Mão de Ifá

Mão de Ifá

Existem casas de Santo que colocam mão de Orunla aos seus afilhados sem antes passarem por Ocha, mas preciso de aclarar as ideias de quem faz, pois, estão incorretos. Pois, assim estão em falta com o vosso Anjo da Guarda.

O mais adequado é primeiro fazer Santo (Kariocha) e depois Ifá. Tem de ter a aprovação do seu Anjo da Guarda antes de fazer mão de Orunla, mas isso é da responsabilidade dos seus Padrinhos. Claro que está é a minha opinião, mas certamente muitos Santeiros pensam assim. Ouvimos muitas vezes dizer por Babalowos que é Orula quem determina quem vai receber mão de Ifa, e Orunla diz quem pode passar nesta terra sem coroar Santo, mas deve receber os seus Santos lavados. Total mentira, mais uma vez.

Ser Santero ou Olorichá devemos ter a responsabilidade de dizer as coisas certas, devemos ter o respeito e fazer um honesto trabalho a muitos Oluos, mas vamos ser claros. Primeiro devemos coroar o nosso Anjo da Guarda, e deixar que os restantes Santos falem para dar os seus conselhos no nosso Itá. Caso os Santos aconselhem que este iniciado no futuro mereça receber a mão de Ifa, pois, Ifá é sabedoria, então faremos o que nos é dito. A parte disto, somente se lava o Santo e vai para Ifá assim, não tendo uma cerimónia de Santo, porque não a viveu. Como é que o Anjo da Guarda da pessoa vai presenciar a cerimónia de Ifá?

Ademais, se como babalowo marcas uma cerimónia de quatro patas a uma pessoa, não o podes fazer, pois, o teu Santo ainda não comeu, e se não comeu terás de procurar ajuda de outro Santero. Complicado, não? Muitas vezes os homens querem passar a Ifá por capricho ou vaidade, e isso não pode ser. Primeiro faça o seu Santo, e se no seu Itá sair para fazer, então faça. Então, entenda que nunca devemos fazer algo somente porque queremos mas, porque eles (os Santos) o querem.

 

Okanbi

Com a bênção dos meus Orichas, Aggayú e Yemanjá.

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.