Orichas, guerreiros da religião

Orichas, guerreiros da religião

Guerreiros

Como regra na cultura ioruba, os orichas guerreiros lavam-se às segundas-feiras a cada três meses. Imagino que a sua madrinha ou padrinho tenha-lhe dito como se faz, no entanto, se desconhece o procedimento, deixo em seguinte os passos a dar nesta cerimónia importante.

  • O prato de barro, o pote de ferro de Oggun, são lavados, com diversas ervas, como todas as ferramentas, e a imagem de Elegguá é lavado da mesma maneira.
  • No prato de Elegguá, os guerreiros são colocados óleo de palma (manteiga de corojo) para embelezar.
  • Para Elegguá e os guerreiros passa-se também mel por cima deles, como um agrado.
  • Coloca-se doces, milho-torrado, que tenham sido indicados por Orunla.
  • Depois é feito a pergunta com os cocos, “Obi” se estão satisfeitos. Se sair “alafia”, está tudo bem e estão a oferecer “aché” para si.
  • Ozun é deixado em paz nestas limpezas, e alguns olorichas, por vezes, põem milho-torrado em cima dele como agradecimento.

Quando feita a limpeza com ervas aos guerreiros da religião, em seguida prepara-se a sua comida antecipadamente, que pode incluir sumo, milho, peixe fumado, aguardente com pimenta-preta, e fumo de tabaco. Depois começa-se com a seguinte oração:

“Omo Eleggua” com a tua permissão, peço “eshu laguana iku baba wa”, saúde e vida longa, “kosi ano”, manter afastado a doença, “kosi aro”, manter afastado as discussões, “kosi iku”, manter afastado a morte, “kosi araye”, manter afastado as perturbações espirituais, “kosi achelu”, manter afastado a perseguição da justiça, “kosi oniketa”, manter afastado os inimigos, “kosi ofo”, manter afastado o luto, “kosi eyo”, manter afastado os tumultos, em seguida pedimos para atrair “ire ilemi owo”, sorte e dinheiro para a casa, “kinka ma ashe”, dá-me a tua vibração”, e “modukue”, agradecer-lhe toda a ajuda.

Esta é a forma correta de saudar e alimentar os seus guerreiros da religião. Para compreender melhor cada guerreiro da religião, perceba as suas características fundamentais para o equilíbrio de cada crente.

 

ELEGGUA

Ele é o encarregado de abrir e fechar os caminhos da vida do iniciado, é atendido em qualquer dia, de preferência às segundas-feiras de manhã, embora na realidade devêssemos pedir-lhe diariamente para os nossos dias sejam prósperos e livres de situações desagradáveis, tais como acidentes, doenças, tragédias, etc. Ele vive atrás da porta ou o mais perto possível dela, de modo que se preocupa em afastar as coisas negativas e deixar passar apenas as coisas boas. É atendido uma vez por semana esfregando-o com “Epo”, óleo de palma ou manteiga de corojo, e “oñí”, mel de abelha. Quando existem pedidos especiais ou Orunla através dos búzios anuncia oferendas, então podem colocar de vários tipos, tais como milho assado, peixe fumado e jutia, licor, fumo de charuto, doces, frutas, flores, inhames, coco, etc. Animais a serem oferecidos a Eshu apenas quando Orula os marcar e a serem sacrificados pelo seu padrinho ou Oyugbona, por exemplo, galo, galinha, jutía, etc.

 

OGGUN

Ele representa metais e força, criador de ferramentas de trabalho, carros, aviões, comboios e outros meios de transporte, bem como intervenções cirúrgicas e todas as formas afiadas e cortantes. Vive perto de Eleggua, é servido com óleo de palma e mel de abelha, recebe ofertas de xarope de cana-de-açúcar, licor, fumo de charuto, doces, frutas e frutos da terra. Pode também ser oferecido, peixe fumado, milho assado, inhame, coco e alguns sacrifícios quando Orunla exige, como cabra, galo, galinha, peixe fresco e pombo.

 

OSHOSI

Caçador por excelência, é ele que governa, ou influência as leis, a polícia e tudo o que se refere a atos de legislação e justiça, tanto nesse sentido como nas atitudes justas da vida, ele vive dentro do caldeirão de Oggun representado pelo “akofá”, ou seja, uma seta, e um dos “otás”, ou seja, pedras do oricha. Ele é servido com óleo de palma e mel, e é-lhe oferecido licor de anis, fumo de charuto e doces. Pode também levar peixe fumado, milho-torrado, inhame, coco e se Orunla indicar alguns animais que lhe são oferecidos, por exemplo, cabra, galo, galinha ou pombo.

 

OSUN

Representa a estabilidade da pessoa no sentido geral, ele vive ao lado dos guerreiros, ou à direita de Orula se eles receberam o “awofaka” ou o “ikofafún”, ou seja, como ele está à nossa frente, ele está à nossa esquerda, se por qualquer razão Osun cai, como ele é o nosso vigia, ele está a avisar que alguma situação grave irá ocorrer, pelo que se recomenda automaticamente contactar o padrinho, consultar a Orula e tomar as medidas apropriadas. Se vamos deslocá-lo de um lugar para outro por qualquer razão, devemos dizer:

 

“Agó Osun”, ou seja, permissão de Osun e continuar a repetir “Osun ladide bawa, Osun ladide bawa”, que significa “Osun vai levantar-se, Osun vai mover-se”. É limpo com “orí”, manteiga de cacau e “efún” que é cascarilha, oferecendo água de coco, doces, flores, etc., também são oferecidas pombas, se for necessário. A missão deste grupo de orixás é cuidar e defender a pessoa que os recebe e a sua casa. Em certos casos, a sua ação espiritual pode ser alargada a um círculo mais amplo, uma vez que Elegguá pode fazer tudo. Estes orixás também podem abrir o caminho para o bem-estar que é dado pelo “aché”, que é a graça, dom e poder, que se possui ou se recebe. Os santos guerreiros são Elegguá, Oggún, Ochosi e Osun. Os santos ou orixás são atendidos, ou refrescados às segundas-feiras, porque a semana começa nesse dia, embora cada santo tenha um dia específico, geralmente é feito às segundas-feiras. Os guerreiros são atendidos com os seguintes elementos, nesta ordem e nesta forma:

 

INGREDIENTES NECESSÁRIOS

Um “igba”, chávena onde se coloca “obi omi tuto”, água de coco, ou, na sua falta, “otí” aguardente de cana para Eleggua, Oggun e Osun, aguardente de anis para Oshosi.

  • Itaná, velas.
  • Oñí, mel de abelha.
  • Epó, manteiga de corojo ou óleo de palma.
  • Ekú eyá, peixe fumado.
  • Awadó okumá, milho-torrado.
  • Ataré, pimenta-da-índia.
  • Orí, manteiga de cacau.
  • Efún, cascarilha.
  • Uma maracá devidamente consagrada e pintado de vermelho e preto.

 

PROCEDIMENTO

Antes de mais, coloque uma chávena, se não a tiver, use um copo limpo com água de coco, ou se não tiver água fresca, deite três pequenas gotas de água no chão com a mão direita enquanto reza a “mojugba”. Deve fazer a reza, ou seja, “mojugba” completa que cada um conhece, tendo em conta que o mais importante é que se faça invocando todos os antepassados. Cada “Osha”, depois deve “mojugbar” aos guerreiros, começando em Eleggua, Oggun, Oshosi, e por último Osun.

 

COCO A OBI

Se em qualquer altura quiser ou precisar de fazer uma pergunta à Eleggua, pegue em quatro pedaços de coco, uma chávena com água e uma vela acesa, e faça a pergunta em questão à Eleggua, tentando que as perguntas sejam sempre concretas e também que não sejam caprichosas, uma vez formuladas as perguntas, deixe os cocos cair da altura da cintura para o chão e a resposta seja sim ou não, dependendo dos cocos como caem:

  • Saíram todas as brancas, ou seja, “alafia” a resposta é SIM.
  • Saíram todas as negras, ou seja, “oyeku”, a resposta é NÃO.
  • Dois brancos e dois pretos, ou seja, “eyeife”, a resposta é SIM,
  • Três brancos e um preto, ou seja, “itawa”, neste caso são apanhados e lançados de novo de acordo com a posição em que os cocos caem no segundo lançamento, se esta posição for repetida, então a resposta é SIM.
  • Três pretos e um branco, ou seja, “okana”, a resposta é NÃO.

Deve compreender e aprender mais sobre a religião dos iorubas, pois assim a sua vida irá progredir e melhorar a cada ano.

 

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