Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Eyioco Ellila (2-12)

ODDÚ: 

ELLIOKO ELLILA ( 2 - 12 )

 

O REFRÃO DE ESTE ODÚN DIZ:

“Quem não faz ebbó ao pé do santo, fracassará em tudo.”

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 

Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

 

GENERALIDADES:

Cuidado com acontecimentos que o rodeiam e inclusive de um irmão que lhe deseja mal. Há uma mulher que é mais forte que você e deseja criar complicações ao seu negócio. Terá problemas por seduzir a mulher alheia. Há uma viagem onde se cruza o mar. O homem por muitas mulheres que tenha na sua vida, sempre irá parar aos braços da sua legítima mulher ou esposa. No homem há dores nos genitais por hidrólise ou hérnia escrotal. Você assiste um espírito de grande luz. O homem deve ter cuidado no acto sexual para que a mulher não lhe morda o pénis, já que o deixará impotente. Não entre em montes porque corre o risco de ser mordido por uma serpente. Não visite reuniões de espiritismo, apesar de gostar de trabalhar no espiritismo. A mulher pensa abandonar o seu marido que é maior de idade do que ela, não deve fazer porque andará de um lado para outro sem estabilidade. Se a mulher está doente dos seios ou do ventre, haverá intervenção cirúrgica, deve limpar-se com duas abóboras pequenas. Em osogbo marca-se guerras constantes, a pessoa é encolhida, desconfiada, e no final de sua vida vive só. A pessoa é forte, dominante e inteligente, inspira respeito. 
web site de santeria cubana
Há riscos de doenças que o levam à tumba. Corre o risco de o retirarem de um lugar ou que o despeçam do trabalho. Diz que todas as suas soluções estão ao pé do santo, e se não faz ebbó com ele fracassará em tudo. De fracasso em fracasso por ser uma pessoa conflituosa, é uma pessoa de sangue e com uma atitude agressiva pelo qual não é bem aceite. Quer ser tão vivo que perde oportunidades, porque é falador e avisa os seus inimigos o que vai fazer e estes brincam mais adiante consigo. Está sempre com uma atitude de ataque e crê que sabe de tudo e não sabe nada. Desta forma ganha bruxarias por inveja ou por vingança e tem um inimigo que vive com ele. Tem muitos atrasos e armadilhas montadas, é uma pessoa que se acalora muito rápido e pode cometer loucuras, é uma pessoa que gosta de ir atrás das mulheres, mas no final sempre termina nos braços da sua esposa. Não levante pesos e cuide da sua saúde porque aqui as doenças saem de repente e quase sempre são mortais.

 

RECOMENDAÇÕES:

Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem diga mal em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz, água e missas, deve dar mais calor à sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuidado com as pernas, tenha cuidado com as pessoas que só querem saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram à justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, evite um familiar que lhe deseja mal. Você tem o seu inimigo dentro de sua casa e compartilha com ele a sua companhia e pode ser um familiar, você passa muitas coisas por querer discutir e teimar, falando por bem chega o fim de todos os seus males, tenha cuidado com quedas, não parta à primeira, há gente que diz que tudo o que você faz é mau, não trate mal os demais porque um deles será a sua salvação, tenha cuidado com a sua infidelidade e da sua companheira, tem muitos inimigos atrás de si, mas os vencerá a todos, tenha paciência que o seu inimigo acabará por ficar só, não colha pau para guerrear e não discuta com as autoridades.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Problemas por excesso de gorduras ingeridas, tumores, furúnculos, diarreias, fluxo branco, fibromas, hérnia escrotal, falta de memória, problemas menstruais, problemas no estômago e ventre, dores nos órgãos genitais, cancro do útero, problemas nos seios, derrame cerebral, enfartes, problemas nas pernas.

 

PROIBIÇÕES:

Não recolha ervas no monte, não ingira bebidas alcoólicas em demasia, não coma quiabo, abóbora, pavão, enguias, não entre em casas vazias.
 

 

 

Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Iroso (2-4)

ODDú: 

ELLIOKO IROZO ( 2 - 4 )

 

O REFRÃO DE ESTE ODÚN DIZ:

“Pedras em teu caminho, retirás e verás que bem caminhas”

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 

Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.


GENERALIDADES:

Este odún diz que se há um doente na sua família vai ser muito complicado a sua recuperação. Há que atender a Ochun. Há pessoas que bebem em sua casa. Faça uma festa aos jimaguas e às crianças na sua casa. Tape as garrafas e não tenhas caixas vazias porque a morte ronda a sua casa. Aqui neste odún fala-se de mudanças e o que vier, virá bem. Diz que mantém os olhos fechados e não vive a realidade. Tenha sempre boa forma até para cobrar, pois devem a si. A pessoa que dúvida não têm segurança. O mal engendra o mal. A noite não deixa repousar o dia. O sono da noite não é a realidade de amanhã. Por muito que feche os olhos a realidade não desaparece. A morte está em sua casa e tem fome. Pedras em seu caminho; retire o que estorva e verá que bem caminha. Tragédia entre conjugues. Loucura por bruxaria. Os seus males provêm do seu carácter caprichoso e de não atender conselhos. O mau carácter e as maldições o atrasam. Não permita ninguém renegar em sua casa. Não tenha tanto génio não se vá dar a você mesmo. Não ameace e nem levante a mão a ninguém. Domine o seu génio. Não brinque com o seu inimigo. Não fale baboseiras para não incomodar os demais porque podem interpretar mal. Apesar de tudo, você tem sorte, mas tem muitos obstáculos no seu caminho. Eyioko marca ou indica má situação económica. Cuide dos seus interesses. Alguém o engana. Não empreste o que é seu. Se tem algo de valor emprestado ou penhorado, deve recuperar. 
web site de santeria cubana em portugal
Fala de gémeos, de receber Jimaguas. Viagem por alguém que vai estar doente. Sua felicidade depende da sua própria administração. Dê uma missa a um defunto que o acompanha. Alguém quer que você se mude de onde vive. Eyioko marca tambor num Babalocha. A mulher não deve abandonar o seu marido já que há infidelidade da parte dela. Também deve ter cuidado para não ficar incapacitado por queimaduras ou quedas. Há roubo de pertencentes ou propriedades. Há problemas oculares por queimaduras. Limpe o seu negócio para que ande bem. O homem solteiro casará com uma mulher ligeiramente delgada e o seu primeiro filho será varão e o qual deve cuidar para que não ande por maus caminhos. Deve fazer os sacrifícios porque os seus inimigos se faram mais fortes e você será mais débil economicamente. A mulher será pretendida por dois homens e corre o risco de não seleccionar o homem correcto. Há uma armadilha num objecto que lhe deram para guardar. Há uma difícil situação económica que olókun pode ajudar a superar. Nunca entre em primeiro numa casa ou na sua habitação. Numa viagem descobrirá algo importante. Há parasitas ou lombrigas intestinais. Conhecerá o sofrimento mas não morrerá por isso. Há vitórias de guerra, pequenos caminhos por andar, tranquilidade, paz, prosperidade e muitas viagens. A chave está nos sacrifícios múltiplos e sistemáticos a Eshu já que aqui as divindades o depreciam. Não aceite tabaco porque ali vem uma bruxaria. Os pais da mulher pensam que o homem da sua filha não é o indicado, e têm razão. Faça sacrifícios antes de cruzar o mar. Não deixe que vivam pessoas desconhecidas em sua casa. Não faça trabalhos ilícitos com outra pessoa porque carregará com a culpa. 

A pessoa é boa de coração mas um pouco louca. Em este Odú os Iré são poucos, mas são como quem ganha a lotaria, heranças e filhos. Este Odú é sobre a pessoa com um caminho espiritual e vence inimigos. A pessoa compara o que diz os adivinhos e brinca de consulta em consulta. Algo está finalizando, que no final traz um novo dia. É uma recuperação paulatina, uma acção que morre para dar espaço a uma nova oportunidade, mas as recuperações são muito lentas mas seguras e as primeiras conquistas que se obtêm trazem consigo o ressurgimento de outros novos. Há muita vida física onde conseguirá um novo projecto e com novos objectivos. Não deve afligir-se, já que essa nova meta fará que você desfrute do prazer de tudo aquilo que considerava perdido. Viagens com sucesso em Iré mas não em Osobo. Missa aos familiares mortos. Não odeies e nem recrimines o teu irmão. Fala de perda de emprego. Um familiar que lhe deseja mal. Aqui a mulher deve ter cuidado para não enganar o marido. Em Osobo coloca-se um pouco quente. Muitos tipos de Arun (doenças) e tipos de ofo (perdas), Ona (castigos) de Eggun ou Orichá por fazer coisas mal. Aqui vem um osobo forte como Acoba ou Fitiguo pode-se dar um porco a Olokun no mar como Ebo. Isto se  Olokun diz "sim" e se tratou-se de pedir para outros ebós primeiro.

 

RECOMENDAÇÕES:

Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue, nem mal diga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz, água e missas, deve dar mais calor à sua casa, há gente que quer que mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha a ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuidado com as pernas, tenha cuidado com as pessoas que só querem saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram à justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, evite um familiar que lhe deseja mal. Fala-se de uma herança ou de que vai receber algum dinheiro, cuidado com armadilhas em papeis, em seu mundo há enganos, intranquilidade, hipócrisia, inveja, falsidades, ciúmes, e averigúe de quem para que se afaste deles, há um doente na família, não confie o seus segredos, pense claro para que não se sinta como na prisão ou desesperado, tem vizinhos intrometidos, tenha cuidado com a corrente eléctrica e as velas, não se vista igual a ninguém. 


DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Epidemias, problemas menstruais, problemas no parto, problemas oculares, cegueira, falta de memória, coluna por quedas ou queimaduras, parasitas intestinais, erupções da pele.


PROIBIÇÕES:

Não cruze buracos, não mate lombrigas, não acenda fogueiras, não olhe o sol directamente, não aceite tabaco de prenda porque vem com bruxaria, não transporte facas, não coma banana, maçãs, pimentos, uvas vermelhas, mamão, carneiro, galo, não bebea vinho tinto, não use roupas de desenhos ovais, não se sente em cadeiras sem fundo e não coma feijão branco.

 

EBÓS: 

Receber Olokun ou Asojano. Dar de comer à terra. 
 

 

 

Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Marunla (2-15)

ODDÚ: 

ELLIOKO MARUNLA ( 2 - 15 )

 

O REFRÃO DE ESTE ODÚN DIZ:

“A bebida é a causa do desanimo.”

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 

Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

 

GENERALIDADES:

Deve ter muita paciência para conseguir todas as suas coisas. A sua família lhe trará problemas e chatices. Diga a verdade para que encontre riquezas. Numa viagem que irá fazer perderá dinheiro. Por seu desinteresse terá problemas financeiros. O religioso abandona ou descuida os seus atributos religiosos. Fala-se de homens afeminados e de mulheres lésbicas. À uma pessoa doente com gravidade e não se salva se não fizer ebbó com Shangó. Aqui sofre-se muitas decepções se, se afastar do caminho do bem. Se vaticina altos e baixos na vida do homem.

Tenha cuidado que pode discutir fortemente com uma mulher e ela morre de um enfarte. A mulher deve ter cuidado com os seios já que aqui nasce a infecção (abcesso). Sofre dos nervos e do cérebro. Não use drogas, aqui nasce o vicio da droga, e não tome bebidas alcoólicas. A pessoa abandona-se, descuida-se. Aqui o corpo caminha sem alma por tantas decepções na vida. A pessoa sofre muito por viver entre feras, mas por caprichoso e orgulhoso, perde a cabeça. É uma pessoa que se torna violenta, mau génio, com delírios de sabedoria e pensa que tudo o que diz é uma absoluta verdade, porque gosta de mandar, que se faça tudo o que a pessoa diz. Por capricho não sustém o casamento, tornando-se instável e soberba. Deve ter cuidado com os roubos e as velas.

 

web site de santeria cubana em portugal RECOMENDAÇÕES:

Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem diga mal em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz, água e missas, deve dar mais calor à sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuidado com as pernas, tenha cuidado com as pessoas que só querem saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, evite um familiar que lhe deseja mal.


Você deve fixar um rumo já que anda sem ele, cuidado com uma fortuna que encontrará mas em vez que ficar bem terá muitos problemas com isso, cuidado com roubos e com as velas, não guarde coisas que lhe proporcionem problemas com a justiça, cuidado com quem anda porque que pode acusa-lo de ladrão, consulte e faça o que lhe indiquem para que receber a felicidade que vem a caminho, olhe bem o que vai assinar.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Desvios sexuais, cegueira, lepra, varicela, impotência por causa do alcoolismo, sífilis, problemas com narcóticos, cefaleias, hematomas, problemas ou entupimento arteriais.

 

PROIBIÇÕES:

Não mate caranguejos para comer, não fume, não coma galo, coelho, polvo, calamares, milho tostado, jutía, batata, porco, não ingerir bebidas alcoólicas, não se vesta com linhas nem cores berrantes, não crie macacos, não transporte armas, não corte o cabelo, não tenha cães em sua casa.

 

 


Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

​Oddu: Eyioco Meli (2-2)

ODDú: 

ELLIOKO MEJI ( 2 - 2 )


O REFRÃO DE ESTE ODÚN DIZ:


“O homem ou a mulher que mente, perde a sua companhia.”

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 


Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

 

GENERALIDADES:

Deve começar uma nova vida e eliminar todas as imagens de gesso que tenha em casa, também deve dar de comer a Ikú que o está rodeando. Os pais de filhos pequenos devem fazer ebbó por uma criança para que viva por muito tempo e seja importante. É possível que não possa ter filhos e o problema está na mulher. Se é mulher e não tem o período em este momento deve fazer ebbó com Oggún urgente para evitar qualquer incidente que lhe possa provocar derramamento de sangue. Há uma mulher maior ou anciã que a cerca e que lhe faz bruxaria. Vai perder um dinheiro mas não se moleste já que compensará calamidades maiores. Você é filho de um ateu e de uma crente e por ela você escapou da morte. A mulher pode chegar a ser infiel ao seu marido com o seu cunhado. Não lhe peça as divindades, coisas impossíveis de fazer. 
web site de santeria cubana em portugal
A pessoa deve ser humilde e cuidar da sua reputação para que a sua voz seja escutada e respeitada. Deve receber os guerreiros e a olókun. Corre o risco de um grande escândalo na rua. Há distanciamento entre afilhados e padrinhos. Por causa das bebidas alcoólicas, corre o risco de ir preso por muito tempo. O homem ou mulher que mente perde a sua companhia. Há noticias da morte de duas pessoas. Anúncia o fim de um ciclo, morre o entusiasmo, o amor, a saúde e todos estes finais chegam pouco a pouco. Só virão de maneira repentina se o signo na primeira posição assim o indique, por exemplo: 3-2 ( fim repentino, brusco, morte por acidente, em operação, em discussão ou revolta), 5-2 ( Pouco a pouco morre a riqueza, o amor, o entusiasmo, a saúde). Em estas duas posições fala Ikú que é directamente o fim, e o signo que antecede a Ellioko que nos indica que é o que se esta acabando com segurança ou paulatinamente. O Oddú indica se está em Iré ou Osogbo, confirmará que se está acabando lentamente. Também fala-se de herança que deixam os maiores e conflitos familiares, há algo pelo meio por que lutar, posição ou possessão de herança.

 

RECOMENDAÇÕES:

Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem mal diga em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz, água e missas, deve dar mais calor a sua casa, há gente que quer que mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuidado com as pernas, tenha cuidado com a gente que só quer saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram a justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, evite um familiar que lhe deseja mal.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Paludismo, problemas sanguíneos, paralisia por deslocação do pé cintura ou coluna, infertilidade, úlceras digestivas, problemas ósseos, infecções na pele e cegueira.


PROIBIÇÕES:

Não coma carne de porco, nem galinha negra, proíbe-se totalmente as bebidas alcoólicas.

 

 

Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Eyioco Merindiloggun (2-16)

ODDÚ:

ELLIOKO MERINDILOGGUN ( 2 - 16 )

 

O REFRÃO DE ESTE ODÚN DIZ:

“O juiz que muito avisa, não quer encontrar culpados. Aquele que esteja livre do pecado, que atire a primeira pedra."

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 

Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

 

GENERALIDADES:

Se está construindo uma casa esta ficará paralisada por algum tempo. A mulher já perdeu filhos (aborto) e pode perder mais alguns. Faça ebbó para que não perca a sua saúde e a prosperidade. O homem por suas andanças na vida é possível que tenha um filho de outra mulher. Seu filho ou filha passará por três grandes provas onde correrá perigo, sairá vitorioso sem sacrificar para Eshu, Shangó e Oggún. A mulher grávida tem que fazer paraldo. Há uma pessoa que crê que sabe muito e em verdade não sabe nada. Há lágrimas por sofrimentos. Cuidado com as escorregadelas porque lesiona uma perna ou um braço. Em este Oddú é que o Santeiro ou Babalawo presente, tem 16 dias antes de morrer, tempo em que deve efectuar todos os preparativos para a sua viagem.

Este é um Oddú de amor e alegria, de graça e doçura, mas igual ao choro e à tristeza. A pessoa tende a ser orgulhosa, vaidosa e crê-se superior aos demais. Não use roupa rota ou de cor negra. Há separação no casamento (união) por falta de atenção e preocupação. Há um filho do qual todos duvidam de sua paternidade. Dê de comer ao dinheiro. Escute música relaxante para acalmar os seus nervos. Não salte buracos. O homem gosta e procura mulheres menores, que ele e as pessoas se riem ou falam disso. Há uma pessoa que está louca. Deve ser mais maduro(a). 

web site de santeria cubanaVocê crê à sua maneira e sempre está procurando algum tipo de adivinhação, o que lhe trás contrariedades. O homem não deve maltratar as mulheres. Fala-se de loucuras transitórias que o podem levar a cometer actos perigosos. Há vezes, que a pessoa quando fala roça os dentes com raiva e chora de impotência. Há bons augúrios numa viagem. Há risco no homem de impotência sexual ou de problemas na próstata, na cintura para baixo. Não realize atos sexuais parado porque a sua vida abrandará. Há lutas por obtenção de bens materiais. A mulher enamoram três pessoas. Aqui recebe-se tudo o que se deseja na vida. A pessoa é emotiva, pelo que cega o raciocínio. Torna-se irónico, hipócrita e incrédulo. Vai da alegria ao choro e vice-versa. Seu orgulho e vaidade são tais que pensa que todos o merecem e que é insubstituível. É uma pessoa que se auto elogia e crê ser superior aos demais, o que provoca ao seu redor hipócrisia e nojo. Há armadilhas no mundo contra si e vice versa. As pernas são o seu ponto débil, pode sofrer de varizes, úlceras e até paralisia dos membros inferiores. Deve cuidar-se se tiver relações sexuais com menores de idade, é onde inclusivamente poderá ter um filho e não irá saber. Nascem os ruídos nos ouvidos e a força nas mãos e nos dentes. Aqui até os mortos o roubam à sua sorte.

 

RECOMENDAÇÕES:

Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem diga mal em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz, água e missas, deve dar mais calor à sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuidado com as pernas, tenha cuidado com as pessoas que só querem saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram à justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, evite um familiar que lhe deseja mal.

Tenha cuidado com as quedas ou escorregadelas já que se pode lesionar nas mãos ou nas pernas, você tem muitas contrariedades na sua vida pela sua forma de ser, trate de ter uma só companheira e não ande com facas, tenha cuidado que irá a um lugar onde surgirá uma tragédia, evite problemas com as pessoas gordas, evite chorar por tudo o que se passe.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Loucura, cansaço por falta de vitaminas, perda de memória, problemas com os ouvidos como surdez ou ruídos estranhos, problemas nos pulmões como pneumonia e escorbuto, problemas no estômago, fraturas nos braços, virola, impotência sexual, paralisia da cintura para baixo, úlceras nas pernas.

 

PROIBIÇÕES:

Não brinque ou pise ovos, não coma farinha de milho, galinha de cor, feijões, banana, galinhas, veados, não mate formigas.

 



Okanbi
Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú
Categoria:

Oddu: Eyioco Merinla (2-14)

ODDÚ: 

ELLIOKO MERINLA ( 2 - 14 )

 

O REFRÃO DE ESTE ODÚN DIZ:

“O coxo não pode correr, e ele que têm uma só moeda não pode sonhar. Mais vale comer pouco todos os dias, que muito de uma só vez"

 

SANTOS QUE FALAM EM ESTE ODÚN: 

Elegguá, Eshu, Shangó, Ikú, Egun, Oggún, Babalu Ayé, Ossaín, Obbatalá.

 

GENERALIDADES:

Faça os ebbós para que as pessoas de este mundo não o olhem com desprezo e o respeitem. Você é vidente ou adivinho. Há uma disputa por uma propriedade que lhe tiraram. Deve realizar sacrifícios sistematicamente a Eshu. Levantaram um falso testemunho que lhe ocasionará problemas na justiça. Há um filho que será muito malcriado. Não comente os seus segredos e intimidades. Receberá um ataque iminente de bruxas que o afectaram a você e aos seus filhos, dê de comer às mesmas no lixo um coelho, uma galinha, oito ovos, grãos de diferentes tipos, óleo de palma e tecido branco (o sacrifício de Ieamí Oshoronga). Há quem quer usurpar a sua posição. Faça sacrifício a eshu para que recupere algo que perdeu. Aqui os homens são muito mulherengos. Se tem empregados ou ajudantes, cuidado por que um deles pode-lhe faltar à consideração. Se é religioso não consulte depois das seis da tarde. A mulher tem vários amantes. Não seja escravo dos caprichos de outra pessoa.

Tem a tendência de cair em jogos e vícios. Há enganos através de assinatura de documentos. Há um criança que está mal do cérebro e é mudo. É possível que queira mudar-se para outro lado para melhorar a sua vida. Há viagens que cruzam o mar e em varias ocasiões. Há mulher que trata de obter um homem sem se importar como o consegue. Há instabilidade matrimonial. 
web site de santeria cubana

Dominante e impulsivo. A ansiedade, o medo, a angustia, a depressão que as vezes o acompanham, só o conduzem a estados psicóticos de esquizofrenia. Fala-se de chantagens e roubos, problemas no sangue e na pele. Deve evitar golpes na cabeça porque pode perder a memória. Há instabilidade matrimonial e está propenso a sofrer de doenças venéreas. Deve ter cuidado quando se banha no mar é que pode morrer afogado. Deve respeitar todas as religiões e nunca fazer nada contra os Orichás.

 

RECOMENDAÇÕES:

Não empreste o que é seu para que não tenha problemas ao reclamá-lo, não renegue e nem diga mal em sua casa e não permita que outros o façam, deve atender aos seus defuntos com luz, água e missas, deve dar mais calor à sua casa, há gente que quer que se mude de sua casa, seja mais reservado com as suas coisas, não discuta com ninguém, não recolha ninguém em sua casa porque entra criada e fica como dona, cuidado com as pernas, tenha cuidado com as pessoas que só querem saber como você vive, se vive fora da lei o entregaram à justiça, há uma possível viagem por uma criança doente, evite um familiar que lhe deseja mal.

Quando se incomoda sobe o sangue à cabeça e pode causar um derrame, cumpra as oferendas aos santos, há gente que pensa que é antipático, há muito contos e ditos e inveja, há inimigos que se reúnem para lhe fazerem muito mal, cuidado com um lugar que visita porque lhe vão faltar ao respeito, tem muitos entraves no seu caminho, há um emprego grande mas também há muitas contrariedades que lutam pelo mesmo, o homem deve cuidar-se se tiver relações com uma senhora que lhe trará muitos problemas, tenha cuidado com uma desconsideração, cuidado com uma armadilha numa herança ou dinheiro.

 

DOENÇAS RELACIONADAS COM O ODDÚ:

Perda de memória, esquizofrenia, gangrena, mudez, cegueira ou falta de visão, esterilidade na mulher, tensão arterial alta e baixa, descontrolo menstrual, erupções na pele, hemoglobina baixa, cancro e doenças digestivas.

 

PROIBIÇÕES:

Não coma goiaba (guanábanas) nem cocos, não coma galo, farinha e quiabo.

 

 


Okanbi
Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.