Oricha Ibeyis

Como ajudar os Egguns

O morto tem de ser mantido feliz e satisfeito, e temos que respeitar tanto como aos santos. Se estivermos atentos aos nossos antepassados, criamos um dos alicerces mais firmes da religião africana. As almas dos mortos não devem comer dentro de casa, e as suas ofertas são colocadas no pátio, mais longe da casa e de preferência num local limpo e protegido.

Oferecemos água fresca (omi tuto) pão (akara) bebidas (oti) e alimentos cozinhados sem sal. Os mortos devem comer antes de Elegua, separados dos Orichas e antes de todas as cerimónias de Osha. Primeiro temos de conhecê-los e pedir permissão para tudo que vamos fazer. No dia 2 de novembro será oferecido as almas, pratos de milho e de arroz e acendemos nove velas para os egguns. Está cerimónia é em representação de todas as almas dos defuntos. Está confirmado através de Ocha e Ifá que as almas dos nossos antepassados que não reencarnam estão presentes na nossa vida, e estes seres influenciam bastante tanto como positivo, como negativo a nossa vida e podem ajudar a superar obstáculos.

Comida para os mortos

Para dar Eyebale (sangue) aos mortos tem diferentes maneiras de fazer, mas a maneira mais correta é numa telha - a cerimónia é refletida no oddu Meyi Oyekun e Ogbesa.

Eyebale na telha

Para essa cerimónia, recolhemos uma telha de barro em que pintamos em nove cores na parte de trás da telha. Dizemos a seguinte oração:

"ATENA EGGUN OBINI"

"ATENA EGGUN OKUNI"

A cerimónia da oferenda continua com a oferta de coco ao Eggun, segue a comida colocada no chão na frente da telha e começa a moyugbar aos Egguns dizendo que oferecemos. Depois de terminar a moyugba rezar o seguinte canto:

ORITE: Omo Alawo Yale fieddenu, agufao, agufao.

REFRÃO: Omo Alawo Yale fieddenu, agufao, agufao.

(Repita três vezes. Deixando o Oriaté sempre cantar pela primeira vez. O coro repete o que diz o Oriaté).

Oriaté: Oro.

REFRÃO: Eggun.

Oriaté: Oro.

REFRÃO: Eggun.

Espero ter vindo ajudar a compreender os nossos egguns e protetores ancestrais.

 

Saudações irmãos

Okanbi

Morada

Rua do Xisto, n.º 150 . 4475-509 Maia . Portugal
Tel: 965 763 788
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: De 2.º a Sábado das 10:00h às 19:30h

Livro de Reclamações