Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@centroanastacia.com

Terapias Corporais

|
Escrito por Anastácia

terapias corporais na anastacia
 
O Shiatsu, as Massagens Terapêuticas, Fisioterapia, Reflexologia, Do-in, Ayurvédica, Bioenergética, são técnicas usadas para problemas de saúde, stress, insónia, dores em geral, relaxamentos. É através do toque que podemos reequilibrar o paciente com a sua capacidade autónoma de cura e o prazer de viver melhor com ele mesmo, e com tudo ao seu redor. 

SHIATSU


É uma massagem de toque, e de pressão, assim como o Do-in (automassagem), podemos através do toque reequilibrar o nível de endorfinas do paciente e reativar o prazer de viver. O Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético. Usualmente é definido como uma "massagem" oriental, mas é muito mais do que isso. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuadas, fundamentalmente, pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, corrigindo disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde e tratando doenças específicas. Entre os diversos benefícios que o SHIATSU apresenta para o organismo, poderão destacar-se: ·         

Flexibiliza a pele;         

Melhora do sistema circulatório;         

Flexibiliza o sistema muscular;       

Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo;         

Facilita as funções do sistema digestivo;         

Melhora o controlo do sistema endócrino;       

Regula as funções do sistema nervoso.   

 

O SHIATSU é, de facto, usado por profissionais de saúde para curar doenças, normalmente em combinação com outras terapias orientais. Para curar doenças, porém, o SHIATSU isolado é uma técnica limitada. É de maior utilidade para elevar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças.    

É verdade que o SHIATSU alivia dores no corpo e resolve pequenos distúrbios orgânicos, mas o seu grande potencial está em tornar o paciente consciente do seu próprio "corpo". E o "corpo" não é apenas o corpo físico, armazenando igualmente emoções e sentimentos, refletindo também o nosso estado emocional.    

 

MASSAGEM TERAPÊUTICA


As Massagens terapêuticas são um tipo de massagem mais dedicada a cura de traumas ou lesões físicas no corpo da pessoa. Recomenda-se o uso das massagens terapêuticas em casos de dores musculares, moinhas, dores relacionadas com posições incorretas e em certos casos de recuperação pós-operatório. Numa sessão de massagem terapêutica utilizam-se manobras relacionadas com a massagem relaxante, com o objetivo de relaxar os músculos na zona afetada, diminuindo, ou até eliminando completamente a dor. As manobras utilizadas na Massagem Terapêutica são auxiliadas com o uso de parafina, de óleos e cremes terapêuticos, de origem natural auxiliando assim o tratamento com uso de massagens. O número de sessões necessárias depende principalmente do estado em que o paciente se sente ao longo do período de tratamento.    

 

REFLEXOLOGIA


A Reflexologia é um método terapêutico que utiliza técnicas de pressão ou massagem em área e pontos reflexos, designadamente nos pés. Baseia-se no princípio de que as áreas reflexas estão relacionadas ou correspondem as várias partes do corpo. Todos os órgãos estão dispostos, nomeadamente, nos pés segundo o mesmo padrão do organismo formando um microcosmo dele. Estimulando essas áreas e pontos específicos, vai-se atuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento e, por consequência, a saúde geral do corpo. Os reflexologistas também trabalham com pontos de Acupunctura e de Acupressão, mas apenas com aqueles existentes nos pés. A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés embora também possa ser feita nas mãos, que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina natural complementar. É uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte porque depende bastante da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre este e o beneficiário.   

A massagem reflexa dos pés, praticada na Reflexologia, não deve ser confundida com a massagem básica só aos pés ou com a massagem do corpo de uma maneira geral. É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. A doença é o resultado direto dos pensamentos e ações da pessoa. A mente é extraordinariamente poderosa e afeta todas as células do corpo, provocando a ocorrência de mudanças químicas. 

Assim, emoções negativas como a ansiedade, desgosto, medo e preocupação, largamente disseminadas na sociedade moderna, terão repercussões negativas na saúde. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a Reflexologia atua aos níveis fisiológico, psicológico e espiritual. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: