em certos momentos, torna-se necessário um auxílio externo para a recuperação ou equilíbrio das energias, sendo recomendado a utilização de algum tipo de Terapia Energética, isto é, terapias que trabalhem sobre o fluxo da energia vital, equilibrando e harmonizando o Sistema Subtil, como o Reiki, o Shiatsu, a Massagem Ayurvédica, os Cristais, os Florais entre outros. Quando a Energia Vital circula sem impedimentos através dos canais de energia, ela fortalece os centros físicos e os energéticos, permitindo que os processos naturais da vida sejam manifestados na pessoa através do bem-estar, da saúde e da longevidade. 

 

Comentários   
#1 Sandro 01-08-2019 17:35
Amigo, grande texto sobre as energias internas.
Citar
Comentar


Morada

Rua do Xisto 150 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

Registar na newsletter