Rua do Xisto nº 150,
4475-509 Nogueira Maia

(351) 913 089 277
geral@centroanastacia.com

Addimus e Oferendas

|
Escrito por Okanbi / Omo Aggayú

 addimus e oferendas

Os ebós são oferendas feitas para Orixás, Odú, Eguns e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas para apaziguar algum problema, em forma de agradecimento de alguma graça atingida, por alcançar algum objetivo ou simplesmente para agradar as divindades. O princípio da Santeria se baseia no ebó, nas oferendas de forma a obter a redistribuição do Axé e mantendo o seu equilíbrio vital.

Através da hierárquica, todo o ebó a ser oferecido, para que o Oricha tome conhecimento, deve invocar a energia de outros Oricha, que tem o papel específico de servirem de interligação entre nós e as divindades, sendo que sem a aceitação desses, os Orixá os quais está a oferecer os ebós não saberão da sua existência. Gostava de salientar que ao fazer tais oferendas ou Ebós, é necessária a presença ou orientação de um Santeiro (ou zelador de Santo como se diz no Brasil) para que seja colocado o Axé necessário para cada ato. Existem, porém, alguns ebós que eles não são necessários. Aqui apresento alguns ebós para os curiosos verem e saberem, mas deixo desde já o aviso que nenhum deles funciona sem a correta intervenção de um Santeiro experiente. 

santeria ou santaria cubana em Portugal

 

EBÓ DE UNIÃO 

Colocar o nome das duas pessoas dentro de um Obi e enterrar ao pé de uma planta sem espinhos. Colocar bastante mel e fazer os pedidos. 

 

EBÓ PARA DEIXAR DE BEBER 

1. Escrever os pedidos na fronha do travesseiro e depois despachar no mar. 

2. Sacudir a pessoa com pipocas e um frango numa cova abandonada do cemitério, fazer pedidos e deixar tudo aquilo ali. 

3. Torrar a maça de vaca e desfazer em pó. Esse pó deve ser colocado na bebida que a pessoa mais gosta ou comida. 

4. Fazer uma infusão de cachaça, camarão pequeno e seco e restos das fezes da pessoa. Quando ele beber dará vómitos. Quando vomitar, junte o vómito e enterre numa cova abandonada, acendendo em seguida uma vela e faça os pedidos. 

 

PARA DESCOBRIR UM ORIXÁ QUE NÃO APARECE NO JOGO 

Colocar um Obi com uma moeda corrente dentro de uma folha da costa (saião) e colocar três noites debaixo do travesseiro da pessoa. Retirar e colocar no meio do jogo de búzios, pedindo à IFÁ e ORUMILÁ que apresente o Orixá. 

 

EBÓ PARA AFASTAR EGUNS 

Material Necessário: 

9 ovos brancos 9 ecurus 9 acaçás brancos, canjica branca e 9 velas brancas.

Maneira de Fazer: Passar tudo pelo corpo e pedir à OYÁ para afastar todos os males e eguns. Em seguida, tomar um banho de Abô e acender 7 velas para Omolu, fazendo os pedidos. 

Depois, passa-se um pombo pelo corpo da pessoa e solta-se. Em seguida, a pessoa deve tomar 7 banhos durante 7 dias seguidos, cumprindo o preceito. 

Ervas Necessárias: Dandá-da-costa, Saco-Saco, Erva de Oschosi, Aroeira Branca e Funcho. 

 

OFERENDAS PARA OXALÁ - PROSPERIDADE 

Local: Dentro de Casa.

Horário: Diurno.

Dia da Semana: Sexta-Feira.

 

Material Necessário: 

Uma tigela branca e 16 Acaçás. 

Modo de Fazer: Colocar na tigela branca 16 acaçás, pedindo a OXALÁ ajuda e melhoria na vida, colocar em cima do telhado, pedindo que OXALÁ que o ajude e traga um bom AXÉ. 

 

EBÓ PARA ATRAIR CLIENTES 

Local: Terreiro. 

Horário: Qualquer horário. 

Dia da Semana: Terça, Quarta ou Quinta-Feira. 

 

Material Necessário: 

2 kilos de milho vermelho, 7 moedas, 1 omolocum, 9 Acarajés e 1 Ajebó. 

Modo de fazer: Colocar dois quilos de milho no fundo de uma panela. Colocar as sete moedas. Sair pela manhã antes do sol nascer, fazer a volta jogando pela rua, e gritar por OGÚN, entrar no, portão, atirar as moedas e colocar no jogo. Colocar um omolocum para OCHUN e nove acarajés para YANSAN. Após vinte e um dias dar um Ajebó para XANGÔ, dentro de casa, com nove moedas, colocar no canto do quintal. No final coloque as moedas no jogo. 

 

OFERENDA A OBALUAIÊ (INVEJA E OLHO GORDO) 

Local: Terreiro de Candomblé. 

Horário: Diurno 

Dia da Semana: Sexta-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 quilo de milho alho 10 orogbôs, 10 moedas correntes e 10 favas de olho-de-boi. 

Modo de Fazer: Fazer do milho alho, pipoca (flores do velho), colocar dentro de um Oberó (aguidá), colocar 10 orogbô, passando um a um pelo corpo, passar em seguida as 10 moedas, uma pelo corpo, em seguida passar as favas de olho-de-boi, pelo corpo pedindo tudo o que quiser. Colocar tudo dentro do Oberó, em cima as pipocas. 

Obs: Esta obrigação tem por finalidade segurar sua casa do mal, dos inimigos e dos invejosos. Afastando-se de sua casa e mais quem estiver prejudicando ou perturbando seu lar. 

 

OFERENDA A OYÁ ONIRÁ (BONS NEGÓCIOS) 

Local: Alto de um morro 

Horário: Diurno 

Dia da Semana: Quarta-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 abóbora, 04 búzios abertos, 04 noz-moscada, 04 moedas correntes, 04 metros de fita branca, 04 metros de fita vermelha, 01 papel com seu nome e da pessoa com quem quer realizar o negócio e mel de abelha. 

Modo de Fazer: Corta-se a abóbora moranga em cima e, coloca tudo dentro do saco, colocando em seguida o saco dentro da abóbora, fecha-se a abóbora e amarra-se com fitas brancas e vermelhas, coloca no alto de um morro e entrega a Yansán Onirá. 

Obs: Entrega-se a Yansán pelos caminhos de Obará. 

 

EBÓ PARA LIMPEZA DA CASA (MORADIA) 

Local: Dentro de Casa 

Horário: Qualquer um 

Dia da Semana: Segunda-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 Pombo branco e 01 metro de fita branca. 

Modo de Fazer: Cava-se um buraco e coloca-se uma tigela com ovos gôros, cobrindo-os com prato branco, cobre-se o buraco com uma tampa. Sempre olhar os ovos, para ver se estouram, remove-los e substituí-los. 

Obs: Despachar na encruzilhada. Por dentro do barracão em um canto, uma tigela com 07 ovos bons e água com sal grosso. Quando fizer sete dias, despacha-los em uma encruzilhada aberta, fica-se no meio da encruzilhada e joga-se os ovos para trás de si e sai sem olhar para trás, em seguida, coloca-se novos ovos no local. 

 

PARA CONSEGUIR UM BOM EMPREGO 

Um Galo Para Xangô Airá 

Local: Pedreira 

Horário: 18:00 horas 

Dia da Semana: Quarta-Feira. 

 

Material Necessário: 

01 frango branco novo, 12 quiabos, 01 cebola, camarão seco, azeite doce e 06 acaçás brancos. 

Modo de Fazer: Sacrificar o frango, tirar as tripas e limpar bem o frango com os Axés, depois colocar os miúdos dentro da barriga do frango, junto com os quiabos e a cebola e, bastante camarão. Fazer uns espetos e fechar o frango com eles. Colocar para cozinhar, depois de cozido, passar azeite doce até ficar dourado. Oferecer o galo e os acaçás. 

Obs: Para que este trabalho saia, é necessário que se leve um fogareiro para a pedreira e as panelas. 

 

Okanbi

Com a bênção de Meu Pai Aggayú e Yemanjá

Para qualquer outra questão sobre este texto, pode-nos escrever para o nosso correio eletrónico e darei mais explicações ou retirarei dúvidas.

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Categoria: