Como saudar os maiores da religião

|
Escrito por Okanbi
Como saudar os maiores

 

Bênção para todos e espero que este texto seja útil. Tenho notado muitas vezes em diversos lugares, que se perdeu o respeito aos maiores da religião Yorubá e dedico este texto a todos eles. Lembre-se que podemos ser melhores a cada dia.

ADDE IRAWO

(Forma de saudar um Iworo)

santaria ou santeria cubana

 

AWA WATO (...) ABEO SO DIDDE

KUNLE OWO KUNLE OMO ARIKU (...) ABEO DIDDE

 

A origem da forma de saudação com o Orichá feminino ou masculino encontro no "oddú Ifa Otura Meyi" ou de Ocha "oddu Metanla Melli". Mas é importante, o Santeiro cumprir com o cumprimento generalizado na rua (indica referência, respeito e reconhecimento por outro Santeiro). Quando cruzamos com alguém na rua e reconhecemos que é também Santeiro, fazemos o seguinte: a mão direita fechada sobre o coração, a mão esquerda toca o ombro direito com a mão fechada (cruzamos os braços).

 

A resposta verbal a esta saudação é "Bênção" e a outra pessoa responde "Santo".

 

Render "moforibale" ou "Santo" é feito de uma ou duas maneiras, dependendo do guardião da pessoa seja homem ou mulher. Se o Orixá é masculino (independentemente se a pessoa é homem ou mulher), a pessoa deita no chão com a cara para baixo, e os braços ao lado do corpo. Se Orichá é feminino (Oya, Ochun e Yemaya), a pessoa coloca o joelho esquerdo no chão e coloca-se de lado, a outra mão à cintura, então vira do lado direito.

Á GUÁ WÁ Ó TÓ... ¡DIDDÉ!

As saudações aos Santos não foram muito modificadas ao longo do tempo, como uma consequência lógica da forma correta em que os ensinamentos relacionados a Osha são transmitidos, principalmente porque algumas palavras “em Iorubá” têm vários significados. O significado da frase, e a essência deste ritual bonito, simples e breve, deve ser preservada do esquecimento e da falsidade ideológica, pela beleza e o poder de Osha.

A pessoa que saúda está a cumprimentar a outra pessoa. Não saudamos somente a pessoa, mas a saudação é para com o Orichá da pessoa de quem recebe a saudação. A pessoa que recebe deve ajoelhar-se aos pés de Iworos, numa ideia de ser coberta sobre o amplo manto da divindade, que é suposto cobrir naquele momento a pessoa que faz a saudação.

Iyalosha e Babalosha devem estar presente o tempo todo, o seu status como sacerdotes de Orixá e o seu compromisso com o Divino, o compromisso estende-se a todos de Osha como um sistema geral de adoração. Assim, quando o Iworos se aproxima dele, alguém com a intenção de se curvar aos seus pés para cumprimentar, a divindade que representa retribuir, com Ashé através do seu corpo e as mãos. Será transferido para a pessoa em troca da sua saudação, e o Iworos deve orar algo que significa que os seus bons desejos e bênção para quem cumprimenta, para facilitar a transição de Ashé das suas mãos para o corpo da pessoa.

 

Okanbi

Com a bênção dos meus Orichas, Aggayú e Yemanjá.

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 
 
Categoria: