Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Bem vindo ao site dos Orichas

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

O mundo dos Orichas

CONHEÇA E PERCEBA ESTA RELIGIÃO AFRICANA

Este blog foi criado com o objetivo de clarificar o que é a Santeria Cubana ao público Português. Muito se fala de Santeria, mas poucos realmente sabem do que se trata. Neste website mostro as diversas linhagens que existem nesta religião, sem, no entanto, em entrar em todos os pormenores. Como sabe, muita desta religião foi passada de pai para filho, sempre de forma oral, e desta forma perdeu-se muita informação durante os últimos séculos. Sendo assim os textos que aqui coloco serão somente do ponto de vista, e da minha ilé de Ocha (casa de santo) que pertenço. Sabemos nós que alguns estudiosos e Oriatés desejam sempre mostrar que são eles os sabedores desta religião, mas lembro sempre que nenhum Oloricha, Santero, Oriaté ou Babalawo possui a sabedoria total, e sendo assim não devemos falar em verdades “absolutas”.

Aqui neste espaço vamos debater temas e falar abertamente sobre o que é a Santeria, as suas crenças, os seus Orichas e a sua forma de pensar. Passa por desmistificar tabus e crenças que o público, em geral, têm sobre a esta religião Yorubá. Desta forma vamos esclarecer aos estudiosos e crentes que a Santeria não passa de uma evolução espiritual real e assente em princípios históricos, e com bases religiosas muito fortes, sobre a caminhada do ser humano na terra. Trata-se de sensibilizar o público, em geral, o que se sabe sobre esta religião. Quando falamos da Santaria, cremos saber do que se trata, se acreditamos em DEUS, e de que forma fazemos esta adoração. Também conhecida como “Regra de Ocha” e foi atribuída uma imagem quase sempre negativa, por parte de certas pessoas. Talvez, por pertencer a outras religiões ou grupos religiosos ou seitas, se sentiram com a autoridade moral de fazer certos comentários, afirmações, criticas e ataques com a maior maldade, sem saber absolutamente nada desta bela religião.

Acredito eu que esses crentes porque se sentem defraudados, enganados ou confundidos pela sua religião e, porque chegaram a conclusão de que aquela a qual eles dedicarão toda a sua vida, está cheia de erros e enganos e maldade. Por isso se quer aprender mais sobre esta bela religião, então lê os textos colocados aqui neste blogue, e desfruta do conhecimento adquirido durante muitos séculos por este povo.

 
 
Desde já o meu obrigado,
Okanbi / Omo Algallú.
 

ÚLTIMOS TEXTOS PUBLICADOS

Santos africanos

 

Pai de Santo na religião

Data: 16-07-2018

Escrito por: Omo Okanbi

Hoje em dia tenho vindo a constatar o crescimento de diversas religiões africanas, pelo mundo. Esta nova necessidade de adaptar uma “nova fé” ao cristianismo já não é recente. Desde os últimos milénios o ser humano tem a necessidade de misturar novas formas de fé. Eu mesmo tive a necessidade de procurar respostas, noutras religiões, de forma a obter conhecimento sobre o que desejava.

 

Data: 10-07-2018

Escrito por: Omo Okanbi

Tenho vindo a constatar nos últimos anos em Portugal, que muitas das casas de santos, tem uma forma errada de ensinar e divulgar a religião yorubá. Têm chegado relatos constantes de iniciados que foram “raspados” na Umbanda e Candomblé, e quando confrontados se sabem os oddus, ou se tem os seus orichas consigo, sou informado que não sabem e que os santos estão na casa do Padrinho. 

Iniciado na religião

 

Livro do Itá

Data: 25-06-2018

Escrito por: Omo Okanbi

Hoje vou falar das diversas práticas religiosas que passa um iniciado na religião yorubá, chamado de Iyawó. Na ilé de santo que fui iniciado, compreendi que os rituais têm como objetivo o despoletar e o desligar de hábitos, atitudes erradas por parte do iniciado. Todos os rituais são uma forma de limpar o mau ashé (energia) que retemos durante a nossa vida. 

 

 

 

Data: 20-06-2018

Escrito por: Omo Okanbi

Quando falo deste tema a muitos religiosos da religião yorubá, ainda verifico estranheza no assunto. Falar do livro do Itá, é claramente mostrar a evolução do religioso na religião, como ainda as obrigações, quais são os orichas da sua consagração, os padrinhos e madrinhas da sua coroação e os seus oddus que saíram na cerimónia.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários   

0 #3 Olga maria 22-08-2017 23:27
Gostei do site principalmente o de Santeria cubana
Citar
0 #2 Omo Okanbi 05-06-2017 12:54
Obrigado pelo seu comentário sobre o blog e espero que tenha acesso à informação que precise. Atté.
Citar
0 #1 António Boedo 05-06-2017 12:33
Bênção ao estudioso desta religião, por ter um blogue de santaria tão completo. Além de falar da santaria, explica a umbanda e candonblé e as suas diferenças. Por tudo isso o meu axé.
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: