Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Eyioco Okana (2-1)

ODDU: 

ELLIOKO OKANA ( 2 - 1 )

 

O REFRÃO DE ESTE ODUN DIZ:

“Ofa abure - flechas entre irmãos. Hoje seu irmão é seu inimigo.” 

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 

Ochosí, elegbará, los jimaguas, ogún, oshún, inle, olokún, obatalá, egún.

 

REZO DESTE ODÚN: 

Eyioco ten temiche moniguoloco telaroso temuran temitiche mono guoloco.

 

ESSÊNCIA DE ESTE ODÚN:

1 - bruxo-todo o que tenha que ver com bruxarias e feitiçarias 
2 - justiça (tribunais, polícia, advogados, etc)


GENERALIDADES:

Há quem o digam que é uma pessoa louca. Não deixe que o utilizem. Não gaste o seu dinheiro por gosto. Há guerras entre famílias por causa da religião. Cuide-se de uma operação por doença numa perna. Há uma viagem que proporciona fortuna. Há notícias de uma morte repentina de três pessoas. Quando sair não diga nunca a onde vai ou diga o contrário. Há um problema que se converterá num bem. Preste muita atenção o que diz esta letra, e ainda que venha em ire, há que fazer um ebbó. O conversador morre pela sua própria língua. Uma má sombra de um morto que lhe guarda rancor persegue-lhe. Cuidado com os convites porque vai passar um grande susto. Há que limpar a casa e dar de comer a porta da mesma. Há que fazer uma missa aos defuntos. Se escasseia as coisas materiais ou comidas. Se pensa em realizar um viagem deve fazer um ebbó antes para que tudo lhe sai bem. Há um êxito (algo que só espera uma confirmação) para vir e onde aguarda o êxito mas deve fazer ebbó já que há obstáculos que impedem que receba o título ou cargo de importância. Corre o risco de ser vítima de uma tempestade ou relâmpago. Se fala de um membro da família que já é defunto e não lhe deram um enterro final.

Há uma mulher membro da família com problemas para ter filhos. A mulher abandona o seu marido e o anjo da guarda do homem não autorizou essa união. Não consuma os animais de sacrifícios porque perde a sua validade. O homem é mulherengo e a mulher gosta muitos de homens. Não vá para lugares onde não lhe tenham convidado porque passará uma vergonha ou uma agressão física. Há que dar de comer a Shangó galo e quiabo. Há risco de roubo de propriedades. Cuide-se muito de répteis. Este odu envolve a morte, falta de coragem, disputa de heranças, coisas encadeadas ou contagiosas, contrariedades, tragédias, desobediências, amarrações com bruxaria, drogas lícitas e ilícitas. Se fala de uma pessoa vingativa e matreira. Deve atender aos mortos. Se fala de maldições. Há inconformidades e ambições. A mulher enamora um homem casado e se criam problemas. 

Os mortos fazem armadilhas aos vivos. É a finalização do que construiu, não é destruidor mas se provoca o seu final, se auto destrói. Se torna uma pessoa soberba e pouco analítica, irreflexiva e egoísta. Ao avançar é capaz de destruir tudo o que construiu para não deixar nada, nem sequer uma herança. A mesma pessoa provoca o seu fim sem importar-se do esforço que fez por construir, e isto se relaciona com tudo, abandona amizades, não valoriza a sua família nem o emprego, ainda que se arrependa em seguida, coisa que nunca o dirá por não dar o seu braço a torcer.

 

web site de santeria cubana em portugal RECOMENDAÇÕES: 


Fazer ebbó rápido, colocar os colares e se os tem de refrescá-los. Não enganar o marido. Veja o que come fora de casa. Se tem algo seu emprestado ou penhorado deve recuperá-lo. Os seus problemas provam mais que tudo do seu carácter tão caprichoso. Se for para o campo, faça ebbó lá (é muito bom). Uma pedra na sua casa, vai trazer iré. Alguém o engana. A sua felicidade depende da sua própria administração e do que saiba apaziguar o seu carácter. Não permita que ninguém renegue na sua casa. Não conte os seus sonhos. Não discuta e nem levante a mão a ninguém pelo seu próprio bem. 

Não odeie e nem recrimine os teus irmãos. Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue ou maldiga na sua casa e não permita que outros o façam. Deve atender os seus defuntos com luz água e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que se mude da sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém na sua casa porque entra criada e fica dona, cuide-se das pernas, tenha cuidado com pessoas que só querem saber como vive, se vive fora da lei o entregam a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, cuide-se de um familiar que lhe deseja mal. Faça um amuleto para afastar a má sorte, afaste-se das contrariedades e das desconfianças, trate de não discutir com as outras pessoas, cuide-se dos acidentes, tenha cuidado com as mordeduras de animais, não seja violento para não ir para a prisão, não levante a mão a outras pessoas, não guarde nada de nada porque se é algo ilegal, carregará a culpa, seja considerado com a sua companheira (o) para evitar tragédias por infidelidade ou mau trato, deve cuidar-se de um inimigo alto e forte que quer destrui-lo, há êxito no campo ligado a agricultura, faça os seus trabalhos bem para que ganhe um posto de importância.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODU:


Deformidade física, doenças contagiosas, dependia de drogas (medicamentos), problemas de brônquios, dormência na coluna vertebral, problemas de audição, dores no estômago, problemas renais, hipertensão arterial, derrame cerebral, impotência sexual, dores nas pernas e braços.

 

PROIBIÇÕES:


Não se come feijão de cor e nem grãos negros, não se ingere bebidas alcoólicas, não se come carne crua ou semicrua, não tenha gatos em casa. Não tenha coisas de gesso em casa, porque trazem-lhe má sorte. Não empreste as suas coisas, porque tenderá problemas ao reclamá-lo. 


PATAKI:

Havia uma pessoa que estando mal na vida procurou um trabalho no monte, numa quinta cujo dono era desconfiado e pensava que todos os seus trabalhadores o estavam a roubar. Uma noite o nosso homem desta história fazia uma rogação para aliviar a sua saúde que tampouco era boa, e a enterrou no meio da quinta. O dono que estava a vigiar, pensou que o que estava a enterrar algo que ele havia roubado, e o mandou prender. Quando viram, que o que estava enterrado era uma rogação, o dono teve que desculpar-se com o trabalhador, indemniza-lo, e mesmo assim, não se livrou de ver-se acusado e preso. 

Eyioco tinha um amigo chamado Iré, quem sempre lhe dava bons conselhos, mas Eyioco não os seguia porque pensava que Iré só queria demonstrar-lhe que sabia mais que ele. Um dia Iré foi visitar Orula, e pediu-lhe que se aconselha Eyioco. Orula chama a Eyioco, e disse-lhe que quando fosse caminhar e se o chamarem, nunca deve voltar-se para trás. Eyioco não fez caso a este conselho, e só graças aos Meji, pode escapar de uma armadilha que tentaram-lhe fazer para matá-lo. 

Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Meli (2-2)

ODDU: 

ELLIOKO MEJI ( 2 - 2 )

O REFRÃO DE ESTE ODUN DIZ:
“O homem ou a mulher que mente, perde a sua companhia.”

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 
Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

GENERALIDADES:
Deve começar uma nova vida e eliminar todas as imagens de gesso que tenha em casa, também deve dar de comer a Ikú que o está rodeando. Os pais de filhos pequenos devem fazer ebbó por uma criança para que viva por muito tempo e seja importante. É possível que não possa ter filhos e o problema está na mulher. Se é mulher e não tens o período em este momento deve fazer ebbó com Oggún urgente para evitar qualquer incidente que lhe possa provocar derramamento de sangue. Há uma mulher maior ou anciã que está cerca de ti e que lhe faz bruxaria. Vai perder um dinheiro mas não se moleste já que compensará calamidades maiores. Você é filho de um ateu e de uma crente e por ela você escapou da morte. A mulher pode chegar a ser infiel ao seu marido com o seu cunhado. Não lhe peça as divindades coisas impossíveis de fazer. 
web site de santeria cubana em portugal
A pessoa deve ser humilde e cuidar a sua reputação para que a sua voz seja escutada e respeitada. Deve receber os guerreiros e a olókun. Se corre o risco de um grande escândalo na rua. Há distanciamento entre afilhados e padrinhos. Pelas bebidas alcoólicas e corre o risco de ir preso por muito tempo. O homem ou mulher que mente perde a sua companhia. Há noticias da morte de duas pessoas. Anuncia fim de um ciclo, morre o entusiasmo, o amor, a saúde e todos estes finais chegam pouco a pouco. Só virão de maneira repentina se o signo na primeira posição assim o indique, por exemplo: 3-2 ( fim repentino, brusco, morte por acidente, em operação, em discussão ou revolta), 5-2 ( Pouco a pouco morre a riqueza, o amor, o entusiasmo, a saúde). Em estas duas posições fala Ikú que é directamente o fim, e o signo que antecede a Ellioko que nos indica que é o que se esta acabando com segurança ou paulatinamente. O Oddu indica se está em Iré ou Osogbo, reconfirmará que se está acabando lentamente. Também se fala de herança que deixam os maiores e conflitos familiares, há algo pelo meio por que lutar, posição ou possessão da herança.

RECOMENDAÇÕES:
Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem maldiga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz agua e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha a ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuide-se das pernas, tenha cuidado com a gente que só quer saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, cuide-se de um familiar que lhe deseja mal.

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDU:
Paludismo, problemas sanguíneos, paralisia por deslocação do pé cintura ou coluna, infertilidade, úlceras digestivas, problemas ósseos, infecções na pele e cegueira.

PROIBIÇÕES:
Não se come carne de porco, nem galinha negra, se proíbe totalmente as bebidas alcoólicas.

Okanbi
Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.


 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Ogunda (2-3)

ODDU: 

ELLIOKO OGGUNDA ( 2 - 3 )

O REFRÃO DE ESTE ODUN DIZ:
“Onde há discussão, não há paz. Não deixe o certo pelo duvidoso.”

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 
Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

GENERALIDADES:
A mulher tenderá dois maridos antes que conheça o que lhe convêm. A mulher pode ser estéril e é filha de Obatalá, deve fazer ebbó com ele para ter filhos. A pessoa se vê em disputa com alguém por algum negocio e poderá sofrer prisão por alguma atitude irracional. O homem deve fazer ebbó para conseguir uma posição importante entre os demais homens. Passará por três grandes provas na sua vida e no final receberá grandes recompensas mas faça ebboses para que não sofra reveses. Quando coma mastigue bem os alimentos. Pode estar um pouco frouxo sexualmente. Há morte de anciãos ou pessoas maiores. Há uma guerra que se avezinha. Você verá as coisas em sonho. Ajude as mulheres. Cuidado com os poços ou lagunas. Cobre todo trabalho que faça. Se o mandam procurar de um lado não vá, até que faça ebbó. Há dois problemas no coração, um de médico e outro sentimental. Há um morto que perturba que aparenta ser bom, mas de isso não têm nada. Não deixe o seguro pelo duvidoso, já que por ambição pode perder tudo, até a vida. 
web site de santeria cubana em portugal
O vão mandar procurar algo a um lugar e há muita gente que lhe dirá que não deve ir, não lhes faça caso porque ali está a sua sorte. Você conhecerá um mulher que é filha de Oshún e que será a sua felicidade. Onde há discussão não há paz e trás maus espíritos. O seu inimigo é o licor, quando a pessoa que têm oggundá e dá para beber álcool, é porque tem um problema grande que não conseguem superar, e assim nunca conseguirá ultrapassar. Este Oddu implica medo ou terror. Se fala de três pessoas que discutem por uma coisa que se torna em agressão física, e tudo pode ser por causa de adultério. È um signo muito agressivo, onde há oportunidades que a pessoa sente vontade de magoar alguém fisicamente quando discute, motivo pelo qual não deve andar com armas de nenhum tipo, já que pode ferir ou matar a outra pessoa e ir parar a prisão. Está propenso a ter um acidente ou um mau golpe. Deve ter cuidado com mordeduras de cão que podem transmitir uma doença.

RECOMENDAÇÕES:
Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem maldiga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz agua e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha a ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuide-se das pernas, tenha cuidado com a gente que só quer saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, cuide-se de um familiar que lhe deseja mal. Não guarde nada de nada em sua casa para que não seja roubado e você carregue com a culpa, o que começa deve terminar, controle o seu génio e não se incomode, têm pessoas que falam muito do sabem e do que não sabem ao seu redor, não confie os seus segredos a nada porque será vendido, não ingira bebidas alcoólicas, não se enamore de pessoa da vida, cuidado com o que coma porque lhe querem fazer bruxaria, não indique a nada que se faça um aborto, cuidado com roubos de valores, não seja escravo dos demais, recordar-se bem com quem lhe trás problemas a vida, coma saudável para evitar problemas com o coração.

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDU:
Impotência sexual, problemas de memória, infertilidade, loucura, doenças contagiosas, paralisia, problemas no estômago e intestinos, problemas de próstata, perda de um membro do corpo por acidente violento.

PROIBIÇÕES:
Não se come nem se mata coelhos nem cobras, não se come lagosta, não tira-se água de poço ou de uma lagoa, não coma em qualquer lado porque a bruxaria entra pela boca, não se come galo, não carregue armas de nenhum tipo, não se ingere bebidas alcoólicas.

Okanbi
Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.


 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Iroso (2-4)

ODDU: 

ELLIOKO IROZO ( 2 - 4 )

O REFRÃO DE ESTE ODUN DIZ:
“Pedras em teu caminho, retiras e verás que bem caminhas”

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 
Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

GENERALIDADES:
Este odun diz que se há um doente na sua família vai ser muito trabalhoso a sua recuperação. Há que atender a Ochun. Há pessoas que bebem em sua casa. Faça uma festa aos jimaguas e as crianças na sua casa. Tape as garrafas e não tenhas caixas vazias porque a morte ronda a sua casa. Aqui neste odun se fala de mudanças e o que vir virá bem. Diz que manténs os olhos fechados e não vive a realidade. Tenha sempre boa forma até para cobrar se devem a si. A pessoa que duvida não têm segurança. O mal engendra o mal. A noite não deixa repousar o dia. O sono da noite não é a realidade de amanha. Por muito que fechamos os olhos a realidade não desaparece. A morte está em sua casa e têm fome. Pedras em teu caminho; retira o que te estorva e verás que bem caminhas. Tragédia entre conjugues. Loucura por bruxaria. Os seus males provêm do seu carácter caprichoso e de não atender conselhos. O mau carácter e as maldições o atrasam. Não permita ninguém renegar em sua casa. Não tenha tanto génio não vá a dar-se a você mesmo. Não ameace e nem levante a mão a ninguém. Domine o seu génio. Não brinque com o seu inimigo. Não fale baboseiras por tratar de incomodar aos demais porque podem interpretar mal. Apesar de tudo, você têm sorte, mas têm muitos obstáculos no seu caminho. Eyioko marca ou indica má situação económica. Cuide dos seus interesses. Alguém o engana. Não empreste o que é seu. Se têm algo de valor emprestado ou penhorado, deve recuperar. 
web site de santeria cubana em portugal
Fala de gémeos, de receber Jimaguas. Viagem por alguém que vai estar doente. Sua felicidade depende da sua própria administração. Dê uma missa a um defunto que o acompanha. Alguém quer que você se mude de onde vive. Eyioko marca tambor num Babalocha. A mulher não deve abandonar o seu esposo já que há infidelidade da parte dela. Também deve ter cuidado para não ficar incapacitada por queimaduras ou quedas. Há roubo de pertencentes ou propriedades. Há problemas oculares por queimaduras. Limpe o seu negocio para que ande bem. O homem solteiro se casará com uma mulher ligeiramente delgada e o seu primeiro filho será varão e o qual deve cuidar para que não ande por maus caminhos. Deve fazer os sacrifícios porque os seus inimigos se faram mais fortes e você será mais débil economicamente. A mulher será pretendida por dois homens e corre o risco de não seleccionar o homem correcto. Há uma armadilha num objecto que lhe dêem a guardar. Há una difícil situação económica que olókun pode ajudar a superar. Nunca entre em primeiro numa casa ou na sua habitação. Numa viagem descobrirá algo importante. Há parasitas ou lombrigas intestinais. Conhecerá o sofrimento mas não morrerá por isso. Há vitorias de guerra, pequenos caminhos por andar, tranquilidade, paz, prosperidade e muitas viagens. A chave está nos sacrifícios múltiplos e sistemáticos a Eshu já que aqui as divindades o depreciam. Não aceite que lhe dêem tabaco porque ali vêm uma bruxaria. Os pais da mulher pensam que o homem da sua filha não é o indicado, e têm razão. Faça sacrifícios antes de cruzar o mar. Não deixe que vivam pessoas desconhecidas em sua casa. Não faça trabalhos ilícitos com outra pessoa porque carregará com a culpa. 

A pessoa é boa de coração mas um pouco louca. Em este Odu os Ire são poucos, mas são como quem ganha a lotaria, heranças e filhos. Este Odu é sobre a pessoa com um caminho espiritual e vence inimigos. A pessoa compara o que diz os adivinhos e brinca de consulta em consulta. Algo está finalizando, que ao final traz um novo dia. É uma recuperação paulatina, uma acção que morre para dar passo a uma nova oportunidade de surgimento, mas as recuperações são muito lentas mas seguras e as primeiras conquistas que se obtêm trazem consigo o ressurgimento de outros novos. Há muita vida física onde conseguirá um novo projecto e com novos objectivos. Não deve afligir se, já que essa nova meta fará que vocês desfrute do prazer de tudo aquilo que considerava perdido. Viagens com sucesso em Iré mas não em Osobo. Missa aos familiares mortos. Não odeies e nem recrimines o teu irmão. Fala de perda de emprego. Um familiar que lhe deseja mal. Aqui a mulher se deve cuidar de não enganar o marido. Em Osobo se coloca um pouco quente. Muitos tipos de Arun (doenças) e tipos de ofo (perdas), Ona (castigos) de Eggun ou Oricha por fazer coisas mal. Aqui vêm um osobo forte como Acoba ou Fitiguo se pode dar um porco a Olokun no mar como Ebo. Isto se  Olokun diz "sim" e se tratou-se de pedir para outros ebos primeiro.

 
RECOMENDAÇÕES:
Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem maldiga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz agua e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha a ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuide-se das pernas, tenha cuidado com a gente que só quer saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, cuide-se de um familiar que lhe deseja mal. Se fala de uma herança ou de que vai receber algum dinheiro, cuide-se de armadilhas em papeis, em seu mundo há enganos, intranquilidade, hipocrisia, inveja, falsidades, ciúmes, e averigúe de quem para que se afaste deles, há um doente na família, não confie o seus segredos, pense claro para que não se senta como na prisão ou desesperado, têm vizinhos intrometidos, tenha cuidado com a corrente eléctrica e as velas, não se vista igual a ninguém. 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDU:
Epidemias, problemas menstruais, problemas no parto, problemas oculares, cegueira, falta de memória, coluna por quedas ou queimaduras, parasitas intestinais, erupções da pele.

PROIBIÇÕES:
Não cruze buracos, não se matam lombrigas, não acende fogueiras, não olhe o sol directamente, não aceite tabaco de prenda porque vêm com bruxaria, não transporte facas, não se come banana, maças, pimentos, uvas vermelhas, mamão, carneiro, galo, não se bebe vinho tinto, não use roupas de desenhos ovais, não se sente em cadeiras sem fundo e não coma feijão branco.

EBOS: 
Receber Olokun ou Asojano. Dar de comer a terra. 

Okanbi
Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.


 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Eyioco Oche (2-5)

ODDU: 

ELLIOKO OSHE ( 2 - 5 )

O REFRÃO DE ESTE ODUN DIZ:
“O dinheiro trás tragédia. Fala de uma pessoa que desejou a morte, não deve voltar a fazer.”

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 
Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

GENERALIDADES:
O desespero pelo dinheiro e a avareza servirá para o seu próprio enterro. Faça ebbó e procure a prosperidade já que ela não virá ter consigo. Se viaja deixe as suas coisas cuidadas porque quando chegar não terá nada. Dê de comer o dinheiro usando duas pombas, quatro parafusos em forma de U, duas escadas e batata desfeita. Faça ebbó para que não seja acusado e injuriado. Deve ir de frequência ao medico (níveis sanguíneos). Há inimigos ao largo da sua vida que inclusivamente comem consigo. Há um ancestral protector que lhe indica que faça sacrifícios aos éggungun. Aqui as pessoas são repudiados, e rebaixados na família e com a tendência a ser atraiçoados. Existem transtornos matrimoniais, distanciamentos entre irmãos, falta de crença, traição e falta de respeito. O homem sofre doença por andar detrás das mulheres. Há vida larga se faz os sacrifícios prescritos. Tenha cuidado para que não o acusem e ladrão. Se prevê problemas no trabalho. O choro e a tristeza sempre o acompanham. As pessoas debaixo de este oddu são muito incompreendidos, são de carácter impulsivo e as vezes rancorosos, são fantasiosos e pensam que pagando não têm que agradecer nada, gostam de fofocas e de as averiguar, são alegres e gostam de festas e de apostas, são adivinhos de nascimento, são carinhosos e não conseguimos os enganar com facilidade, são perspicazes e perseverantes. Deve sacrificar sempre a Oshún e a Orunmila. 
web site de santeria cubana em portugal
Há impotência sexual pelo abuso do sexo. A mulher sofre de complexos nos seios. A pessoa é muito vaidosa e se crê que nada é melhor que ela. Há loucura transitória. A mulher não deve provocar abortos. Há risco de cometer incesto. O homem deve considerar mais a sua mulher. Se fala de una pessoa órfã, ou criada por outras pessoas. Oshún diz que se deixa para trás, então essa pessoa nunca conseguirá adiantar na vida. Não se enamore de nenhum membro da família de sangue ou religiosa porque lhe trará um grande prejuízo por incesto familiar. A mulher tem inconformidades amorosa e se fala de maridos por fora do casamento ou anteriores. Se corre o risco de ficar grávida no primeiro encontro sexual ou descuido amoroso. Não deseje a morte porque os mortos virão o buscar. Se a mulher esta grávida têm que fazer ebbó antes do parto para que tudo saia bem. A mulher pretende outro homem. Há dinheiro que trás tragédia.
Fala da falta de saúde, a paralisação. São as doenças que pulam no sangue com as venéreas, a hepatite, parasitas, cancro, diabetes, etc. São os desarranjos do sistema sanguíneo, a pressão alta e baixa, açúcar, colesterol, alergias e muito mais. Os componentes sanguíneos não são neste momento os mais óptimos, em 5-5 a pessoa já têm o problema no sangue com segurança. São coisas que escravizam dentro do corpo e a vida do mesmo. Também fala de fracassos amorosos, económicos e familiares consanguíneos.

RECOMENDAÇÕES:
Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue ou maldiga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender os seus defuntos com luz agua e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém em sua casa porque entra criada e fica dona, cuide-se das pernas, tenha cuidado com pessoas que só querem saber como você vive, se vive fora da lei o entregam a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, cuide-se de um familiar que lhe deseja mal. Seu inimigo em vez de fazer um mal vai fazer um bem, têm encima muitas línguas e olho grande, tenha cuidado com as doenças no ventre, se pode mude-se de sua casa, deve pagar todas as promessas que tenha feito, cuide-se dos nervos, você está vivendo ou se empenha numa pessoa que não é a que Deus te têm destinada, cuide-se das pernas e órgãos internos e problemas sanguíneos, deve realizar uma missa aos seus defuntos, há possibilidade de ficar grávida num descuido amoroso, não convide estranhos.

DOENÇAS RELACIONADAS COM ESTE ODDU:
Obstrução das veias, derrame cerebral, gangrena, problemas na garganta, cegueira, descontrole sanguíneo, anemias, erupções na pele, abortos, impotência sexual, dores nas pernas, enfartes.

PROIBIÇÕES:
Não deve criar cães, não coma alimentos elaborados de um dia para outro, não se vista em combinação de três cores.

Okanbi
Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.


 
 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Ogbara (2-6)

ODDU: 
ELLIOKO OBBARA ( 2 - 6 )

O REFRÃO DE ESTE ODUN DIZ:
“Revolução pelo santo. Guerra entre irmãos de santo.”

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 
Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

GENERALIDADES:
A morte está rodeando e você o tem visto, já seja desperto ou em sonhos. È possível que a mulher tenha um parto forte e difícil. Cuide do que coma para que não morra envenenado ou por bruxaria já que há um complô contra você. Trate bem a sua mãe porque ela lhe salvará. Sempre que receba visitas em sua casa tratas bem, pois lhe trará prosperidade. Não se fazem favores mas se és o favorecido e você se mostrar muito agradecido para que não lhe façam maldições. Terá uma boa proposta laboral. Aqui a sua verdade se converte em mentira e vice-versa. Você alcançará a riqueza na idade madura. A mulher irá enamorar com três homens. Há quem percebe a sua conversação incómoda, com enganos ou mentiras, presunçoso e fanfarrão. Deve receber Orunmila e seus colares deve ter uma bola de cristal. O dia que faça sacrifícios não saí a rua. O sacerdote deve consultar no chão e sobre uma esteira. O sexo vicia e se fantasia com respeito a sexualidade, e o que não se faz em casa se faz na rua. A mulher é muito fogosa e quando têm relações com seu marido se imagina com outro homem. 

Se faz negocio com três pessoas, um de elas vai ficar com a maior parte. Você sairá na procura de bruxaria ou prenda de um morto. A mulher é muito faladora, ciumenta e mete-se muito em problemas com o seu marido pelo qual este lhe pode chegar a levantar a mão. Fala-se de bruxaria para atrair ou amarrar, já que há uma pessoa que quer domina-lo e ter como escravo. Há revolução pelo Santo averigúe o que é que ele deseja. A língua é o castigo do corpo, não se deve mentir porque cria um mundo irreal que o leva ao fracasso. Se deve evitar o compromisso que se têm a través da conversação e sempre deve suster o que diga. Gabar-se do que têm hoje, amanha lhe fará falta. Aqui se passa da riqueza a pobreza e vice-versa. Todo o que tenha em seu Oddu positivo, corre o risco de perder. A pessoa é mal interpretada, o que diz é confundido, pelo que deve assegurar-se de que o que quiser dizer seja os que demais entendam. A pessoa vive de ilusões e morre de desenganos e sempre conta os pintainhos antes de nascer. Dizem coisas que foram os demais o qual lhe trazem até inimigos grátis. Se fala de ilusões que não se concretizam nunca e de pessoas que hoje te gabam e amanha te destroem. És pessoa orgulhosa e temerária e a gente te apelida de louco.web site de santeria cubana em portugal

RECOMENDAÇÕES:
Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem maldiga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz agua e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha a ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuide-se das pernas, tenha cuidado com a gente que só quer saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, cuide-se de um familiar que lhe deseja mal. Evite falar mentiras a menos que seja uma mentira piedosa, há pessoas que não te tratam com legalidade, não renegue nem maldiga, não fale ainda que tenha razão, jogue em bilhetes de lotarias, há gente que o crê mentiroso ainda que diga mil verdades, não chore pela miséria, cuide-se do fogo, não se vista de linhas, não maltrate os animais, seja justo e prudente para que evite acidentes, ouça conselhos para que chegue depressa, não discuta com pessoas de uniforme, não ajude economicamente a ninguém, quando fizer trabalhos cobre-os de imediato ou terá problemas para receber posteriormente, não negue a comida a nada, você não acredita em nada ou crê a sua maneira.

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDU:
Esterilidade, dificuldades no parto, alcoolismo.

PROIBIÇÕES:
Não se come feijão de cor, veado, javali, não faça compromissos com nada, não se mata rãs, não coma coco nem carneiro, não salte buracos, não se come melão, bode, pomba, não se matam abutres.

Okanbi
Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.