Omo Elleguás

Características dos omo Eleguás (filhos de Elleguá)

Os filhos de Elegguá são inteligentes e hábeis, mas um pouco escrupulosos. São faladores e podem vender até o impossível se lhes deixarem falar. São mulherengos e muitas vezes pouco caseiros, pois gostam da rua.

Inclinam-se para a corrupção, a noite, as intrigas políticas, o que lhes garante o êxito na vida. Agora escrevo a minha opinião sobre os filhos de Eleguá. Para mim são pessoas de grandes rasgos na vida, são umas eternas crianças pois gostam de criar partidas aos outros. São muito divertidos, e não gostam que os provoquem, pois ficam muito irritados e não deixam que nada lhes passe por cima. 

Cada vez que ouço falar de uma filha (o) de Elleguá, vêm dizer que são um pouco enganadores e provocadores, mas isso nem sempre é verdade. Temos que saber nos dirigir aos filhos de Eleguá, pois são pessoas muito corretas quando se comprometem em fazer algo pelos outros. Justiceiros e fortes nas suas personalidades, acabam sempre por vencer a deles. Pessoas com cara de poucos amigos, mas tratam de maneira correta as coisas reais.

Nestas tendências de personalidades há que saber que somos filhos do Orichá, mas que somos diferentes do Oricha regente. Existe uma pequena tendência de comportamentos e energética, mas não iguais. Tudo isto, para dizer que uma coisa é a personalidade do filho de Elleguá e outra é o Oricha Elleguá. Esse equilíbrio demora muitos anos a refazer, mas entre o Orichá regente e a nossa mãe regente há um equilíbrio. Igual também é o caminho da Oricha Regente (feminino) em que tenderá a trazer energia suficiente para que possamos aplicar nas nossas vidas quotidianas. 

Como sabemos o Oricha regente (Pai) e mãe de Santo (Oricha feminino), fazem o equilíbrio para que os seus filhos possam caminhar melhor na vida. Os Orichas estão neste mundo para ajudar a elevar a nossa evolução espiritual, e também para ajudar a manter a Mãe Terra em bom estado.

Se Elleguá é enganoso, então os seus filhos terão a capacidade de não se deixarem ser enganados. Quando estas coisas sucedem aos seus filhos em que deixamos que nos coloquem armadilhas, o próprio Oricha Elleguá nos dá essas lições para que possamos aprender. Porque ele não quer que se façam armadilhas aos seus filhos, por isso mais cedo ou mais tarde quem aplicou acaba por ter a sua vida também numa armadilha. Aqui vem a capacidade de reconhecer quem nos faz armadilhas ou tenta-nos enganar, pois essa é uma das características dos filhos de Elleguá. 

Agora, como Oricha de cabeça em seu caminho é malandro, supostamente também o terei de ser? Isso não é verdade, pois aqui vêm a destreza de conhecer a energia que emana do Oricha. Se é negativa, então devemos tornar essa energia positiva .Como então se conhece? Saber com claridade quando há maldade, saber reconhece-lo. Ajudar aquelas pessoas que nos chegam pedindo ajuda, quando alguém fez trabalhos sujos na vida deles, e ajudar a destruir esses trabalhos.

No ser humano temos o alfa/ómega, o positivo/negativo, o começo ou fim. Agora há que saber manejar estes conceitos, sejam carnais ou espirituais. Quantas vezes os Patakis nos falam de coisas más que os Orichás fizeram, para fazer compreender o porque que devemos viver nesta terra. Dão-nos exemplos de coisas negativas para não repetirmos o mesmo, e que devemos caminhar direito sem ter que repetir uma e outra vez. Porém, fizemos o Santo para que essas energias se ativem diretamente sobre a nossas coroas, para que se concentre em geral na nossa existência de viver. Dai quando falarmos de filhos de Elleguá devemos ter atenção ao seguinte:

 

Elleguá = Enganador, não deixar que te façam armadilhas e te enganem. Desta forma o Orichá trabalha numa forma de te proteger contra as armadilhas feitas por vivos ou mortos.

Elleguá = Inquieto, para poder mover energias ligeiras em qualquer assunto ou momento. 

Elleguá = Resmungão, às vezes é bom utilizar as zangas para poder chegar às pessoas e abrir caminhos. Esta forma de pensar é um dos únicos Orichás que consegue mexer e desbloquear as energias, pois consegue mexer e agitar as pessoas com as suas reações tempestuosas.

Elleguá = Travesso, muitas vezes este comportamento provêm para que possamos reconhecer os seus filhos, através das travessuras. 

Elleguá = Charlatão, quantas vezes podemos reconhecer pessoas charlatães? Mas se tens esta energia de Elleguá conhecerás quando estás perto de uma.

 

Há que reconhecer que cada pessoa leva consigo o seu próprio e pessoal Ori, e se o Ori diz não, nada se move em seu redor. Agora, depende de que energias tu mesmo estás manifestando, através da tua própria energia. Depois destas energias próprias que são tuas, deves reconhecer a energia que emana do teu Oricha titular. Agora, sabes que o caminho do teu Elleguá é complicado, tens que caminhar com cuidado. Não deves dizer mal, senão recebes em seguida, deves de ser decisivo e guardar o suficiente para os momentos mais difíceis da vida, e estar atento aquelas pessoas que se aproximam para fazerem mal. 

O resto das coisas deixa-se nas mãos do nosso Orichá, para que se faça justiça. Conhecer o caminho de um dos nossos Orichás muitas vezes ajuda a compreender perfeitamente o porque e para que estamos na terra. O que vem a fazer na verdade com as nossas vidas, aqui está a chave irmãos e irmãs de Santo. Quando o consiguirem saber, poderão compreender muitos fatores que têm atuado ou realizado no nosso dia a dia.

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei duvidas.