Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Addimus e Oferendas

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

 addimus e oferendas

Os ebós são oferendas feitas para Orixás, Odú, Eguns e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas para apaziguar algum problema, sejam feitas em forma de agradecimento de alguma graça atingida, por alcançar algum objetivo ou simplesmente como forma de agradar as divindades que ora está sendo adoradas. O princípio da Santeria se baseia no ebó, nas oferendas propiciatórias obtendo a redistribuição do Axé e mantendo seu equilíbrio vital. 

Através da hierárquica, todo ebó a ser ofertado, para que o Oricha tome conhecimento, devemos invocar a energia de outros Oricha, que tem o papel específico de servirem de interligação entre nós e as divindades, sendo que sem a aceitação desses, os Orixá os quais estamos ofertando os ebós não saberão de sua existência. santeria ou santaria cubana em Portugal

Gostaríamos de salientar que ao fazer tais oferendas ou Ebós, se faz necessária a presença ou orientação de um Santeiro (ou zelador de Santo como se diz no Brasil) para que seja colocado o Axé necessário para cada acto. Existem porém alguns ebós que eles não são necessário. Aqui apresento alguns ebós para os curiosos verem e saberem, mas deixo desde já o aviso que nenhum deles funciona sem a correta intervenção de um Santeiro experiente.  

 

EBÓ DE UNIÃO 

Colocar o nome das duas pessoas dentro de um Obi e enterrar em um pé de planta sem espinhos, colocar bastante mel e fazer os pedidos. 

 

EBÓ PARA DEIXAR DE BEBER 

1. Escrever os pedidos na fronha do travesseiro e depois despachar no mar. 

2. Sacudir a pessoa com pipocas e um frango numa cova abandonada do cemitério, fazer pedidos e deixar tudo aquilo ali. 

3. Torrar a maça de vaca e fazer o pó. Esse pó deverá ser colocado na bebida que a pessoa mais gosta ou comida. 

4. Fazer uma infusão de cachaça, camarão pitu e restos das fezes do beberrão. Quando ele beber fará vómitos. Quando vomitar, junte o vómito e enterre numa cova abandonada, acendendo uma vela e fazendo pedidos. 

 

PARA DESCOBRIR UM ORIXÁ QUE NÃO APARECE NO JOGO 

Colocar um Obi com uma moeda corrente dentro de uma folha da costa (saião) e colocar 3 noites debaixo do travesseiro da pessoa. Retirar e colocar no meio do jogo de búzios, pedindo à IFÁ e ORUMILÁ que apresente o Orixá. 

 

EBÓ PARA AFASTAR EGUNS 

Material Necessário: 

9 Ovos Brancos 9 Ecurus 9 Acaçás Brancos Canjica Branca Escaldada 9 Velas Brancas Morim Branco

Maneira de Fazer: Passar tudo pelo corpo e pedir à OYÁ EGUNITÁ para afastar todos os males e Eguns. Em seguida, tomar um banho de Abô e acender 7 velas para Omolu, fazendo os pedidos. 

Depois, passa-se um pombo pelo corpo da pessoa e solta-se. Em seguida, a pessoa deverá tomar 7 banhos durante 7 dias seguidos, cumprindo preceito. 

Ervas Necessárias: Dandá-da-costa - ralado Saco-Saco Erva D'Oshóssi Aroeira Branca Funcho 

 

OFERENDAS PARA OXALÁ - PROSPERIDADE 

Local: Dentro de Casa 

Horário: Diurno 

Dia da Semana: Sexta-Feira 

 

Material Necessário: 

01 Tigela branca e 16 Acaçás 

Modo de Fazer: Colocar na tigela branca 16 acaçás, pedindo a OXALÁ ajuda e melhoria de vida, colocar em cima do telhado, pedindo que OXALÁ o ajude e leve-o o alto AXÉ. 

 

EBÓ PARA ATRAIR CLIENTES 

Local: Terreiro de Candomblé. 

Horário: O que lhe melhor lhe convir. 

Dia da Semana: Terça, Quarta ou Quinta-Feira. 

 

Material Necessário: 

02 kilos de Milho Vermelho - 07 Moedas - 01 Omolocum - 09 Acarajés e 01 Ajebó. 

Modo de Fazer: Colocar dois quilos de milho no fundo de uma panela. Colocar sete moedas. Sair pela manhã antes do sol nascer, fazer a volta jogando pela rua, e gritar por OGÚN, entrar no, portão, tirar as moedas e colocar no jogo. Arriar um Omolocum para OXUN e nove acarajés para YANSAN, após vinte e um dias dar um Ajebó para XANGÔ, dentro de casa, com nove moedas, colocar no canto do quintal, as moedas colocar no jogo. 

 

OFERENDA A OBALUAIÊ (INVEJA E OLHO GORDO) 

Local: Terreiro de Candomblé. 

Horário: Diurno 

Dia da Semana: Sexta-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 quilo de milho alho 10 orogbôs, 10 moedas correntes e 10 favas de olho-de-boi. 

Modo de Fazer: Fazer do milho alho, pipoca (flores do velho), colocar dentro de um Oberó (aguidá), colocar 10 orogbô, passando um a um pelo corpo, passar em seguida as 10 moedas, uma pelo corpo, em seguida passar as favas de olho-de-boi, pelo corpo pedindo tudo o que quiser. Colocar tudo dentro do Oberó, em cima as pipocas. 

Obs: Esta obrigação tem por finalidade segurar sua casa do mal, dos inimigos e dos invejosos. Afastando-se de sua casa e mais quem estiver prejudicando ou perturbando seu lar. 

 

OFERENDA A OYÁ ONIRÁ (BONS NEGÓCIOS) 

Local: Alto de um morro 

Horário: Diurno 

Dia da Semana: Quarta-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 abóbora, 04 búzios abertos, 04 noz-moscada, 04 moedas correntes, 04 metros de fita branca, 04 metros de fita vermelha, 01 papel com seu nome e da pessoa com quem quer realizar o negócio e mel de abelha. 

Modo de Fazer: Corta-se a abóbora moranga em cima e, coloca tudo dentro do saco, colocando em seguida o saco dentro da abóbora, fecha-se a abóbora e amarra-se com fitas brancas e vermelhas, coloca no alto de um morro e entrega a Yansán Onirá. 

Obs: Entrega-se a Yansán pelos caminhos de Obará. 

 

EBÓ PARA LIMPEZA DA CASA (MORADIA) 

Local: Dentro de Casa 

Horário: Qualquer um 

Dia da Semana: Segunda-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 Pombo branco e 01 metro de fita branca. 

Modo de Fazer: Cava-se um buraco e coloca-se uma tigela com ovos gôros, cobrindo-os com prato branco, cobre-se o buraco com uma tampa. Sempre olhar os ovos, para ver se estouram, remove-los e substituí-los. 

Obs: Despachar na encruzilhada. Por dentro do barracão em um canto, uma tigela com 07 ovos bons e água com sal grosso. Quando fizer sete dias, despacha-los em uma encruzilhada aberta, fica-se no meio da encruzilhada e joga-se os ovos para trás de si e sai sem olhar para trás, em seguida, coloca-se novos ovos no local. 

 

PARA CONSEGUIR UM BOM EMPREGO 

Um Galo Para Xangô Airá 

Local: Pedreira 

Horário: 18:00 horas 

Dia da Semana: Quarta-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 frango branco novo, 12 quiabos, 01 cebola, camarão seco, azeite doce e 06 acaçás brancos. 

Modo de Fazer: Sacrificar o frango, tirar as tripas e limpar bem o frango com os Axés, depois colocar os miúdos dentro da barriga do frango, junto com os quiabos e a cebola e, bastante camarão. Fazer uns espetos e fechar o frango com eles. Colocar para cozinhar, depois de cozido, passar azeite doce até ficar dourado. Oferecer o galo e os acaçás. 

Obs: Para que este trabalho saia, é necessário que se leve um fogareiro para a pedreira e as panelas. 

 

Okanbi

Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.


 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: