Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@centroanastacia.com

Cigano Tiziano

|
Escrito por Anastácia

A cigana no baralho de taro

Na astrologia cigana é Capela

(nascidos a 20 de fevereiro a 20 de março)

Para o povo cigano, a capela é, símbolo de fé e da religiosidade. É a casa habitada por Deus, o local onde despertam a força e o amor. As pessoas que nascem nesta data são pessoas sensíveis, leais, justas, sonhadoras e viradas para a espiritualidade. São-lhe atribuídos dons de clarividência e grande intuição para prever os acontecimentos futuros. Naturalmente inclinados para o misticismo, estas pessoas têm grande capacidade de renúncia e espírito de sacrifício. Talvez por ser dotados de muita energia, são exigentes consigo mesmos e vão até aos limites da sua resistência física. A sua saúde passa por altos e baixos, pois quando esgota as suas capacidades entra num estado de apatia total.

Por vezes sentem-se perdidos num mundo que consideram excessivamente materialista e cruel, sentindo-se perdidos, e ansiando ter vivido numa outra época. Sonham com os séculos em que o romantismo predominava e anseiam encontrar um amor à moda antiga, arrebatado e estável ao mesmo tempo. Dedicando-se a uma atividade que lhes agradam, mostram empenho e dedicação, jamais deixando de fantasiar, e tentando fazer da sua vida um filme em que possa ser os protagonistas, de preferência a pessoa heroína, romântica e com o dom de tornar os outros mais felizes. O santo padroeiro é São Sérgio, o cigano protetor é Tiziano, a flor o nenúfar, a vela verde, o perfume a glicínia e o dia da sorte a quinta-feira.

 

Cigano Tiziano

As histórias contadas sobre o cigano Tiziano referem-se sempre à luta e ao sacrifício. Nasceu na Saxónia ou Saxe em alemão, estado livre da Alemanha, no leste do país na capital Dresden (Dresda). Viajou para a República Checa e para Turíngia. Filho mais novo de nove irmãos, sempre lutou para ser reconhecido e aceite pelos demais. Teve uma vida de lutas e sacrifícios para conseguir o que mais ambicionava, que era uma família e estabilidade financeira. Enfrentou uma época de ganancia e corrupção que levou a pensar em imigrar. Foi convencido pela mulher a ficar e arranjar um negócio que gostava. Aprendeu a arte de restauro e começou a reparar objetos e peças antigas. Pela sua arte das mãos, conseguiu rapidamente uma posição de destaque. Tudo o que fazia, saia bem feito e perfeito, e a sua arte foi cobiçada pelos outros. O cigano Tiziano, cresceu em fama e proveito, mas sempre mostrou uma atitude humilde e sincera junto dos demais. Teve muitas deceções com os outros, pois acreditava nas palavras e promessas. Viveu junto da família, mas dedicou-se muito tempo a meditar e aperfeiçoar na arte antiga de restauro. Quando morreu deixou a sua família com estabilidade e vieram muitas pessoas de muitos locais para prestar a última homenagem.

 

Oração ao cigano Tiziano

“Glorioso cigano Tiziano, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos. Fortificai a minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto, e assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja”.

 

 

 
 
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: