Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Pontos Cantados

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

pontos cantados

 

O que são pontos? Para que servem? São mesmo necessários? Estas e outras questões são me colocadas por alguns crentes desta religião. Desta forma coloco aqui, do ponto de vista meramente informativo alguns pontos que se podem fazer em cada casa de Santo. Mais uma vez lembro que cada Ilé de Ocha tem as suas próprias regras e estas somente se aplicam a algumas.

Muito se fala sobre pontos. Cada qual o vê de acordo com o que a sua casa de Santo e a sua cultura, e uma das formas para chegar aos Guias ou Orichás. Os pontos são como chamados às entidades e Orixás, e como chamados, podem ser feitos de várias formas. Uns acham que são mantras, que devem ser pronunciados pausadamente. Outros o sentem mais vibrante, mais emocionante. Alguns não aceitam o som dos tambores e atabaques, há casas que somente permite que se batam palmas para acompanhá-los. 

Alguns pontos são verdadeiras poesias, quase uma obra de arte. Outros não têm métrica, rima ou não são gramaticalmente perfeitos. Mas se aos compositores é dado o direito de até mesmo criar termos para emoldurar suas composições, porque não ser dado esse direito aos guias?santeria ou santaria cubana em portugal

Pontos são de chamadas, de subidas, algns destacam a entidade de maneira particular, outros são gerais e somente troca-se neles o nome da entidade. Há os específicos de cada entidade, assim como os dos Orichás. Há pontos longos, outros curtinhos, apenas para intensificar a vibração. Canta-se pontos para defumar, para dançar, para louvar, até para acalmar. Nota-se que por qualquer motivo que seja utilizado o ponto ele é necessário e indiscutivelmente importante. Assim sendo, vamos conhecer alguns. 

DEFUMAR UM LOCAL

Estou defumando, estou incensando, a casa do bom Jesus da Lapa, a casa do bom Jesus da Lapa. Com licença Pai Xangô, filho de fé quer defumar e tem fundamento, defuma filhos de fé, com as ervas da Jurema. Defuma com as ervas da jurema, defuma filhos de fé. Como Nossa Senhora incensou seu bento Filho para o mal tirar, eu incenso, eu incenso este local, para o mal sair e a Felicidade entrar.

EXÚ OU ESHÚ

Exú também foi um Anjo, filho de Deus Nosso Senhor.  Mas um subiu, outro desceu, foi cumprir sua missão pelos quatro cantos do mundo. Foi batizado por António e pelas leis do Oriente. Valei-me, valei-me meu Santo António, que ele é, Exú tranca ruas de fé. Soltei um pombo na mata, mas na mata não pousou. Mas foi pousar na encruzilhada, foi Exú Marabô quem mandou. 

CIGANA DAS CARTAS

Ganhei uma barraca velha, foi a Pomba Gira Cigana quem me deu. O que é meu é da cigana, o que é dela não é meu. Bem que eu lhe avisei, que você não entrasse nessa cartada comigo. Você parou no valete, e eu parei na dama. Amigo, toma cuidado. Pomba Gira Cigana é Exú de fama. Vinha caminhando a pé, para ver se encontrava a minha cigana de fé. Ela parou e leu minha mão. E disse-me toda a verdade. Eu só queria saber aonde mora, Pomba Gira Cigana

OXALÁ

No jardim das oliveiras eu encontrei um lindo jardineiro. Ele era Jesus Cristo, é nosso Pai verdadeiro, Ele é Oxalá nosso Pai de orientação. Oxalá que é o nosso Pai, dai-nos a luz e a sua proteção, mandai lá das alturas Senhor, a vossa divina proteção.

XANGÔ

Pedra rolou lá na pedreira, firma meu ponto meu Pai, na cachoeira. Tenho meu corpo fechado, Xangô é meu protetor, firma meu ponto meu Pai, meu Pai Xangô. Meu Pai São João Batista é Xangô, mas ele é o dono da coroa sobre mim. No dia que faltar a fé no meu Senhor, que role uma pedreira sobre mim. Dizem que Xangô, mora na pedreira, mas não é lá a sua morada verdadeira. Ele mora numa cidade toda cheia de luz, onde mora Santa Bárbara, Oxumaré e Jesus.

 

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: