Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 229 607 021
info@centroanastacia.com

Ervas de Ossain

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

Orichas - Ikú lobi ocha

Ervas de Ossain

O Oricha dono das folhas é Osain, oricha do sexo masculino, que quer dizer: "Dia glorificado ou manhã glorificada". Já que o dia é glorificado, diziam os nossos ancestrais, as folhas devem ser colhidas pela manhã, nunca à tarde, ficando também neutro o dia de Obatalá (Sexta-feira), para a colheita das nossas ervas sagradas.

 

Quando saímos para colher as folhas, devemos levar oferendas ao Oricha dono delas, para agradecer, pois estamos levando as folhas sagradas para o culto, também quando formos para o habitat (mata) de Osain, devemos respeitar o que é de mais precioso para a Santeria, não danificando as árvores, pois nós do culto temos que dar exemplo de preservação do eco sistema. 

 

NÃO EXISTE ORICHÁ SEM FORÇA DA NATUREZA

As folhas são constantemente louvadas dentro dos cultos. Existe um velho provérbio nagô que diz:

 

"KOSI EWÉ

KOSI OMI 

KOSI ORICHA" 

 

Tradução:

SEM A ERVA 

SEM ÁGUA 

NÃO HÁ ORICHÁ

O Oricha tem o poder sobre um grupo de ervas mágicas. O omiero usado para lavar os Otanes deve ser composto de ervas que "pertence" ao Oricha. O recurso mais comum para um Santero ou qualquer crente em Santeria quando confrontado por um problema cuja solução não requer um sacrifício de animais ou qualquer outro Ebo específico, está em preparar um banho de ervas (Ewe). 

Usado muitas vezes como um descarrego do corpo, um descarrego do espírito, ou para limpar a casa, é um método mais rápido para resolver problemas e dissipar males ou Osogbos. Quando se trabalha com ervas para vários Orichas é muito importante que as ervas sejam empilhadas separadamente até que estejam prontas para ser misturados no omiero final. Quem normalmente prepara e lava o omiero do seu Oricha recuperar a sua saúde e purifica-se de todas as impurezas. O Omiero é uma mistura sagrada de 21 ervas que é utilizado para lavar Otan (pedras), ferramentas do Oricha, taças, etc.

Falar das folhas na Santeria é muito complexa, pois nos diversos países e cultos africanos que existem dentro desta religião, as folhas recebem nomes e funções diferentes. Caso deseje saber mais sobre as ervas medicinas nesta religião pode aceder ao nosso espaço web em Ewe dos Orichas

 

Okanbi

Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: