Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Origens dos santos africanos

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

origens dos santos africanos

Em África, como no resto do mundo, existem distintas crenças, fundadas em algo original e histórico. Se diz que antigamente Deus (Olodumare) andava pela terra, mas não havia nem terra ou árvores, nem nada, unicamente rochas de lava, isto sucedeu por espaço de muitos séculos. Como consequência, o vapor produzido pelas lavas acumulou no espaço uma grande quantidade de nuvens que conseguiam-se suster. Isto é que Olofi queria que o Mundo se inicia-se e então descarregou esta nebulosa nuvem de vapor, e converteu em agua, sobre a lava; e nas partes que mais trabalho, ardeu e queimou muito a área, deixando mais fundo e se converteu em grandes oceanos. Assim nasceu todos os Yemanjas do mar, desde Ocute até Olokun. Assim, o africano crê que a lava que havia no planeta era a vontade de Olodumare, o que iluminava o sol (Algallù) e todo os demais.    

santeria ou santaria cubana em portugal

Antigamente, este Santo (Algallù) era o mais temido e respeitado. Depois de muitos dias, a cinza daquelas rochas incandescentes se acumularam nas partes mais altas e foram formando uma massa lamacenta, era esta a terra de Oricha Oko. Esta massa lamacenta trás podridão e epidemias; assim nasce Babalú Ayé. Produto das ervas, nasce Osaín. Os grandes montes são Oke, em elas nasceram os vulcões, onde Oggún faz o seu ferro. Este vulcão para Algallú é este o Oricha mais respeitado e temido em Africa. Da lava do vulcão nasceram os rios (onde nasceu Ochún e Nana Burukú). De aí nasceram os caminhos e veredas e o príncipe Elegwua.

Se fixam bem a historia do nascimento da Terra, verão que Yemanjá e Oricha Oko são os Orichas que nasceram primeiro e está é a razão de que são criadores de todos os seres humanos e os pais da religião e mitologia Yoruba.

 

Okanbi

Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.


 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: