Nossa Localização

Localização

ANASTÁCIA

Centro de Terapias Alternativas

Consulta com Obi

2020518

ORICHAS - IKÚ LOBI OCHA

OS COCOS 

O coco é usado tanto pelo Santero como também pelo Babalawo, e com eles perguntamos aos Orichas o que é que desejam. O coco também pode ser usado por alguém que não tenha feito Santo, mas que já tenha os seus colares ou os seus guerreiros. O coco conhece-se como Obi, e é um dos Orixás menos conhecidos. O oráculo do coco acompanha-se de cinco letras que são Alafi, Itagua, Elleife, Ocana Sordi e Ocana Oyekun. 

Para preparar o coco para a adivinhação, tem que se partir um coco seco e dali retirar os quatro pedaços que se vai usar, e recomenda-se usar os pedaços grandes. Quando estamos preparados para deitar os cocos, coloca-se em frente do Oricha ao qual se vai perguntar. Deve-se refrescar o coco com água, rezar-se ao orixá e tirar do coco algumas lascas dependendo do número do Orichá. Primeiro pede-se a bênção dos nossos mortos, dos nossos maiores da religião, dos nossos padrinhos e diz-se a seguinte reza:

 

“Omi Tutu Totu Laroye, Tuto Ile Tuto Ariku Babaguwa”

Depois de dizer a oração lança-se o coco e dependendo da queda do coco, lê-se a informação que o Orichá deseja falar. Nestes lançamentos podem ser de cinco letras, e cada uma delas transmite algo de importante na vida do Omo (filho) do Santo. 

 

ALAFI OU ALAFFIA

A primeira letra do oráculo, esta significa sim, quer dizer que tudo bem encaminhado. Quando sai Alafi volta-se a atirar, e se cai de novo, então é uma resposta que confirma com muita certeza o primeiro lançamento. A única forma desta letra ser má é quando na segunda tirada cai Ocana Oyekun ou Ocana Sordi, pois, aqui falam diretamente os mortos. Em Alafi falam Olofi, Obatalá, Jewa, Ochun e Asowuano. 

2020520

ELLEIFE OU EYEÍFE

A segunda letra deste oráculo, é a mais afirmativa e não se pergunta mais. Aqui fala os Ibeyis, Eleggua, Oggún, Ochosis, Oya, Obatalá, Oddua e Changó. 

 

2020521

ITAGUA OU ETAWA

A terceira letra deste oráculo, significao sim, mas há que perguntar a mesma coisa novamente. Aqui falam Yemaya, Olocun, Obba, Inle, Oricha-Oko. 

 

2020522

OCANA SORDIE OU OKANA

A quarta letra do oráculo, não é nada mau, simplesmente significa que não. Tem que aclarar o que está a bloquear. Só é mau quando é tirada para o ano de Santo, o nascimento de um Santo ou uma rogação de cabeça. Aqui falam os mortos, Changô, Algallu, Oya, Jewa, Eleggua, Obatalá e Asowuano. 

2020523

OCANA OYEKUN OU OCANA YEKU YEKU

A última palavra do oráculo, esta é má. Quando cai esta letra tem que acender velas ao Santo, e muitos santeros recomendam parar de perguntar e ir consultar-se, mas isto não se deve fazer, pois, nunca se deve deixar esta letra, o que se deve fazer é refrescar o coco com água e averigua o que se passa e perguntar o que fazer. Eu recomendo por flores aos mortos e uma vela branca e banhar-se com “quita maldição.” Aqui fala a morte e todos os Santos.

 2020524

 

Okanbi

Com a bênção dos meus Orichas, Aggayú e Yemanjá.

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 
 
 
 
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Morada

Rua do Xisto 156 . Maia . Portugal
Tel: 96576 3788 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aqui tem acesso à nossa morada e dados de contacto. Após a sua visita online, aguardamos a sua visita presencial.

Newsletter

Inscreva-se na nossa lista de e-mails e será atualizado com as últimas notícias.

emailreiki