Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

O que é ser Santeiro ou Oloricha?

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

 santeiro ou oloricha

 

Ser Santeiro ou Oloricha nesta religião significa a cima de tudo responsabilidade e a necessária capacidade de lidar e perceber o que são os Orichás, como se processa essa ajuda, e funcionamos como orientadores destes mensageiros divinos. A função dos sacerdotes da nossa religião é atuar como intermediários entre os homens e os Orichás, e por tanto são considerados adivinhos por natureza divina. Esta função pode ser exercida mesmo por Santeiros ou Babalawos, eles possuem muitas outras funções na sociedade que podem exercer como por exemplo: serem médicos, terapeutas, psicólogos, curandeiros, conselheiros espirituais e materiais e em si, tudo o que está relacionado com a vida quotidiana dos humanos. 

santeria ou santaria cubana em portugal

Existem muitas hierarquias nas nossas fileiras (este tem sido sempre um ponto de controvérsia) pois os Santeiros afirmam que foi o Orichá quem nasceu primeiro, a eles lhes pertence, e os Babalawos reclamam o mesmo. Não tenhamos uma ideia clara a quem isto pertence, tão pouco vamos, nós entrar nesta polémica. 

Quando fomos criados por Olodumaré, este nos deu um tempo e um espaço individual nesta vida e temos que viver de acordo com o nosso critério. Para aqueles que queiram centralizar, organizar ou governar, podem-no fazer. O que não podem fazer é vir a infundir as suas ideias ao resto dos nossos crentes, muito menos quando falamos da nossa fé. Eu sou o primeiro, que entende que se tem que ser um bom ser humano, um bom sacerdote, e quando digo bom, isto abarca conceitos mais elevados, hoje já extinguidos em muitas pessoas.

Ser um bom ser humano significa ter moral, princípios, ser benévolo, respeitoso até consigo mesmo. A arrogância coisa muito pré-estabelecida na maioria dos Santeiros e Babalawos dos nossos dias é a vaidade, são dos conceitos negativos que a maioria dos nossos praticantes devem corrigir, para poder logo tratar de impormos as suas ideias. Recorde-se que o pior dos defeitos que um homem possa ter é a “VAIDADE”.

Para decidir se é um expert nesta matéria, necessita de muita sabedoria e aprendizagem o qual não se adquire em curto tempo, este é um trabalho de muitos anos de aprendizagem e de prática junto às pessoas qualificadas nesta matéria. Hoje em dia, a maioria das pessoas, chamadas experts nesta matéria, recopiaram os seus dados por meios de livros, os quais não tem uma essência e muito menos sabem os autores desses “livros” o que é um dos nossos “oráculos”. 

Tais são os casos de muitos dos “Santeiros” e “Babalawos" que dizem ser experts, hoje em dia. É notável que todas as religiões judaico cristão, incluindo a católica, ainda nos nossos dias, têm dogmas e superstições e foram desta maneira que puderam conquistar os povos do novo mundo, razão que os ignorantes devem ter em conta quando se trata de decidir que a “Santaria” é atrasada e malévola. 

Como praticante desta religião, também acho conveniente aclarar que esta se manteve aberta a todas as crenças e de todas tomou as coisas boas, para render culto ao nome de Olodumaré.

 

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: