Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Ocana Ellila (1-12)

ODDÚ: 

OKANA ELLILA ( 1 - 12 )

 

O REFRÃO DIZ:

“Não apagues fogos com choros de água. Vêm grandes pressões físicas.”

 

OS ORISHAS QUE TE ACONSELHAM SÃO:

Elegguá, Eggun ,Changó ,Ozun Obbatala, Oddua, Ochún, Oyá. 


GENERALIDADES:

Cuidado com acontecimentos que o rodeiam e inclusivamente de um irmão que lhe deseja mal. Há uma mulher que é mais forte que você e deseja criar complicações ao seu negócio. Terá problemas por seduzir uma mulher alheia. Há uma viagem onde se cruza o mar. O homem por muitas mulheres que tenha na sua vida, sempre irá parar aos braços de sua legítima mulher ou esposa. No homem há dores nos genitais por hidrólises ou hérnia escrotal. Você assiste um espírito de grande luz. O homem deve cuidar-se no ato sexual para que a mulher não lhe morda o pénis, já que o deixará impotente. Não entre em montes porque corre o risco de ser mordido por uma serpente. Não visite reuniões de espiritismo, apesar de gostar de trabalhar no espiritismo. A mulher pensa abandonar o seu marido que é maior de idade do que ela, não deve fazer porque andará de um lado para outro sem estabilidade. 
web site de santeria cubana
Se a mulher está doente dos seios ou do ventre, haverá intervenção cirúrgica, deve limpar-se com duas abóboras pequenas. Em osogbo marca-se guerras constantes, a pessoa é encolhida, desconfiada, e no final de sua vida vive só. A pessoa é forte, dominante, e inteligente, inspira respeito. Há riscos de doenças que o levam à tumba. De fracasso em fracasso por ser uma pessoa conflituosa, é uma pessoa de sangue e com uma atitude agressiva pelo qual não é bem aceite. Quer ser tão vivo que perde oportunidades, porque é tão falador que avisa os seus inimigos o que vai fazer e estes brincam mais adiante consigo. Sempre está com uma atitude de ataque e crê que sabe tudo e não sabe nada. Desta forma ganha bruxarias por inveja ou por vingança e tem um inimigo que vive com ele. Tem muitos atrasos e armadilhas montadas, é uma pessoa que se acalora muito rápido e pode cometer loucuras, é uma pessoa que gosta ir atrás das mulheres, mas no final sempre termina nos braços da sua esposa. Não levante pesos e cuide da sua saúde porque aqui as doenças saem de repente e quase sempre são mortais.


RECOMENDAÇÕES:

Faça um amuleto para afastar a má sorte, afaste-se das contrariedades e das desconfianças, trate de não discutir com as outras pessoas, evite os acidentes, tenha cuidado com as mordeduras de animais, não seja violento para não ir para a prisão, não levante a mão a outras pessoas, não guarde nada de nada porque se é algo ilegal você carregará a culpa, seja respeitador com a sua companheira (o) para evitar tragédias por infidelidade ou maus tratos, deve ter cuidado com um inimigo alto e forte que quer destrui-lo, há êxito no campo ligado à agricultura, faça os seus trabalhos bem para que ganhe um posto de importância.

Você tem o seu inimigo dentro de sua casa e compartilha com ele a sua companhia e pode ser um familiar, você passa muitas coisas por querer discutir e teimar, falando por bem chega o fim de todos os seus males, tenha cuidado com quedas, não parta à primeira, há gente que diz que tudo o que você faz é mau, não trate mal os demais porque um deles será a sua salvação, tenha cuidado com a sua infidelidade e da sua companhia, tem muitos inimigos atrás de si, mas vencerá a todos, tenha paciência que o seu inimigo acabará por ficar só, não colha pau para guerrear e não discuta com as autoridades.


DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Problemas por excesso de gorduras ingeridas, tumores, furúnculos, diarreias, fluxo branco, fibromas, hérnia escrotal, falta de memória, problemas menstruais, problemas no estômago e ventre, dores nos órgãos genitais, cancro do útero, problemas nos seios, derrame cerebral, enfartes, problemas nas pernas.


PROIBIÇÕES:

Não recolha ervas no monte, não ingira bebidas alcoólicas em demasia, não coma quiabo, abóbora, pavão, enguias, não entre em casas vazias.

 

 


Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Ocana Ellioco (1-2)

ODDÚ: 

OKANA EYIOCO ( 1 - 2 )

 

O REFRÃO DIZ:

“A flecha que vais atirar, assegura-te que está bem dirigida, porque ela pode regressar e te matar.”


TRADUÇÃO EM YORUBÁ:

Na Ofa eyiti neyin bekele che lagbata eyiti wa, jolowo nibili na dara enika nitori on le ni wa obirin pada sodo ba li emi neyin. 

 
COMO UTILIZAR O REFRÃO: 

web site de santeria cubanaOs que nos diz este refrão é que antes de atuar não o faças de cabeça no ar, que estejas seguro do que vais fazer. Não deves fazer nada sem pensares, de contrário isto pode-te trazer consequências negativas à tua vida das quais não podes desfazer. Cuidado e coloca as tuas prioridades em ordem. 

 

REZA DO ODÚN: 

“Odede ti bogbo Orisa lowo eyin Odun. Se daju eyini ise-aje ati ipa-ona beko-lai dide, sodo temi oluso. Ren-lo, lowo temi ipa-ona oro sise jamba. Aisan ati bogbo nipa eyini lagbara ru-soko temi emi oran. “

TRADUÇÃO: 

Ochosi, e todos os Orichás que falam neste Odun, fazer e estar seguro que a bruxaria e maldições nunca cheguem a minha vida. Afastar da minha vida a doença, bruxaria e tudo aquilo de negativo que perturbe o meu espírito. 

 

OS ORISHAS QUE TE ACONSELHAM SÃO:

Elewua, Ochosi, Oduduwa, Oti, Obatalá, Changó, Ochumare, Inle Algallú e Egun. 

 
GENERALIDADES:

A pessoa que tenha em seu Ita, em Elewua o seu Orisa titular ou numa consulta, esta pessoa pode ser filho de Elewua, Ochosi, Oduduwa ou Obatala. Podemos aplicar a este Odun muita da essência do odú Okana Tonti Okana. Este Oddu está no limbo, eles não sabem e nem estão preparados, e não sabem como racionar nas suas esferas futuras (novo rumo ou novo caminho). Custará muito tempo e trabalho para que eles se preparem e encontrem-se com eles mesmos, sobretudo chegar a mudar tudo aquilo que é negativo. É uma pessoa empreendedora, e que é o primeiro a fazer as coisas, não imita nada, é intuitivo e tem a capacidade de criar o seu próprio mundo, não emita nada e se o faz, então modifica tudo. É uma pessoa que faz grandes esforços na vida e vais triunfar nisso, também é sensível e calculador. Tem grande capacidade para a aprendizagem. É um bom trabalhador, lutador, bom comerciante ou vendedor. É uma pessoa que vence pela palavra e se caracteriza por manter a sua posição, se faz algo então faz bem ou se não, não faz nada. É uma pessoa que luta por fazer coisas funcionais, mas sem problemas adapta-se às circunstâncias. É uma pessoa analítica que gosta de caminhar sobre bases seguras inspirado na superação e que não se deixa abater facilmente nem se minimiza.


RECOMENDAÇÕES:

Faça um amuleto para afastar a má sorte, afaste-se das contrariedades e das desconfianças, trate de não discutir com as outras pessoas, evite os acidentes, tenha cuidado com as mordeduras de animais, não seja violento para não ir para a prisão, não levante a mão a outras pessoas, não guarde nada de nada porque se é algo ilegal você carregará a culpa, seja respeitador com a sua companheira (o) para evitar tragédias por infidelidade ou maus tratos, deve evitar um inimigo alto e forte que quer destrui-lo, há êxito no campo ligado à agricultura, faça os seus trabalhos bem para que ganhe um posto de importância.
Trate de não ser uma pessoa mal agradecida, evite fazer as coisas mal feitas, não se meta em problemas alheios, a sua vida vai fazer um desajuste se não atender as suas coisas devidamente, controle o seu carácter que é muito forte e decidido, alguém quer sempre mete-lo em contos e ditos, evite a justiça, não empurre nada e ninguém porque pode ocasionar a morte, deve querer muito a sua companheira, deite fora tudo aquilo que possa prejudicar, pela sua postura o seu anjo da guarda têm as costas viradas, você é despreocupado com as coisas de sua casa, atenda aos mortos já que aqui predominam muito os fenómenos.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Doenças no corpo produzidas por discussões, hipertensão arterial, dores ligeiras no ventre, coluna torta, intoxicações, infecções na garganta, tumores nos intestinos, cólicas estomacais e renais por problemas nos mesmos.

 

PROIBIÇÕES:

Não salte buracos, não visite amigos mortos no cemitério, evite o excesso de bebidas alcoólicas e a abundante condimentação, não coma banana, grãos de milho e sementes de sésamo, não mate camaleões.

 

 

 

Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Ocana Iroso (1-4)

ODDÚ: 

OKANA IROZO ( 1 - 4 )

 

O REFRÃO DIZ:

“Revolução no corpo, hemorragia na boca, nariz e ano. Ao povoado onde fores, faz o que vires.”


OS ORISHAS QUE TE ACONSELHAM SÃO:

O morto, Algallú, Shangó, Elegbara, Jegguá, Oyá, Yemayá, Obatalá

 

GENERALIDADES:

web site de santeria cubanaA mulher não deve abandonar o seu marido já que há infidelidade da parte dela. Também deve ter cuidado para não ficar incapacitada por queimaduras ou quedas. Há roubo de pertencentes ou propriedades. Há problemas oculares por queimaduras. Limpe o seu negócio para que ande bem. O homem solteiro casará com uma mulher ligeiramente delgada e o seu primeiro filho será varão e o qual deve cuidar para que não ande por maus caminhos. Deve fazer os sacrifícios porque os seus inimigos serão mais fortes e você será mais débil economicamente. A mulher será pretendida por dois homens e corre o risco de não seleccionar o homem correcto. Há uma armadilha num objecto que lhe deram para guardar. Há uma difícil situação económica que olókun pode ajudar a superar. Nunca entre em primeiro numa casa ou na sua habitação. Numa viagem descobrirá algo importante. Há parasitas ou lombrigas intestinais. Conhecerá o sofrimento mas não morrerá por isso. Há vitórias de guerra, pequenos caminhos por andar, tranquilidade, paz, prosperidade e muitas viagens. A chave está nos sacrifícios múltiplos e sistemáticos a Eshu já que aqui as divindades o depreciam. 

Não aceite que lhe dêem tabaco porque ali vêm uma bruxaria. Os pais da mulher pensam que o homem da sua filha não é o indicado e têm razão. Faça sacrifícios antes de cruzar o mar. Não deixe que vivam pessoas desconhecidas em sua casa. Não faça trabalhos ilícitos com outra pessoa porque carregará a culpa. A pessoa é boa de coração mas um pouco louca. Assinala-se uma maldição. À terra que for, faça o que vir lá. Olhe por onde caminha porque os seus inimigos o querem derrubar por algo que você disse. Há algo que está fazendo e que não deve. A sua mulher pode adoecer.
Fala-se da diminuição da percepção das coisas, passam-se várias coisas mas a pessoa não as vê ou não sabe o que é. Isto leva a uma perda total da sua posição, há um buraco por onde se evaporou tudo o que tinha e porque o permitiu. 3-4 perda de dinheiro, 5-4 perda de saúde, 6-4 perdida de negócio ou emprego, 7-4 perda de relacionamentos amorosos, 8-4 perda emotiva que pode levar à loucura. Tiram coisas ou o roubam à pessoa e todavia não o sabe. Abra os olhos e verá que bem caminha.


RECOMENDAÇÕES:

Fala-se de uma herança ou que vai receber algum dinheiro, evite armadilhas em papeis, em seu mundo há enganos, intranquilidade, hipócrisia, inveja, falsidades, ciúmes, e averigúe de quem para que se afaste deles, há um doente na família, não confie os seus segredos, pense claro para que não se sinta como na prisão ou desesperado, tem vizinhos intrometidos, tenha cuidado com a corrente eléctrica e as velas, não se vista igual a ninguém. 


DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Epidemias, problemas menstruais, problemas no parto, problemas oculares, cegueira, falta de memória, problemas de coluna por quedas ou queimaduras, parasitas intestinais, erupções da pele.


PROIBIÇÕES:

Não cruze buracos, não mate lombrigas, não acenda fogueiras, não olhe o sol directamente, não aceite tabaco de prenda porque vem com bruxaria, não transporte facas, não coma banana, maçãs, pimentos, uvas vermelhas, mamão, carneiro, galo, não beba vinho tinto, não use roupas de desenhos ovais, não se sente em cadeiras sem fundo.

 

 


Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Ocana Marunla (1-14)

ODDÚ: 

OKANA MARUNLA ( 1 - 14 )

 

O REFRÃO DIZ:

“No negativo, tens que procurar o positivo.”

 

OS ORISHAS QUE TE ACONSELHAM SÃO:

O morto, Algallú, Shangó, Elegbara, Jegguá, Oyá, Yemayá, Obatalá


GENERALIDADES:

Faça os ebbós para que as pessoas deste mundo não o olhem com desprezo e o respeitem. Você é vidente ou adivinho. Há uma disputa por uma propriedade que tirou. Deve realizar sacrifícios sistematicamente a Eshu. Levantarão um falso testemunho que lhe ocasionará problemas na justiça. Há um filho que será muito malcriado. Não comente os seus segredos e intimidades. Receberá um ataque iminente de bruxas que o afetaram a você e aos seus filhos, dêem de comer às mesmas no lixo com um coelho, uma galinha, oito ovos, grãos de diferentes tipos, óleo de palma e tecido branco (o sacrifício de Ieamí Oshoronga). Há quem queira usurpar a sua posição. Faça sacrifício a Eshu para que recupere algo que perdeu. Aqui os homens são muito mulherengos. Se tem empregados ou ajudantes, cuide-se por que um deles lhe pode provocar uma falta de consideração. Se é religioso não consulte depois das seis da tarde. A mulher tem vários amantes. Não seja escravo dos caprichos de outra pessoa. Tem tendência de cair em jogos e vícios. Há enganos através de assinatura de documentos. Há uma criança que está mal do cérebro e é mudo. É possível que queira mudar-se para outro lado para melhorar a sua vida. Há viagens que cruzam o mar e em varias ocasiões. Há uma mulher que trata de obter um homem sem se importar como o consegue. Há instabilidade matrimonial.
web site de santeria cubana
Há que fazer missas aos defuntos e obras aos santos. Pode estar a fugir de uma pessoa que o procura. Cuidado para não ir preso, dê de comer a Shangó. Há uma pessoa que pensa em ir roubar a um lugar e se não fizer ebbó irá preso ou o matarão.
Fala Egun. Evite uma mulher de cor muito alegre e divertida que têm um defeito físico. Cuidado com o seu filho e um falso testemunho. Andam atrás da sua filha três inimigos. Fala-se de perdas e de retrocessos na vida, de perda da casa. Os santos o reclamam. A pessoa tem duas mulheres, e uma está grávida. Você anda à procura da sua mulher, e ela procura-o. A morte anda atrás de si, e por isso você anda sempre triste. Faz tratos com o gato, estes sempre o arranham. Fala de espiritismo e o seu anjo da guarda não quer, não há quem o prejudique. Aqui, Egun e Osayin fizeram um pacto para salvar a okana-marunla. Aqui foi onde Eleguá comera etú para livrar as pessoas dos arayes. Você quer vingar-se de uma pessoa. Dominante e impulsivo. A ansiedade, o medo, a angústia, a depressão que às vezes o acompanham, só o conduzem a estados psicóticos de esquizofrenia. Fala-se de chantagens e roubos, problemas no sangue e na pele. Deve evitar golpes na cabeça por perda de memória. Há instabilidade matrimonial e está propenso a sofrer de doenças venéreas. Deve ter cuidado quando se banha no mar é que pode morrer afogado. Deve respeitar todas as religiões e nunca fazer nada contra os Orichás.

 

RECOMENDAÇÕES:

Se em sua casa há uma criança que está sempre a chorar, dê qualquer coisa mas não o maltrate. Se um velho lhe oferecer uma oportunidade de comprar a lotaria, aceite comprar com ele. Para estar bem, deve abrir e fechar três vezes a sua porta da rua e uma vez por semana abra a chave da água. Faça um amuleto para afastar a má sorte, afaste-se das contrariedades e das desconfianças, trate de não discutir com as outras pessoas, cuidado com os acidentes, tenha cuidado com as mordeduras de animais, não seja violento para não ir para a prisão, não levante a mão a outras pessoas, não guarde nada de nada porque se é algo ilegal você carregará a culpa, seja respeitador com a sua companheira (o) para evitar tragédias por infidelidade ou maus tratos, deve ter cuidado com um inimigo alto e forte que quer destrui-lo, há êxito no campo ligado à agricultura, faça os seus trabalhos bem para que ganhe um posto de importância.

Quando se incomoda sobe o sangue a cabeça e pode causar um derrame, cumpra as oferendas aos santos, há gente que pensa ser antipática, há muito contos e ditos e inveja, há inimigos que se reúnem para lhe fazerem muito mal, evite um lugar que visita porque vão lhe faltar ao respeito, tem muitos entraves no seu caminho, há um emprego grande mas também há muitos contrariedades que lutam pelo mesmo, o homem deve cuidar se tiver relações com uma senhora que lhe trará muitos problemas, tenha cuidado com uma desconsideração, cuidado com uma armadilha numa herança ou dinheiro.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Perda de memória, esquizofrenia, gangrena, mudez, cegueira ou falta de visão, esterilidade na mulher, tensão arterial alta e baixa, descontrolo menstrual, erupções na pele, hemoglobina baixa, cancro e doenças digestivas.

 

PROIBIÇÕES:

Não coma goiaba (guanábanas) nem cocos, não coma galo, farinha e quiabo. Não deixe cair água da chuva em cima de si.

 

 



Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

oddu de ocana

ODDú: 

( 1 - 1 ) OKANA MEJI

 

O REFRÃO DIZ:

“Por um começa, e por um termina. Se não há bom não há mal.” (para que o mundo seja mundo, deve existir o bom e o mau).

 

OS ORISHAS QUE FALAM NESTE ODúN:

O morto, algallú, shangó, elegbará, jegguá, oyá, yemayá, obatalá.

 

GENERALIDADES:

Se escasseia de coisas materiais ou comidas. Se pensa em fazer uma viagem deve fazer um ebbó antes, para que tudo lhe sai bem. Há um êxito, algo que só espera uma confirmação para vir e onde aguarda o êxito, mas deve fazer ebbó já que há obstáculos que impedem que receba o título ou cargo de importância. Corre o risco de ser vítima de uma tempestade ou relâmpago. Se fala de um membro da família que já é defunto e não lhe deram um enterro final. Há uma mulher, membro da família com problemas para ter filhos. A mulher abandona o seu marido e o anjo da guarda do homem não autorizou essa união. Não consuma os animais de sacrifícios porque perde a sua validade. O homem é mulherengo e a mulher gosta muitos de homens. 

Não vá para lugares onde não lhe tenham convidado porque passará uma vergonha ou uma agressão física. Há que dar de comer a Shangó, um galo e quiabo. Há risco de roubo de propriedades. Evite muito répteis. Este odu envolve a morte, falta de coragem, disputa de heranças, coisas encadeadas ou contagiosas, contrariedades, tragédias, desobediências, amarrações com bruxaria, drogas lícitas e ilícitas. Se fala de uma pessoa vingativa e matreira. Deve atender aos mortos. Se fala de maldições. Há inconformidades e ambições. A mulher enamora um homem casado e criam-se problemas por isso. Os mortos fazem armadilhas aos vivos. Há quem diga que é uma pessoa louca. Não deixe que o utilizem. Não gaste o seu dinheiro por gosto. Há guerras entre famílias por causa da religião. Evite uma operação, por doença numa perna. Há uma viagem que proporcionará uma fortuna. Há notícias de uma morte repentina de três pessoas. Quando sair não diga nunca a onde vai, ou diga o contrário. Há um problema que se converterá em bem. Preste muita atenção o que diz esta letra, e ainda que venha em ire, há que fazer um ebbó. O conversador morre pela sua própria língua. Uma má sombra de um morto que lhe guarda rancor e persegue. Cuidado com os convites porque vai passar um grande susto. Há que limpar a casa e dar de comer à porta da mesma. Há que fazer uma missa aos defuntos.

 

web site de santeria cubana em portugal RECOMENDAÇÕES:


Há que fazer Yoko Ocha. Há que atender aos mortos, colocar água da chuva e água de garrafa. Cuidar dos rins. Conformar-se com o que tem. Não queira mais do que pode ter. Evitar operações no ventre e na bexiga. Deformidade física, doenças contagiosas, dormência na coluna vertebral, dormência no estômago, problemas renais, hipertensão arterial, derrame cerebral, impotência sexual, dores nas pernas e braços. Cuide da impotência, e da operação ao ventre ou aparelho urinário. Fala egún. Anuncia a morte de três pessoas de repente. Trabalha em trabalhos fortes, por isso doem-lhe os braços. Representa a corda, rogações, doenças, as pedras porosas para filtrar a água, os cães, os coiotes, a vesícula biliar, o processo de cicatrização de feridas. A palavra humana apareceu sobre a terra. Nascem os trilhos. 
Aqui, os homens não reconhecem o bem que lhes fazem, o santeiro tão pouco. Okana-meji é quando Shangó se converteu em ocanini com elegbará. Este odún assegura-lhe a invulnerabilidade contra as bruxarias, pintando okana-meji numa folha de batata-doce (malanga), e deita-se água de forma a que lhe caiam nas mãos, lavando-as, e deixando secar a folha, coloca-se aos jimáguas e depois faz-se pó para soprar na porta. Aqui, perdoam-se as faltas. Aqui a pessoa é mal-agradecida, altamente invejosa e orgulhosa, crê que tem tudo na vida, e que tudo tem que ser feito como eles creem, mas perdem pela sua má cabeça. Para que um sacerdote filho de este oddun viva por muitos anos, deve procurar um filho de shangó sábio para que lhe prepare sabonetes de folha de seiva com o cérebro de qualquer animal.  Aqui é onde os mortos fazem armadilhas aos vivos. Este odún é onde ifá escolhe os seus sacerdotes. É um odún de descontento e arrogância. Odún de traição, tudo o que a pessoa tenha, deve de estar muito claro, porque em menos do que fazer desaparecer um galo, se volta a osogbo e fica-se sem nada. Quando sai este oddun, todos os sacrifícios materiais fazem-se em dobro.

Saindo este oddun, se a pessoa é pálida ou de pele branca, deve perguntar pelo parentesco, porque algo pode estar a faltar, se isso não se faz, o perigo de morte prematura é muito real. Não há maneira dessa pessoa, especialmente se é baixa, prosperar na vida. No entanto, se a pessoa é de pele morena ou alta, deve ser filho verdadeiro de okana-meji que seguramente confronta um grande estado de fortuna. Pode ter um cargo de governo ou na vida ser um grande sacerdote de shangó ou vidente. A pessoa não pode usar embustes ou ambivalências. Por isso, os pálidos ou baixos tratariam de enganar e atraiçoar. Os filhos de okana-meji têm que cruzar muitas dificuldades na vida, antes de ver os seus sonhos realizados. Se é mulher, ela enamora um homem comprometido, e por ali pode vir a justiça. Quando okana-meji assiste alguém, o faz de coração. 

Mas se numa agressão é provocado, irreparavelmente destrói. Os filhos de okana-meji são perseverantes e perdoam. É a finalização do que construiu, não é destruidor, mas se provoca, o seu final autodestrói-se. Torna-se uma pessoa soberba e pouco analítica, irreflexiva e egoísta. Ao avançar é capaz de destruir tudo o que construiu para não deixar nada, nem sequer uma herança. A mesma pessoa provoca o seu fim sem se importar com o esforço que fez por construir, e isto relaciona-se com tudo, abandona amizades, não valoriza a sua família nem o emprego, ainda que se arrependa em seguida, coisa que nunca o dirá por não dar o braço a torcer.

 

PROIBIÇÕES:

Não se come feijão de cor e nem grãos negros, não ingere bebidas alcoólicas, não se come carne crua ou semi crua, não tenha gatos em casa. Evitar comer bananas e qualquer coisa que seja vermelha. Evitar dores de estômago. Não deve molhar-se com água da chuva. Não pode comer carne de rés, nem galo, nem feijão-vermelho ou pretas.
 

 


Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 


 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Ocana Merindiloggun (1-16)

ODDÚ: 

OKANA MERINDILOGGUN ( 1 - 16 )

 

O REFRÃO DIZ:

“Ele que ressuscitou dos mortos e está entre os vivos.” 

 

OS ORISHAS QUE TE ACONSELHAM SÃO:

O morto, Algallú, Shangó, Elegbara, Jegguá, Oyá, Yemayá, Obatalá

 

GENERALIDADES:

Se está construindo uma casa esta ficará parada por algum tempo. A mulher já perdeu filhos (aborto) e pode perder mais alguns. Faça ebbó para que não perca a sua saúde e a prosperidade. O homem por suas andanças na vida é possível que tenha um filho de outra mulher. Seu filho ou filha passará por três grandes provas onde correrá perigo, sairá vitorioso sem sacrificar para Eshu, Shangó e Oggún. A mulher grávida tem que fazer paraldo. Há uma pessoa que crê que sabe muito e em verdade não sabe nada. Há lágrimas por sofrimentos. Cuidado com as escorregadelas porque lesiona-se numa perna ou num braço. Em este Oddu é que o Santeiro ou Babalawo presente, tem 16 dias antes de morrer, tempo em que deve efectuar todos os preparativos para a sua viagem. Este é um Oddu de amor e alegria, de graça e doçura, mas igual ao choro e à tristeza. A pessoa tende a ser orgulhoso, vaidoso e crê-se superior aos demais. Não use roupa rota ou de cor negra. Há separação no web site de santeria cubanacasamento (união) por falta de atenção e preocupação. Há um filho do qual todos duvidam de sua paternidade. Dê de comer ao dinheiro. Escute música relaxante para acalmar os seus nervos. Não salte buracos. O homem gosta e procura mulheres menores que ele e as pessoas riem-se ou falam disso. Há uma pessoa que está louca. Deve ser mais maduro(a). 

Você crê à sua maneira e sempre está procurando algum tipo de a divinhação, o que lhe trás contrariedades. O homem não deve maltratar as mulheres. Fala-se de loucuras transitórias que o podem levar a cometer atos perigosos. Há vezes que a pessoa quando fala roça os dentes com raiva e chora de impotência. Há bons augúrios numa viagem. Há risco no homem de impotência sexual ou da próstata, na cintura para baixo. Não realize atos sexuais parado porque a sua vida se abrandará. Há lutas por obtenção de bens materiais. A mulher enamora de três pessoas. Você é culpável de tudo o que está passando. Não cobice o que não é seu porque se atrasa e a outra pessoa adiante. Se tens um filho cuide de que não se caia porque pode ficar coxo. Sentem calafrios. Não enamore a mulher de um amigo porque este o quererá envenenar por vingança. Aqui se recebe todo o que se deseja na vida. A pessoa é emotiva, pelo que cega o raciocínio. Se torna irónico, hipócrita e incrédulo. 

Vai da alegria ao choro e vice-versa. Seu orgulho e vaidade são tais que pensam que todos o merecem e que é insubstituível. É uma pessoa que se auto elogia e se crê superior aos demais, o que provoca ao seu redor das outras pessoas hipócrita e nojo. Há armadilhas no mundo contra ele e vice-versa. As pernas são o seu ponto débil, pode sofrer de varizes, úlceras e até paralisia dos membros inferiores. Deve cuidar se tiver relações sexuais com menores de idade, é onde inclusivamente poderia ter um filho e não iria saber. Nascem os ruídos nos ouvidos e a força nas mãos e nos dentes. Aqui até os mortos o roubam a sua sorte.

 

RECOMENDAÇÕES:

Faça um amuleto para afastar a má sorte, afaste-se das contrariedades e das desconfianças, trate de não discutir com as outras pessoas, cuide-se dos acidentes, tenha cuidado com as mordeduras de animais, não seja violento para não ir para a prisão, não levante a mão a outras pessoas, não guarde nada de nada porque se é algo ilegal você carregará a culpa, seja considerado com a sua companheira (o) para evitar tragédias por infidelidade ou mau trato, deve cuidar-se de um inimigo alto e forte que quer destrui-lo, há êxito no campo ligado a agricultura, faça os seus trabalhos bem para que ganhe um posto de importância. Tenha cuidado com as quedas caídas ou escorregadelas já que se pode lesionar nas manos ou nas pernas, você tem muitas contrariedades na sua vida pela sua forma de ser, trate de ter uma só companheira e não ande com facas, tenha cuidado que irá a um lugar onde se criará uma tragédia, cuide-se de problemas com as pessoas gordas, evite chorar por tudo o que se passe.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Loucura, cansaço por falta de vitaminas, perda de memória, problemas com os ouvidos como surdez ou ruídos estranhos, problemas nos pulmões como pneumonia e escorbuto, problemas no estômago, fraturas nos braços, virola, impotência sexual, paralisia da cintura para baixo, úlceras nas pernas.

 

PROIBIÇÕES:

Não brinque ou pise ovos, não se come farinha de milho, galinha de cor, feijões, banana, galinhas, veados, não se matam formigas.

 

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

 

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.