Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@centroanastacia.com

Cigana Zoraia

|
Escrito por Anastácia

A cigana no baralho de taro

Na astrologia cigana é Machado

(nascidos a 22 de novembro a 21 de dezembro)

Este objeto é considerado pelos ciganos como o grande destruidor de barreiras e obstáculos criados pela própria natureza. Quem nasce sob esta influência usa a liberdade pessoal como arma de arremesso e de proteção em simultâneo. É uma pessoa aventureira, que não gosta de estar muito tempo no mesmo lugar. O seu pensamento é ágil como o vento e intenso como as tempestades. Tudo para estas pessoas são sinais de alegria e entusiasmo. Apaixonam-se e esquecem com facilidade, são otimistas e independentes e fazem da vida um jogo permanente no qual gosta de arriscar e ganhar. Mas mesmo quando perdem, encaram as suas derrotas como meios de aprendizagem. Precisam de estar em constante movimento para se sentirem felizes.

Os seus defeitos mais evidentes são a inconstância e a atração pelos riscos. Sempre envolvidos em novas experiências, estes nativos são demasiados francos e facilmente magoam os outros através das suas acusações diretas. Sendo extrovertidos e inquietos, depressa se tornam populares, até porque a sua curiosidade os leva de encontro a pessoas que não pertencem ao seu meio social ou cultural. O seu modo de pensar e de agir nem sempre é bem compreendido pelos outros, estando por isso sujeita a críticas constantes às quais geralmente não gostam de dar ouvidos e que nem sequer afetam o seu comportamento. O santo padroeiro é Santa Cecília, a cigana protetora é Zoraia, a flor a orquídea, a vela de cor púrpura, o perfume o jasmim e o dia de sorte a quinta-feira.

 

Cigana Zoraia

A cigana Zoraia é um espírito de luz que protege os caminhos daqueles que nasceram sobre a sua alçada. Sabe-se que a sua vida apesar de curta foi muito bem vivida, a sua caravana passou e conheceu muitos locais e pessoas, a sua dança fascinava quem a visse dançar com os seus vestidos e lenços coloridos e muito ricos em detalhes, apesar da sua inocência por onde passava encantava os homens, mas tinha um grande amor Wladimir. Ela dançava ao som do seu violino e mesmo sendo um amor proibido aos seus olhos se entrelaçavam e os seus corações batiam apaixonados, loucos para viver intensamente esse sentimento avassalador que as vezes sufocava dentro do peito. Mas essa paixão despertava inveja como a promessa do seu casamento com o Rei cigano. Ele era o chefe do clã onde Wladimir pertencia, e Vladimir era o braço direito do Rei. O Reiki cigano sabia dos sentimentos da cigana Zoraia pelo cigano Vladimir, mas queria muito casar-se com Zoraia que era o seu verdadeiro amor. Por isso Wladimir e Zoraya sofriam calados por não poderem viver a sua história, sendo assim numa bela noite de lua cheia numa das suas viagens de caravela, o mar calmo e sereno, embalado apenas pelo som dos violinos e castanholas no meio da música que faziam as suas saias rodarem velozmente um som estranho invade a caravela destruindo toda a sua alegria e encanto. Som de tiros e explosões assustaram a cigana que tentou refúgio, acabando por cair ao mar. O Rei e Vladimir ao ver Zoraia cair ao mar, atiraram para a salvar e acabaram por todos morrer.

 

Oração a cigana Zoraia

“Salve, cigana Zoraia, Mãe da misericórdia, vida, doçura e esperança. A vós que a vida criou amarguras e deceções, trazendo lagrimas e choros. No entanto a vossa alegria contagiava todos aqueles que conviveram contigo, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai Jesus. Rogai por nós, cigana Zoraia para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.

 

 

 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: