Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

É proibido chorar diante dos Orichas?

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

chorar diante dos orichas

 

Olá agbures, 

Na nossa opinião as regras e costumes de cada casa devem ser respeitadas, mas no entanto devemos procurar a lógica de certos assuntos e das tradições para não viver em paradigmas. Não conheço em particular nenhum Oddú que proíba de chorar ou limitar a nossa emotividade no momento de nos dirigirmos aos nossos santos, seja para agradecer ou solicitar a sua ajuda.

Se existe algum Oddú a esse respeito agradeço com a maior humildade, a qualquer irmão que me indique, para tirar-nos da ignorância. Vejo, na minha opinião, que o coração e o sentimento quando nos dirigimos às nossas divindades, não devem ser limitadas. Isso é igual ao velho ditado que os nossos avôs nos diziam "Os homens não choram", e eu pergunto porquê???.santeria ou santaria cubana em portugal

Na minha vivência pessoal não possuo essas limitações pois sempre que me dirijo aos meus Orichás a pedir bênção ou proteção faço de Ocana (coração) e se preciso de chorar, faço. Meus abures, o meu conselho para todos vós, se por alguma circunstância da vida começar a chorar diante de uma das divindades, primeiro não se sinta mal por isso, pelo contrário desabafe o que tem no seu coração e não se reprima. 

Os Santos nos escutam e entendem seja em Yoruba, em português, espanhol, alemão chorando ou não. Em segundo lugar, não tenha temor que ao chorar no momento de dirigir-se a uma divindade lhe possa cair algum mal ou vá receber algum castigo por atuar de coração.

 

Atte

Okanbi

Com a bênção do meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: